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Daniela Mara Lima Oliveira GuimaraesAderlande Pereira FerrazSoelis Teixeira do Prado MendesIres Figueredo de Souza2019-08-14T15:15:12Z2019-08-14T15:15:12Z2019-02-21http://hdl.handle.net/1843/LETR-BANP6ZEsta pesquisa teve como objetivo investigar como se dá o tratamento da variação linguística nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II da Educação de Jovens e Adultos. O tratamento da variação linguística no contexto escolar configura-se como um desafio para o professor e há a necessidade de repensar constantemente as práticas pedagógicas que envolvem este tema, ainda mais se tratando da EJA, modalidade em que as práticas educacionais se mostram ainda mais complexas. A relevância científica deste estudo encontra-se na necessidade de se compreender como o LD lida com a variação linguística. Alguns questionamentos desencadearam este estudo, tais como: De que forma a variação linguística é tratada nos LD`s do Ensino Fundamental II da EJA? O livro trata do conceito de "certo" e "errado"? O livro trata do preconceito linguístico? Portanto, esta investigação pretende contribuir na construção do conhecimento sobre livros didáticos e, principalmente, sobre como eles tratam as questões referentes ao ensino da variação linguística. O referencial teórico utilizado nesta pesquisa baseia-se nos estudos da sociolinguística e sociolinguística educacional (BORTONI-RICARDO, 2004; BAGNO, 2007) que apontam a necessidade de se considerar as relações sociais presentes nos fenômenos de variação e mudança linguística no ensino de língua materna. Para investigar essa questão foram selecionadas duas coleções aprovadas no PNLD-EJA (2014) e utilizamos como metodologia a análise documental e pesquisa bibliográfica, dentro da abordagem qualitativa/interpretativa. A análise dos dados evidenciou que poucas são as atividades apresentadas que tratam especificamente da variação linguística. Na maioria dos casos, a variação aparece de forma secundária. Observamos, ainda, que a variação lexical é o tipo priorizado nas duas coleções e há, de fato, ausência de um trabalho específico e sistemático sobre os diversos tipos de variação bem como sobre estigma e preconceito linguístico. Espera-se que este trabalho possibilite uma reflexão sobre os livros didáticos do Ensino Fundamental II e impulsione mais estudos que promovam um maior aprofundamento sobre o tema da variação linguística.This research aims to investigate how the linguistic variation is approached in the Portuguese language textbooks of Elementary School II of the young and adults education (EJA). The treatment of linguistic variation in the school context is a challenge for the teacher. There is a need to constantly rethink pedagogical practices that involve this issue, even more in the case of EJA, a modality in which educational practices are even more complex. The scientific relevance of this study lies in the need to understand how the textbook deals with linguistic variation. Some questions have triggered this study, such as: How is linguistic variation treated in the textbooks of Elementary School II of EJA? Does the textbook address the concept of "right" and "wrong"? Does the book deal with linguistic discrimination? Therefore, this research aims to contribute to the construction of knowledge about textbooks and, especially, how they deal with questions related to the teaching of linguistic variation. The theoretical framework used in this research is based on the sociolinguistics and educational sociolinguistics studies (BORTONI-RICARDO, 2004; BAGNO, 2007), which point out the need to consider the social relations in linguisticas change and variation in mother language teaching. In order to investigate this matter, two book collections approved by the PNLD-EJA (2014) were selected, and, as a methodology, we used documentary analysis and bibliographic research in the frame of the qualitative/interpretative approach. The data analysis showed that there are few activities presented that deal specifically with linguistic variation. In most cases, the variation appears secondarily. We also observed that the lexical variation is prioritized in both collections and there is, in fact, no specific and systematic work on the many types of variations as well as on stigma and linguistic discrimination. We hope that this work will allow a reflection on the textbooks of Elementary School II and will also encourage more studies that promote a deeper understanding about the linguistic variation.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua portuguesa VariaçãoEducação de adultosLíngua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensinoEnsinoVariação LinguísticaLivro didáticoLíngua PortuguesaVariação Linguística: o enfoque dos livros didáticos de língua portuguesa da educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1976m.pdfapplication/pdf5702547https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BANP6Z/1/1976m.pdf208f421e9c9b04650e5b57c54ceb109aMD51TEXT1976m.pdf.txt1976m.pdf.txtExtracted texttext/plain200556https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BANP6Z/2/1976m.pdf.txta9bedb794bf6fccdf07ddef8720ca8c1MD521843/LETR-BANP6Z2019-11-14 13:32:35.348oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-BANP6ZRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:32:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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