Análise das práticas de leitura literária nas turmas de três anos da umei pacajá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELKY4 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral tratar da importância da literatura na Educação Infantil. O contato com a literatura deve acontecer desde o berço, desde a mais tenra idade. Quanto antes esse contato for iniciado maior a chance de se formar crianças leitoras. A literatura infantil consegue tocar a criança e auxiliá-la em seu processo de desenvolvimento e para isso este trabalho vem pensar em formas de ampliar cada vez mais e mais cedo o acesso das crianças aos livros de maneiras diversas e prazerosas. Vem verificar qual a visão das professoras das turmas de três anos da UMEI Pacajá, sobre as práticas de leitura literária nos espaços de cuidado e educação, qual a relevância e qual o seu papel no seu exercício diário como educadora. Para tanto, foi feito um acompanhamento nas turmas, verificando as práticas desenvolvidas por meio de aplicação de questionário com as professoras e observação nas turmas, objetivando refletir como e de que forma a intervenção das professoras pode impactar positivamente na relação das crianças com os livros. Para o desenvolvimento da pesquisa trabalhei com os conceitos de educação infantil, literatura e literatura infantil. Concluindo que a literatura contribui para o desenvolvimento infantil e por isso a importância da biblioteca, mesmo que no referido caso, a ausência da biblioteca não impediu a realização de um bom trabalho com a literatura. |
id |
UFMG_5827c220374dafdceeadae3173b99c77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AELKY4 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Carolina da SilvaLivia Maria Fraga VieiraÉrica Patricia Monteiro Pacheco Braga2019-08-14T05:25:36Z2019-08-14T05:25:36Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELKY4Este trabalho tem como objetivo geral tratar da importância da literatura na Educação Infantil. O contato com a literatura deve acontecer desde o berço, desde a mais tenra idade. Quanto antes esse contato for iniciado maior a chance de se formar crianças leitoras. A literatura infantil consegue tocar a criança e auxiliá-la em seu processo de desenvolvimento e para isso este trabalho vem pensar em formas de ampliar cada vez mais e mais cedo o acesso das crianças aos livros de maneiras diversas e prazerosas. Vem verificar qual a visão das professoras das turmas de três anos da UMEI Pacajá, sobre as práticas de leitura literária nos espaços de cuidado e educação, qual a relevância e qual o seu papel no seu exercício diário como educadora. Para tanto, foi feito um acompanhamento nas turmas, verificando as práticas desenvolvidas por meio de aplicação de questionário com as professoras e observação nas turmas, objetivando refletir como e de que forma a intervenção das professoras pode impactar positivamente na relação das crianças com os livros. Para o desenvolvimento da pesquisa trabalhei com os conceitos de educação infantil, literatura e literatura infantil. Concluindo que a literatura contribui para o desenvolvimento infantil e por isso a importância da biblioteca, mesmo que no referido caso, a ausência da biblioteca não impediu a realização de um bom trabalho com a literatura.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino fundamental Formação Leitura Estudo e ensinoEducação infantilLiteraturaLiteratura InfantilAnálise das práticas de leitura literária nas turmas de três anos da umei pacajáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL_rica_patr_cia_monteiro_pacheco_braga.pdfapplication/pdf1487401https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AELKY4/1/_rica_patr_cia_monteiro_pacheco_braga.pdf20ca8424cfabe520db935b75956027beMD51TEXT_rica_patr_cia_monteiro_pacheco_braga.pdf.txt_rica_patr_cia_monteiro_pacheco_braga.pdf.txtExtracted texttext/plain57513https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AELKY4/2/_rica_patr_cia_monteiro_pacheco_braga.pdf.txtc3fc6dfdc15db033cf6bcbcd3cd8a4daMD521843/BUBD-AELKY42019-11-14 18:50:11.316oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AELKY4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:50:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise das práticas de leitura literária nas turmas de três anos da umei pacajá |
title |
Análise das práticas de leitura literária nas turmas de três anos da umei pacajá |
spellingShingle |
Análise das práticas de leitura literária nas turmas de três anos da umei pacajá Érica Patricia Monteiro Pacheco Braga Educação infantil Literatura Literatura Infantil Professores de ensino fundamental Formação Leitura Estudo e ensino |
title_short |
Análise das práticas de leitura literária nas turmas de três anos da umei pacajá |
title_full |
Análise das práticas de leitura literária nas turmas de três anos da umei pacajá |
title_fullStr |
Análise das práticas de leitura literária nas turmas de três anos da umei pacajá |
title_full_unstemmed |
Análise das práticas de leitura literária nas turmas de três anos da umei pacajá |
title_sort |
Análise das práticas de leitura literária nas turmas de três anos da umei pacajá |
author |
Érica Patricia Monteiro Pacheco Braga |
author_facet |
Érica Patricia Monteiro Pacheco Braga |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Carolina da Silva |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Livia Maria Fraga Vieira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Érica Patricia Monteiro Pacheco Braga |
contributor_str_mv |
Maria Carolina da Silva Livia Maria Fraga Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Literatura Literatura Infantil |
topic |
Educação infantil Literatura Literatura Infantil Professores de ensino fundamental Formação Leitura Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Professores de ensino fundamental Formação Leitura Estudo e ensino |
description |
Este trabalho tem como objetivo geral tratar da importância da literatura na Educação Infantil. O contato com a literatura deve acontecer desde o berço, desde a mais tenra idade. Quanto antes esse contato for iniciado maior a chance de se formar crianças leitoras. A literatura infantil consegue tocar a criança e auxiliá-la em seu processo de desenvolvimento e para isso este trabalho vem pensar em formas de ampliar cada vez mais e mais cedo o acesso das crianças aos livros de maneiras diversas e prazerosas. Vem verificar qual a visão das professoras das turmas de três anos da UMEI Pacajá, sobre as práticas de leitura literária nos espaços de cuidado e educação, qual a relevância e qual o seu papel no seu exercício diário como educadora. Para tanto, foi feito um acompanhamento nas turmas, verificando as práticas desenvolvidas por meio de aplicação de questionário com as professoras e observação nas turmas, objetivando refletir como e de que forma a intervenção das professoras pode impactar positivamente na relação das crianças com os livros. Para o desenvolvimento da pesquisa trabalhei com os conceitos de educação infantil, literatura e literatura infantil. Concluindo que a literatura contribui para o desenvolvimento infantil e por isso a importância da biblioteca, mesmo que no referido caso, a ausência da biblioteca não impediu a realização de um bom trabalho com a literatura. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T05:25:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T05:25:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELKY4 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELKY4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AELKY4/1/_rica_patr_cia_monteiro_pacheco_braga.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AELKY4/2/_rica_patr_cia_monteiro_pacheco_braga.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
20ca8424cfabe520db935b75956027be c3fc6dfdc15db033cf6bcbcd3cd8a4da |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589251243180032 |