Análise das práticas de leitura literária nas turmas de três anos da umei pacajá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Érica Patricia Monteiro Pacheco Braga
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELKY4
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral tratar da importância da literatura na Educação Infantil. O contato com a literatura deve acontecer desde o berço, desde a mais tenra idade. Quanto antes esse contato for iniciado maior a chance de se formar crianças leitoras. A literatura infantil consegue tocar a criança e auxiliá-la em seu processo de desenvolvimento e para isso este trabalho vem pensar em formas de ampliar cada vez mais e mais cedo o acesso das crianças aos livros de maneiras diversas e prazerosas. Vem verificar qual a visão das professoras das turmas de três anos da UMEI Pacajá, sobre as práticas de leitura literária nos espaços de cuidado e educação, qual a relevância e qual o seu papel no seu exercício diário como educadora. Para tanto, foi feito um acompanhamento nas turmas, verificando as práticas desenvolvidas por meio de aplicação de questionário com as professoras e observação nas turmas, objetivando refletir como e de que forma a intervenção das professoras pode impactar positivamente na relação das crianças com os livros. Para o desenvolvimento da pesquisa trabalhei com os conceitos de educação infantil, literatura e literatura infantil. Concluindo que a literatura contribui para o desenvolvimento infantil e por isso a importância da biblioteca, mesmo que no referido caso, a ausência da biblioteca não impediu a realização de um bom trabalho com a literatura.
id UFMG_5827c220374dafdceeadae3173b99c77
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AELKY4
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Carolina da SilvaLivia Maria Fraga VieiraÉrica Patricia Monteiro Pacheco Braga2019-08-14T05:25:36Z2019-08-14T05:25:36Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELKY4Este trabalho tem como objetivo geral tratar da importância da literatura na Educação Infantil. O contato com a literatura deve acontecer desde o berço, desde a mais tenra idade. Quanto antes esse contato for iniciado maior a chance de se formar crianças leitoras. A literatura infantil consegue tocar a criança e auxiliá-la em seu processo de desenvolvimento e para isso este trabalho vem pensar em formas de ampliar cada vez mais e mais cedo o acesso das crianças aos livros de maneiras diversas e prazerosas. Vem verificar qual a visão das professoras das turmas de três anos da UMEI Pacajá, sobre as práticas de leitura literária nos espaços de cuidado e educação, qual a relevância e qual o seu papel no seu exercício diário como educadora. Para tanto, foi feito um acompanhamento nas turmas, verificando as práticas desenvolvidas por meio de aplicação de questionário com as professoras e observação nas turmas, objetivando refletir como e de que forma a intervenção das professoras pode impactar positivamente na relação das crianças com os livros. Para o desenvolvimento da pesquisa trabalhei com os conceitos de educação infantil, literatura e literatura infantil. Concluindo que a literatura contribui para o desenvolvimento infantil e por isso a importância da biblioteca, mesmo que no referido caso, a ausência da biblioteca não impediu a realização de um bom trabalho com a literatura.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino fundamental Formação Leitura Estudo e ensinoEducação infantilLiteraturaLiteratura InfantilAnálise das práticas de leitura literária nas turmas de três anos da umei pacajáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL_rica_patr_cia_monteiro_pacheco_braga.pdfapplication/pdf1487401https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AELKY4/1/_rica_patr_cia_monteiro_pacheco_braga.pdf20ca8424cfabe520db935b75956027beMD51TEXT_rica_patr_cia_monteiro_pacheco_braga.pdf.txt_rica_patr_cia_monteiro_pacheco_braga.pdf.txtExtracted texttext/plain57513https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AELKY4/2/_rica_patr_cia_monteiro_pacheco_braga.pdf.txtc3fc6dfdc15db033cf6bcbcd3cd8a4daMD521843/BUBD-AELKY42019-11-14 18:50:11.316oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AELKY4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:50:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise das práticas de leitura literária nas turmas de três anos da umei pacajá
title Análise das práticas de leitura literária nas turmas de três anos da umei pacajá
spellingShingle Análise das práticas de leitura literária nas turmas de três anos da umei pacajá
Érica Patricia Monteiro Pacheco Braga
Educação infantil
Literatura
Literatura Infantil
Professores de ensino fundamental Formação 
Leitura Estudo e ensino
title_short Análise das práticas de leitura literária nas turmas de três anos da umei pacajá
title_full Análise das práticas de leitura literária nas turmas de três anos da umei pacajá
title_fullStr Análise das práticas de leitura literária nas turmas de três anos da umei pacajá
title_full_unstemmed Análise das práticas de leitura literária nas turmas de três anos da umei pacajá
title_sort Análise das práticas de leitura literária nas turmas de três anos da umei pacajá
author Érica Patricia Monteiro Pacheco Braga
author_facet Érica Patricia Monteiro Pacheco Braga
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Carolina da Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Livia Maria Fraga Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Érica Patricia Monteiro Pacheco Braga
contributor_str_mv Maria Carolina da Silva
Livia Maria Fraga Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Literatura
Literatura Infantil
topic Educação infantil
Literatura
Literatura Infantil
Professores de ensino fundamental Formação 
Leitura Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Professores de ensino fundamental Formação 
Leitura Estudo e ensino
description Este trabalho tem como objetivo geral tratar da importância da literatura na Educação Infantil. O contato com a literatura deve acontecer desde o berço, desde a mais tenra idade. Quanto antes esse contato for iniciado maior a chance de se formar crianças leitoras. A literatura infantil consegue tocar a criança e auxiliá-la em seu processo de desenvolvimento e para isso este trabalho vem pensar em formas de ampliar cada vez mais e mais cedo o acesso das crianças aos livros de maneiras diversas e prazerosas. Vem verificar qual a visão das professoras das turmas de três anos da UMEI Pacajá, sobre as práticas de leitura literária nos espaços de cuidado e educação, qual a relevância e qual o seu papel no seu exercício diário como educadora. Para tanto, foi feito um acompanhamento nas turmas, verificando as práticas desenvolvidas por meio de aplicação de questionário com as professoras e observação nas turmas, objetivando refletir como e de que forma a intervenção das professoras pode impactar positivamente na relação das crianças com os livros. Para o desenvolvimento da pesquisa trabalhei com os conceitos de educação infantil, literatura e literatura infantil. Concluindo que a literatura contribui para o desenvolvimento infantil e por isso a importância da biblioteca, mesmo que no referido caso, a ausência da biblioteca não impediu a realização de um bom trabalho com a literatura.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T05:25:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T05:25:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELKY4
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELKY4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AELKY4/1/_rica_patr_cia_monteiro_pacheco_braga.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AELKY4/2/_rica_patr_cia_monteiro_pacheco_braga.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 20ca8424cfabe520db935b75956027be
c3fc6dfdc15db033cf6bcbcd3cd8a4da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589251243180032