“Se são consumidores, por que não estudá-los?”: o marketing islâmico e o perfil do consumidor muçulmano no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/31536 |
Resumo: | De acordo com dados do último Censo Demográfico, no Brasil, a comunidade Islâmica tem apresentado um crescimento de aproximadamente 30% do número de muçulmanos. Para as instituições islâmicas brasileiras atualmente o número de seguidores ultrapassa 1 milhão de fiéis (RIBEIRO, 2012; CARDOSO, 2015). Tais indivíduos possuem como regra de fé e prática os escritos do Alcorão, o qual apresenta os princípios da religião e dentre estas obrigações encontra-se o consumo de produtos halal. Sabendo disso, a presente tese, de viés quantitativo, tem como objetivo principal avaliar a correlação entre a religiosidade islâmica e o consumo de produtos halal, bem como traçar o perfil do consumidor muçulmano no Brasil. Para tal, desenvolveu-se e validou-se uma escala que mensura tais construtos, e para tal, seguiram-se as etapas apresentadas por Costa (2011). A escala foi aplicada em dois momentos, sendo a primeira amostragem aplicada com 206 muçulmanos e a segunda amostra com 260. No tocante ao nível de fidedignidade (Alfa de Cronbach), a escala apresentou um valor considerado estatisticamente satisfatório, isto é, α = 0,86. Desse modo, obtiveram-se nove dimensões de análise que através do ranking médio apresentaram o nível de concordância dos itens presentes no construto, bem como aponta para a correlação existente entre religiosidade islâmica e consumo. |
id |
UFMG_591e6a5f2ea41ce5252ef5e45186cf70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/31536 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ricardo Teixeira Veigahttp://lattes.cnpq.br/2160652000585374Marcio Augusto GonçalvesLuiz Rodrigo Cunha MouraGustavo Quiroga SoukiAgnaldo Keiti Higuchihttp://lattes.cnpq.br/9048410581043359Jefferson Oliveira da Silva Lacerda2019-12-12T18:30:37Z2019-12-12T18:30:37Z2018-08-30http://hdl.handle.net/1843/31536De acordo com dados do último Censo Demográfico, no Brasil, a comunidade Islâmica tem apresentado um crescimento de aproximadamente 30% do número de muçulmanos. Para as instituições islâmicas brasileiras atualmente o número de seguidores ultrapassa 1 milhão de fiéis (RIBEIRO, 2012; CARDOSO, 2015). Tais indivíduos possuem como regra de fé e prática os escritos do Alcorão, o qual apresenta os princípios da religião e dentre estas obrigações encontra-se o consumo de produtos halal. Sabendo disso, a presente tese, de viés quantitativo, tem como objetivo principal avaliar a correlação entre a religiosidade islâmica e o consumo de produtos halal, bem como traçar o perfil do consumidor muçulmano no Brasil. Para tal, desenvolveu-se e validou-se uma escala que mensura tais construtos, e para tal, seguiram-se as etapas apresentadas por Costa (2011). A escala foi aplicada em dois momentos, sendo a primeira amostragem aplicada com 206 muçulmanos e a segunda amostra com 260. No tocante ao nível de fidedignidade (Alfa de Cronbach), a escala apresentou um valor considerado estatisticamente satisfatório, isto é, α = 0,86. Desse modo, obtiveram-se nove dimensões de análise que através do ranking médio apresentaram o nível de concordância dos itens presentes no construto, bem como aponta para a correlação existente entre religiosidade islâmica e consumo.According to data of the last Demographic Census, in Brazil, the Islamic community has presented a growth of approximately 30% of the number of Muslims. For Brazilian Islamic institutions today the number of followers exceeds 1 million faithful (RIBEIRO, 2012, CARDOSO, 2015). Such individuals have as a rule of faith and practice the writings of the Qur'an, which presents the principles of religion and among these obligations is the consumption of halal products. Knowing this, the present quantitative bias thesis has as main objective to evaluate the correlation between the Islamic religiosity and the consumption of halal products, as well as to outline the profile of the Muslim consumer in Brazil. For this, a scale measuring these constructs was developed and validated, and for that, the steps presented by Costa (2011) were followed. The scale was applied in two moments, the first sample being applied with 206 Muslims and the second sample with 260. Regarding the level of reliability (Cronbach's alpha), the scale presented a value considered statistically satisfactory, that is, α = 0,86. Thus, nine dimensions of analysis were obtained through the average ranking, showing the level of agreement of the items present in the construct, as well as the correlation between Islamic religiosity and consumption.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFMGBrasilFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASConsumo (Economia)MarketingMuçulmanosIslãMuçulmanoMarketingConsumoProdutos Halal“Se são consumidores, por que não estudá-los?”: o marketing islâmico e o perfil do consumidor muçulmano no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGTEXTSe são Consumidores, por que não estudá-los” - O Marketing Islâmico e o Perfil dos Consumidores Muçulmanos no Brasil.pdf.txtSe são Consumidores, por que não estudá-los” - O Marketing Islâmico e o Perfil dos Consumidores Muçulmanos no Brasil.pdf.txtExtracted texttext/plain311725https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31536/3/Se%20s%c3%a3o%20Consumidores%2c%20por%20que%20n%c3%a3o%20estud%c3%a1-los%e2%80%9d%20-%20O%20Marketing%20Isl%c3%a2mico%20e%20o%20Perfil%20dos%20Consumidores%20Mu%c3%a7ulmanos%20no%20Brasil.pdf.txtb85432eb5db4e5864b6a00be34906944MD53ORIGINALSe são Consumidores, por que não estudá-los” - O Marketing Islâmico e o Perfil dos Consumidores Muçulmanos no Brasil.pdfSe são Consumidores, por que não estudá-los” - O Marketing Islâmico e o Perfil dos Consumidores Muçulmanos no Brasil.pdfapplication/pdf2486341https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31536/1/Se%20s%c3%a3o%20Consumidores%2c%20por%20que%20n%c3%a3o%20estud%c3%a1-los%e2%80%9d%20-%20O%20Marketing%20Isl%c3%a2mico%20e%20o%20Perfil%20dos%20Consumidores%20Mu%c3%a7ulmanos%20no%20Brasil.pdf7fbe4cad68bea756328d94b3101c5cf0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31536/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD521843/315362019-12-13 03:25:40.514oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-12-13T06:25:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“Se são consumidores, por que não estudá-los?”: o marketing islâmico e o perfil do consumidor muçulmano no Brasil |
title |
“Se são consumidores, por que não estudá-los?”: o marketing islâmico e o perfil do consumidor muçulmano no Brasil |
spellingShingle |
“Se são consumidores, por que não estudá-los?”: o marketing islâmico e o perfil do consumidor muçulmano no Brasil Jefferson Oliveira da Silva Lacerda Islã Muçulmano Marketing Consumo Produtos Halal Consumo (Economia) Marketing Muçulmanos |
title_short |
“Se são consumidores, por que não estudá-los?”: o marketing islâmico e o perfil do consumidor muçulmano no Brasil |
title_full |
“Se são consumidores, por que não estudá-los?”: o marketing islâmico e o perfil do consumidor muçulmano no Brasil |
title_fullStr |
“Se são consumidores, por que não estudá-los?”: o marketing islâmico e o perfil do consumidor muçulmano no Brasil |
title_full_unstemmed |
“Se são consumidores, por que não estudá-los?”: o marketing islâmico e o perfil do consumidor muçulmano no Brasil |
title_sort |
“Se são consumidores, por que não estudá-los?”: o marketing islâmico e o perfil do consumidor muçulmano no Brasil |
author |
Jefferson Oliveira da Silva Lacerda |
author_facet |
Jefferson Oliveira da Silva Lacerda |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ricardo Teixeira Veiga |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2160652000585374 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marcio Augusto Gonçalves |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Luiz Rodrigo Cunha Moura |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Gustavo Quiroga Souki |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Agnaldo Keiti Higuchi |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9048410581043359 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jefferson Oliveira da Silva Lacerda |
contributor_str_mv |
Ricardo Teixeira Veiga Marcio Augusto Gonçalves Luiz Rodrigo Cunha Moura Gustavo Quiroga Souki Agnaldo Keiti Higuchi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Islã Muçulmano Marketing Consumo Produtos Halal |
topic |
Islã Muçulmano Marketing Consumo Produtos Halal Consumo (Economia) Marketing Muçulmanos |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Consumo (Economia) Marketing Muçulmanos |
description |
De acordo com dados do último Censo Demográfico, no Brasil, a comunidade Islâmica tem apresentado um crescimento de aproximadamente 30% do número de muçulmanos. Para as instituições islâmicas brasileiras atualmente o número de seguidores ultrapassa 1 milhão de fiéis (RIBEIRO, 2012; CARDOSO, 2015). Tais indivíduos possuem como regra de fé e prática os escritos do Alcorão, o qual apresenta os princípios da religião e dentre estas obrigações encontra-se o consumo de produtos halal. Sabendo disso, a presente tese, de viés quantitativo, tem como objetivo principal avaliar a correlação entre a religiosidade islâmica e o consumo de produtos halal, bem como traçar o perfil do consumidor muçulmano no Brasil. Para tal, desenvolveu-se e validou-se uma escala que mensura tais construtos, e para tal, seguiram-se as etapas apresentadas por Costa (2011). A escala foi aplicada em dois momentos, sendo a primeira amostragem aplicada com 206 muçulmanos e a segunda amostra com 260. No tocante ao nível de fidedignidade (Alfa de Cronbach), a escala apresentou um valor considerado estatisticamente satisfatório, isto é, α = 0,86. Desse modo, obtiveram-se nove dimensões de análise que através do ranking médio apresentaram o nível de concordância dos itens presentes no construto, bem como aponta para a correlação existente entre religiosidade islâmica e consumo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-12T18:30:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-12T18:30:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/31536 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/31536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31536/3/Se%20s%c3%a3o%20Consumidores%2c%20por%20que%20n%c3%a3o%20estud%c3%a1-los%e2%80%9d%20-%20O%20Marketing%20Isl%c3%a2mico%20e%20o%20Perfil%20dos%20Consumidores%20Mu%c3%a7ulmanos%20no%20Brasil.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31536/1/Se%20s%c3%a3o%20Consumidores%2c%20por%20que%20n%c3%a3o%20estud%c3%a1-los%e2%80%9d%20-%20O%20Marketing%20Isl%c3%a2mico%20e%20o%20Perfil%20dos%20Consumidores%20Mu%c3%a7ulmanos%20no%20Brasil.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31536/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b85432eb5db4e5864b6a00be34906944 7fbe4cad68bea756328d94b3101c5cf0 34badce4be7e31e3adb4575ae96af679 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589343074320384 |