Intersetoralidade: uma proposta de intervenção integradora da Equipe de Saúde da Família e escolas da comunidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AFDJPB |
Resumo: | O presente projeto de intervenção surgiu de uma avaliação dos problemas que a Equipe de Saúde da Família (ESF) do Centro de Saúde de São Cristóvão verificou existirem no território de abrangência, definindo como prioritário o afastamento dos jovens da comunidade em relação ao serviço de saúde. Neste contexto, foram levantados dados e realizada uma revisão narrativa para sustentar a relevância do tema e tendo em consideração os nós críticos associados a esse problema. Deste modo, foi elaborado um plano de ação com base na multidisciplinaridade e intersetoralidade com as escolas da comunidade e o Programa Saúde Escolar, tendo sido definido iniciar esta intervenção na Escola Municipal Honorina de Barros (EMHB). Assim, as propostas de solução visam criar um maior vínculo com estes jovens por meio de diferentes atividades, de forma a possibilitar uma ação conjunta na procura de soluções para demandas complexas detectadas em ambiente escolar e ainda desenvolver ações de formação, junto aos professores, pelos profissionais de saúde da ESF e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Com este plano de ação, e considerando a viabilidade da sua aplicação, a ESF e a EMHB procuram conseguir prevenir que os jovens adotem comportamentos de risco e que os casos de violência possam ser detetados de forma precoce. Assim, com este projeto intersetorial entre a Atenção Primária à Saúde e a Escola, por meio de ações de prevenção e promoção de saúde do adolescente, espera-se contribuir para uma melhoria do nível de saúde da comunidade com adultos mais saudáveis, assertivos e responsáveis pelo auto cuidado. |
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Eliana Aparecida VillaFilipa de Meira Fernandes2019-08-13T09:35:50Z2019-08-13T09:35:50Z2015-04-18http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AFDJPBO presente projeto de intervenção surgiu de uma avaliação dos problemas que a Equipe de Saúde da Família (ESF) do Centro de Saúde de São Cristóvão verificou existirem no território de abrangência, definindo como prioritário o afastamento dos jovens da comunidade em relação ao serviço de saúde. Neste contexto, foram levantados dados e realizada uma revisão narrativa para sustentar a relevância do tema e tendo em consideração os nós críticos associados a esse problema. Deste modo, foi elaborado um plano de ação com base na multidisciplinaridade e intersetoralidade com as escolas da comunidade e o Programa Saúde Escolar, tendo sido definido iniciar esta intervenção na Escola Municipal Honorina de Barros (EMHB). Assim, as propostas de solução visam criar um maior vínculo com estes jovens por meio de diferentes atividades, de forma a possibilitar uma ação conjunta na procura de soluções para demandas complexas detectadas em ambiente escolar e ainda desenvolver ações de formação, junto aos professores, pelos profissionais de saúde da ESF e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Com este plano de ação, e considerando a viabilidade da sua aplicação, a ESF e a EMHB procuram conseguir prevenir que os jovens adotem comportamentos de risco e que os casos de violência possam ser detetados de forma precoce. Assim, com este projeto intersetorial entre a Atenção Primária à Saúde e a Escola, por meio de ações de prevenção e promoção de saúde do adolescente, espera-se contribuir para uma melhoria do nível de saúde da comunidade com adultos mais saudáveis, assertivos e responsáveis pelo auto cuidado.This interventional project has born from a problems evaluation (situational diagnosis) that a family health team (ESF) of São Cristóvãos Health Center has found on its territory. The priority problem was defined by the withdrawal of young people from the community health service. In this context, data were gather and a report was elaborated to sustain the relevance of the topic and considering the critical knots associated with this problem. Therefore, an action plan was made and supported by a multidisciplinary team the ESF, the community schools, along with the School Health Programme (PSE). This plan was decided to be put into practice on the Municipal School Honorina de Barros (EMHB).The solutions proposed pretend to create a bigger bond with these young people by different activities, in order to allow a joint action in finding solutions to complex demands detected in the school environment and to develop training activities with teachers, by health professionals from the ESF and the Family Health Nucleus Support (NASF). With this action plan, and considering the viability of its application, the ESF and EMHB expect to achieve the prevention of risk behaviour by the young people and the precocious detection of the violence cases among them. By developing prevention and promotion of the adolescents health we expect, with this project between primary care and school sectors, to contribute for a better health service on the community with healthier, assertive and self-care responsible adults.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSaúde da famíliaComportamento de riscoEducação em SaúdeAtenção Primária à SaúdeAdolescenteIntersetoralidade: uma proposta de intervenção integradora da Equipe de Saúde da Família e escolas da comunidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_filipa_fernandes.pdfapplication/pdf478678https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AFDJPB/1/tcc_filipa_fernandes.pdf6508d19885dee00d692083cb1fab9dfeMD51TEXTtcc_filipa_fernandes.pdf.txttcc_filipa_fernandes.pdf.txtExtracted texttext/plain82208https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AFDJPB/2/tcc_filipa_fernandes.pdf.txte463916b7d1838b785022df276e5ae0aMD521843/BUOS-AFDJPB2019-11-14 22:24:11.685oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AFDJPBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:24:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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