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Luiz Francisco DiasJanice Helena Silva de R C MarinhoMaralice de Souza NevesFrancisca Izabel Pereira MacielWilliam Augusto MenezesDelaine Cafiero BicalhoRivania Maria Trotta Santana2019-08-14T21:13:56Z2019-08-14T21:13:56Z2013-07-29http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9KPQFEEste trabalho se constitui como um estudo de caso de abordagem etnográfica de parte de um processo de letramento não formal de uma mulher que, por suas condições de vida, não pôde frequentar regularmente a escola na infância e na adolescência e, portanto, não completou satisfatoriamente a sua alfabetização. Neste estudo, consideramos a dimensão individual do letramento, conforme explicitado por Soares (2000), e que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades para as práticas sociais de leitura e escrita. Entendemos por letramento não formal aquele que se desenvolve fora do âmbito da escola, mas que se organiza a partir de objetivos definidos e apresenta certa sistematização dos procedimentos adotados para condução do processo de aprendizagem. Neste caso, os procedimentos são a escrita, as sucessivas reescritas da história de vida do sujeito, para transformá-la numa autobiografia em norma culta, e a leitura de textos autobiográficos. No processo de letramento em estudo, a escrita e as reescritas da sua história de vida pelo sujeito propiciam a ele a experiência necessária ao desenvolvimento de um saber sobre a escrita, sobre o gênero autobiografia, sobre a norma culta e a norma padrão; também propiciam ao sujeito organizar suas memórias e construir um saber sobre si e sobre o mundo. Daí entendermos que esta escrita se caracteriza como uma escrita de si, conforme Foucault (1983). É a partir dessa escrita de si que conduzimos o processo de letramento e captamos os dados para a pesquisa, o que constitui uma abordagem (auto)biográfica. Neste estudo de caso, propusemo-nos refletir sobre a relação do sujeito com a língua e a escrita, considerando a constituição do sujeito-autor na primeira versão do texto e as questões identitárias emergentes no decorrer do processo de letramento. Tomamos como referencial teórico para a análise numa perspectiva enunciativo-discursivo a semântica da enunciação e a a análise do discurso de linha francesa.This work constitutes a case study which applies an ethnographic approach to the process of non-formal literacy of a woman who, for her living conditions, could not attend school regularly during childhood and adolescence, and, therefore, did not satisfactorily complete her literacy. In this study, we took the individual dimension of literacy, as stated by Soares (2000), which concerns the development of skills related to the social practices of reading and writing. By "non-formal literacy" we understand the process that is developed outside the school, but is organized from defined objectives and presents certain systematization of procedures, which are adopted for carrying out the learning process. In this case, the procedures are the writing and recursive rewritings of the subjects life history in order to turn it into her autobiography, observing language educated norm and the reading of autobiographical texts. In the literacy process under investigation, while writing and rewriting her life history, the subject builds up the experience necessary for improving knowledge about the writing skills, the autobiographic genre, the educated norm and the standard norm of the language, which helps her to organize her memories, constructing the knowledge about herself and the world. Hence we understand that this type of writing as a "writing about oneself", in accordance with Foucault (1983). It is from this writing about oneself perspective that we conducted the literacy process and collected data, which constitutes an (auto)-biographical approach. In this case study we intended to reflect upon the subject's relation to language and writing, considering the constitution of the subject-author in the first version of the text and the identity issues emerging during the process of literacy. We take the Semantics of Enunciation and the French School of Discourse Analysis as the theoretical framework for an analysis from discourse and enunciation perspectives.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAnálise do discursoLetramentoAutobiografiaEnunciaçãoIdentidadeidentidadeenunciaçãoLetramentosentidoescrita de siLetramento, escrita de si e identidade: Um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese___letramento__autobiografia_e_identidade___riv_nia_maria_trotta__sant_ana.pdfapplication/pdf1190697https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9KPQFE/1/tese___letramento__autobiografia_e_identidade___riv_nia_maria_trotta__sant_ana.pdffe5c8c3731ec1ae59d587c4b5489e4e5MD51TEXTtese___letramento__autobiografia_e_identidade___riv_nia_maria_trotta__sant_ana.pdf.txttese___letramento__autobiografia_e_identidade___riv_nia_maria_trotta__sant_ana.pdf.txtExtracted texttext/plain393695https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9KPQFE/2/tese___letramento__autobiografia_e_identidade___riv_nia_maria_trotta__sant_ana.pdf.txtec85dfc8817936b451b56e4a0be9bf2aMD521843/MGSS-9KPQFE2019-11-14 15:50:31.481oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9KPQFERepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:50:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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