Crítica literária de Homero no tratado Sobre o estilo de Demétrio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gustavo Araujo de Freitas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AD6HZE
Resumo: O tratado Sobre o estilo é um manual de retórica que analisa os mais diversos recursos estilísticos empregados na composição de um discurso. Para tanto, ele se serve de trechos curtos e paradigmáticos dos mais variados autores da tradição literária grega. Logo, esses autores estão sujeitos a uma crítica literária que nasce da própria avaliação da forma em relação ao conteúdo, sendo essa crítica ainda orientada por uma teoria de tipos de estilo. E, nesse âmbito, nenhum outro autor foi alvo de tantas reflexões quanto Homero. E isso, de fato, não escapou aos comentadores do tratado, que reconheceram o viés crítico da obra, bem como o destaque conferido ao poeta no conjunto das citações. No entanto, seus comentários não chegaram a compor um estudo mais abrangente e específico que relacionasse essas reflexões com o plano teórico e com o contexto de composição. E esse é justamente o intuito dessa tese. Apesar das dúvidas quanto à datação e autoria, os indícios levam a crer que Sobre o estilo, atribuído a certo Demétrio, seja obra de um sofista do final do período helenístico. E, ao certo, o modo como as citações de Homero são analisadas reflete o cruzamento de concepções peripatéticas e estoicas, e parece fundado na própria educação da época, que estaria na base da formação do público de Demétrio. Nota-se, pois, que o autor lança mão de exemplos homéricos cristalizados na tradição gramatical sobretudo, no estudode tropos e figuras , adaptando-os ao propósito de sua teoria e os submetendo a uma crítica estilística. E também sua crítica do estilo do poeta encontra paralelos em outros manuais de estilística, como notadamente no Sobre o arranjo das palavras de Dionísio de Halicarnasso. Além disso, as lições dos escoliastas da Ilíada e da Odisseia reproduzem também comentários de ordem gramatical e estilística que dialogam com muitas das reflexões de Demétrio. Logo, partindo dessa análise comparatista entre as obras, tendo em vista a inserção da crítica estilística de Homero no contexto de composição do Sobre o estilo e no seu plano teórico, pretendo chegar a um quadro mais completo e detalhado dos vários aspectos, ainda pouco ou nada explorados, da crítica literária do poeta proposta por Demétrionesse tratado.
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No entanto, seus comentários não chegaram a compor um estudo mais abrangente e específico que relacionasse essas reflexões com o plano teórico e com o contexto de composição. E esse é justamente o intuito dessa tese. Apesar das dúvidas quanto à datação e autoria, os indícios levam a crer que Sobre o estilo, atribuído a certo Demétrio, seja obra de um sofista do final do período helenístico. E, ao certo, o modo como as citações de Homero são analisadas reflete o cruzamento de concepções peripatéticas e estoicas, e parece fundado na própria educação da época, que estaria na base da formação do público de Demétrio. Nota-se, pois, que o autor lança mão de exemplos homéricos cristalizados na tradição gramatical sobretudo, no estudode tropos e figuras , adaptando-os ao propósito de sua teoria e os submetendo a uma crítica estilística. E também sua crítica do estilo do poeta encontra paralelos em outros manuais de estilística, como notadamente no Sobre o arranjo das palavras de Dionísio de Halicarnasso. Além disso, as lições dos escoliastas da Ilíada e da Odisseia reproduzem também comentários de ordem gramatical e estilística que dialogam com muitas das reflexões de Demétrio. Logo, partindo dessa análise comparatista entre as obras, tendo em vista a inserção da crítica estilística de Homero no contexto de composição do Sobre o estilo e no seu plano teórico, pretendo chegar a um quadro mais completo e detalhado dos vários aspectos, ainda pouco ou nada explorados, da crítica literária do poeta proposta por Demétrionesse tratado.On style is a rhetorical handbook that analyzes the various stylistic features used in the composition of a speech. Therefore, it takes short and paradigmatic passages of various authors of the Greek literary tradition. The literary criticism comes from the evaluation of the form in relation to the content, and this criticism is guided by a theory of"types of style." Among these authors, Homer is by far the most mentioned. In fact, the commentators have recognized the critical bias of the work and the great number of the quotations of the poet. However, their comments dont provide a larger and specific study correlating these reflections with the theoretical background and the context of omposition.This is precisely the purpose of this thesis. Although there are many doubts about the dating and authorship, evidences suggest that On style, assigned to certain Demetrius, is the work of a sophist of the end of the Hellenistic period. And indeed, the quotations of Homers works inthis treaty reflects the intersection of peripatetic and stoic conceptions and seem to have the educational system of the time as their Foundations, that would be the basis of the formation of the public of Demetrius On style. Demetrius uses Homeric examples consolidated ingrammatical tradition especially in the studies about tropes and figures by adapting them to the purpose of his theory and of his stylistic criticism. And much of his criticism about the poet can be compared to the criticism of other stylistic manuals such as Dionysius of Halicarnassus On literary composition. Moreover, the lessons of Homeric scholia also reproduce grammatical and stylistic comments that dialogue with many of the Demetrius reflections. Therefore, starting from this comparative analysis of the works, with the perspective of inclusion of stylistic criticism of Homer in the writing context of On style and in its theoretical level, I intend to reveal a more complete and detailed picture of the various aspects of the literary criticism of the poet proposed by Demetrius in his treatise.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLiteratura grega História e críticaHomero Ilíada Crítica e interpretaçãoHomero Odisseia Crítica e interpretaçãoPoesia grega História e críticaRetóricaDemétrio , de Falero , 350 aC-282 aC Sobre o estilo Crítica e interpretaçãoHomeroretóricaSobre o estiloDemétriocrítica literáriaCrítica literária de Homero no tratado Sobre o estilo de Demétrioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_gustavo_ara_jo_de_freitas.pdfapplication/pdf64192886https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AD6HZE/1/tese_gustavo_ara_jo_de_freitas.pdf0e2533d383abf701be63c0706cd43881MD51TEXTtese_gustavo_ara_jo_de_freitas.pdf.txttese_gustavo_ara_jo_de_freitas.pdf.txtExtracted texttext/plain1096137https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AD6HZE/2/tese_gustavo_ara_jo_de_freitas.pdf.txt4fe4751654bbac45f86be3c5e6645f16MD521843/LETR-AD6HZE2019-11-14 16:09:19.997oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AD6HZERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:09:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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