OS desafios da adesão dos usuários portadores de Diabetes Mellitus e/ou Hipertensão Arterial aos grupos de educação em saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AMMQTM |
Resumo: | O processo educativo é importante para complementação do tratamento dos pacientes com Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial para aumentar sua adesão, contribuindo no controle, promoção e prevenção das complicações dessas patologias, no esclarecimento de dúvidas e direcionamento do auto-cuidado. Este estudo objetivou identificar, na literatura, ações que promovam a adesão desses pacientes nas ações de educação em saúde em uma Unidade de Saúde da Família (USF). O levantamento bibliográfico foi realizado na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), que hospeda bases de dados reconhecidas, dentre elas a Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na base de dados do Scientific Eletronic Libray Online (SciELO), dentro do qual foram selecionados os artigos publicados nos últimos 12 anos que tinham concordância com o objetivo e tema escolhido. A coleta de dados foi realizada no período de novembro de 2012 à outubro de 2013 com os descritores: Diabetes Mellitus, Hipertensão, Educação em Saúde e Saúde da Família. Nesse contexto, este estudo contribuiu para construção do conhecimento sobre as estratégias utilizadas para realizar ações educativas em saúde ao portador de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial e aponta como um dos desafios para a equipe de saúde, a sensibilização das pessoas para a prevenção dessas patologias, o que deve ocorrer nos diferentes cenários de atenção à saúde e com diferentes faixas etárias, considerando a cultura e a individualidade nas ações. Educar para a saúde implica ir além da assistência curativa, significa dar prioridade a intervenções preventivas e promocionais. Deste modo, o desenvolvimento de práticas educativas no âmbito da USF, tem um importante papel, expressando a assimilação do princípio da integralidade pelas equipes de saúde da família. |
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Fernanda Magalhães Duarte RochaRoseanne Aparecida Luanna Oliveira Barbosa2019-08-13T01:46:19Z2019-08-13T01:46:19Z2013-12-07http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AMMQTMO processo educativo é importante para complementação do tratamento dos pacientes com Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial para aumentar sua adesão, contribuindo no controle, promoção e prevenção das complicações dessas patologias, no esclarecimento de dúvidas e direcionamento do auto-cuidado. Este estudo objetivou identificar, na literatura, ações que promovam a adesão desses pacientes nas ações de educação em saúde em uma Unidade de Saúde da Família (USF). O levantamento bibliográfico foi realizado na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), que hospeda bases de dados reconhecidas, dentre elas a Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na base de dados do Scientific Eletronic Libray Online (SciELO), dentro do qual foram selecionados os artigos publicados nos últimos 12 anos que tinham concordância com o objetivo e tema escolhido. A coleta de dados foi realizada no período de novembro de 2012 à outubro de 2013 com os descritores: Diabetes Mellitus, Hipertensão, Educação em Saúde e Saúde da Família. Nesse contexto, este estudo contribuiu para construção do conhecimento sobre as estratégias utilizadas para realizar ações educativas em saúde ao portador de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial e aponta como um dos desafios para a equipe de saúde, a sensibilização das pessoas para a prevenção dessas patologias, o que deve ocorrer nos diferentes cenários de atenção à saúde e com diferentes faixas etárias, considerando a cultura e a individualidade nas ações. Educar para a saúde implica ir além da assistência curativa, significa dar prioridade a intervenções preventivas e promocionais. Deste modo, o desenvolvimento de práticas educativas no âmbito da USF, tem um importante papel, expressando a assimilação do princípio da integralidade pelas equipes de saúde da família.The educational process is important to complement the treatment of patients with Diabetes Mellitus and Hypertension to increase its membership, bringing in control , promotion and prevention of the complications of these diseases , to clarify doubts and direction of self -care. This study aimed to identify , in the literature , actions that promote the adhesion of these patients in the actions of health education in a Family Health Unit ( FHU ) . The literature review was conducted on the Virtual Health Library ( VHL ) , which hosts databases recognized , among them the Latin American and Caribbean Health Sciences ( LILACS ) and database Libray Scientific Electronic Online ( SciELO ) , within which were selected articles published in the last 12 years that they had agreed with the purpose and theme . Data collection was conducted from November 2012 to October 2013 using the keywords : Diabetes Mellitus , Hypertension , Health Education and Family Health . In this context , this study contributed to the knowledge on the strategies used to conduct educational activities on health bearer of Diabetes Mellitus and Hypertension and points as one of the challenges to the health care team , people's awareness for the prevention of these diseases , what should happen in different scenarios of health care and with different age groups , considering culture and individuality in action . Health education means going beyond the curative means giving priority to preventive and promotional interventions . Thus , the development of educational practices within the USF , has an important role , voicing assimilation by the principle of comprehensive family health teams.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSaúde da famíliaSaúde da FamíliaHipertensão ArterialEducação em SaúdeDiabetes MellitusOS desafios da adesão dos usuários portadores de Diabetes Mellitus e/ou Hipertensão Arterial aos grupos de educação em saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALroseane_ara_ua__leonardo_99.pdfapplication/pdf326307https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AMMQTM/1/roseane_ara_ua__leonardo_99.pdfbb7e49f64bff8eed561086b035f93e51MD51TEXTroseane_ara_ua__leonardo_99.pdf.txtroseane_ara_ua__leonardo_99.pdf.txtExtracted texttext/plain49776https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AMMQTM/2/roseane_ara_ua__leonardo_99.pdf.txt07ff06468e07861aab3d3e84475d2d9cMD521843/BUOS-AMMQTM2019-11-14 20:40:02.534oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AMMQTMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:40:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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