A Geografia Escolar na Província de Minas Gerais no período de 1854 a 1889
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9JLKHB |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo compreender a história da Geografia escolar na Província de Minas Gerais no período de 1854 a 1889. Trata-se de uma análise do processo de escolarização da Geografia mineira e, consequentemente, no Brasil durante a segunda metade do século XIX. A tese parte do pressuposto que o ensino da Geografia não estava restrito ao Colégio Pedro II e que seu processo de constituição não foi pela simples vulgarização do saber acadêmico e científico. Ao contrário disso, foi um processo lento de disciplinarização, no qual os autores de manuais e os professores das escolas primárias, normais e secundárias tiveram um papel fundamental. Com esse trabalho, objetivou-se também analisar as finalidades do ensino de Geografia para além do prescrito, em investigação que combinou a análise da prescrição e das práticas cotidianas. As principais fontes analisadas, além da legislação, foram os programas escolares, os relatórios da diretoria de ensino, as provas e os exames, as atas e os pareceres, reunidos no Arquivo Público Mineiro (APM); os manuais escolares de Geografia e Corografia que foram pesquisados nos acervos da Biblioteca de Livros Didáticos da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (BLD/FEUSP), da Biblioteca Nacional (BN), da Biblioteca Estadual de Minas Gerais, e da Biblioteca Digital do Senado Federal; o Núcleo de Memória do Colégio Pedro II (NUDOM); e outros documentos através do banco de dados de livros escolares brasileiros (LIVRES). Os conteúdos referentes à Geografia do Brasil e da província mineira compunham uma parte significativa das provas e exames. Isso revelou a importância atribuída ao conhecimento do território nacional no período. O número significativo de manuais didáticos de autores brasileiros que circulavam no Império durante a segunda metade do Século XIX mostrou que havia uma produção própria do conhecimento geográfico, contrariando antigas concepções de que a Geografia ensinada no Brasil provinha exclusivamente de autores estrangeiros. |
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Luciano Mendes de Faria FilhoMarcus Aurelio Taborda de OliveiraAmanda Regina GonçalvesManoel Fernandes de Sousa NetoFrancisca Izabel Pereira MacielMonica Yumi JinzenjiVera Lucia NogueiraEduardo Jose Pereira Maia2019-08-11T02:14:04Z2019-08-11T02:14:04Z2014-02-28http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9JLKHBEste estudo tem por objetivo compreender a história da Geografia escolar na Província de Minas Gerais no período de 1854 a 1889. Trata-se de uma análise do processo de escolarização da Geografia mineira e, consequentemente, no Brasil durante a segunda metade do século XIX. A tese parte do pressuposto que o ensino da Geografia não estava restrito ao Colégio Pedro II e que seu processo de constituição não foi pela simples vulgarização do saber acadêmico e científico. Ao contrário disso, foi um processo lento de disciplinarização, no qual os autores de manuais e os professores das escolas primárias, normais e secundárias tiveram um papel fundamental. Com esse trabalho, objetivou-se também analisar as finalidades do ensino de Geografia para além do prescrito, em investigação que combinou a análise da prescrição e das práticas cotidianas. As principais fontes analisadas, além da legislação, foram os programas escolares, os relatórios da diretoria de ensino, as provas e os exames, as atas e os pareceres, reunidos no Arquivo Público Mineiro (APM); os manuais escolares de Geografia e Corografia que foram pesquisados nos acervos da Biblioteca de Livros Didáticos da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (BLD/FEUSP), da Biblioteca Nacional (BN), da Biblioteca Estadual de Minas Gerais, e da Biblioteca Digital do Senado Federal; o Núcleo de Memória do Colégio Pedro II (NUDOM); e outros documentos através do banco de dados de livros escolares brasileiros (LIVRES). Os conteúdos referentes à Geografia do Brasil e da província mineira compunham uma parte significativa das provas e exames. Isso revelou a importância atribuída ao conhecimento do território nacional no período. O número significativo de manuais didáticos de autores brasileiros que circulavam no Império durante a segunda metade do Século XIX mostrou que havia uma produção própria do conhecimento geográfico, contrariando antigas concepções de que a Geografia ensinada no Brasil provinha exclusivamente de autores estrangeiros.The present work aims at understanding the history of School Geography in Minas Gerais province between 1854 and 1889. This is an analysis of the schooling process of Minas Gerais Geography and, hence, Brazilian Geography during the second half of the nineteenth century. We claim that the teaching of Geography was not restricted to Pedro II School and its creating process was not the simple extension of academic and scientific knowledge. On the contrary, it was a slow process of disciplinarization, in which the textbook authors and primary, secondary and normal schools teachers played a key role. We also aim at analyzing the goals of Geography teaching beyond the manuals prescription; our research combined the prescription analysis and daily practices. Our main sources, in addition to legislation, were school programs, reports of the education board, tests and exams, minutes and reports gathered in Minas Gerais Public Archive (APM); Geography and Chorography textbooks, examined in collections of the Library of Textbooks in the Faculty of Education of the University of São Paulo (BLD / FEUSP), National Library (BN), State Library of Minas Gerais, and the Digital Library of the Federal Senate; the Center for Memory of Pedro II School (NUDOM); and other documents on the Brazilian Schoolbooks Database (LIVRES). The content relating to Brazilian and Minas Gerais province Geography comprised an expressive portion of tests and examinations. This showed the importance of the knowledge of the national territory in the period. The significant number of textbooks written by Brazilian authors circulating in the Empire during the second half of the nineteenth century pointed out that there was a national production of knowledge in the field, contradicting old assumptions that Geography teaching in Brazil was exclusively produced by foreign authors.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação HistoriaGeografia Estudo e ensinoGeografia Minas Gerais Geografia História Ensino de GeografiaMinas GeraisHistória da GeografiaManuais escolaresA Geografia Escolar na Província de Minas Gerais no período de 1854 a 1889info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_eduardo_maia.pdfapplication/pdf3246216https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9JLKHB/1/tese_eduardo_maia.pdf7bb66604c77bc2fb0587ee107b81851cMD51TEXTtese_eduardo_maia.pdf.txttese_eduardo_maia.pdf.txtExtracted texttext/plain457426https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9JLKHB/2/tese_eduardo_maia.pdf.txtf78a9135b2399fc14aa4d1993e7183daMD521843/BUOS-9JLKHB2019-11-14 04:57:06.887oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9JLKHBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:57:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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Este estudo tem por objetivo compreender a história da Geografia escolar na Província de Minas Gerais no período de 1854 a 1889. Trata-se de uma análise do processo de escolarização da Geografia mineira e, consequentemente, no Brasil durante a segunda metade do século XIX. A tese parte do pressuposto que o ensino da Geografia não estava restrito ao Colégio Pedro II e que seu processo de constituição não foi pela simples vulgarização do saber acadêmico e científico. Ao contrário disso, foi um processo lento de disciplinarização, no qual os autores de manuais e os professores das escolas primárias, normais e secundárias tiveram um papel fundamental. Com esse trabalho, objetivou-se também analisar as finalidades do ensino de Geografia para além do prescrito, em investigação que combinou a análise da prescrição e das práticas cotidianas. As principais fontes analisadas, além da legislação, foram os programas escolares, os relatórios da diretoria de ensino, as provas e os exames, as atas e os pareceres, reunidos no Arquivo Público Mineiro (APM); os manuais escolares de Geografia e Corografia que foram pesquisados nos acervos da Biblioteca de Livros Didáticos da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (BLD/FEUSP), da Biblioteca Nacional (BN), da Biblioteca Estadual de Minas Gerais, e da Biblioteca Digital do Senado Federal; o Núcleo de Memória do Colégio Pedro II (NUDOM); e outros documentos através do banco de dados de livros escolares brasileiros (LIVRES). Os conteúdos referentes à Geografia do Brasil e da província mineira compunham uma parte significativa das provas e exames. Isso revelou a importância atribuída ao conhecimento do território nacional no período. O número significativo de manuais didáticos de autores brasileiros que circulavam no Império durante a segunda metade do Século XIX mostrou que havia uma produção própria do conhecimento geográfico, contrariando antigas concepções de que a Geografia ensinada no Brasil provinha exclusivamente de autores estrangeiros. |
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