O comércio por vias internas e seu papel sobre crescimento e desigualdade regional no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aline Souza Magalhaes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AMSA-7SLQYD
Resumo: Esta dissertação analisa o comércio por vias internas na Economia Brasileira, estimando o seu papel em termos da eficiência, competitividade internacional, desigualdade regional e bem-estar. Assim, a dissertação busca avaliar a importância dos fluxos de comércio entre os estados brasileiros, e mensurar as interconexões mais relevantes. Para tal, emprega-se como metodologia um modelo de equilíbrio geral computável multi-regional (EGC) para o Brasil IMAGEM-B. O modelo é bottom-up para os 27 estados e 36 setores, e top-down para os 5507 municípios. Aplicando esse modelo, foram explorados os impactos da redução dos custos de transporte entre as Unidades da Federação, identificando os fluxos mais relevantes para diferentes objetivos de política econômica (crescimento nacional, custos de produção, desigualdade regional, bem-estar social e crescimento regional, especificamente para o Nordeste). Os resultados mostram que o comércio entre os estados mais desenvolvidos tem maior impacto sobre o crescimento nacional, bem-estar e competitividade internacional, embora possa aumentar as desigualdades regionais. Além disso, com o intuito de sintetizar e fazer uma análise dos principais resultados para cada Estado, utilizaram-se os conceitos de Acesso a mercados (Market Access) e Acesso a fornecedores (Supplier Access) da Nova Geografia Econômica.
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