“Se são consumidores, por que não estudá-los?”: o marketing islâmico e o perfil do consumidor muçulmano no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jefferson Oliveira da Silva Lacerda
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/31536
Resumo: De acordo com dados do último Censo Demográfico, no Brasil, a comunidade Islâmica tem apresentado um crescimento de aproximadamente 30% do número de muçulmanos. Para as instituições islâmicas brasileiras atualmente o número de seguidores ultrapassa 1 milhão de fiéis (RIBEIRO, 2012; CARDOSO, 2015). Tais indivíduos possuem como regra de fé e prática os escritos do Alcorão, o qual apresenta os princípios da religião e dentre estas obrigações encontra-se o consumo de produtos halal. Sabendo disso, a presente tese, de viés quantitativo, tem como objetivo principal avaliar a correlação entre a religiosidade islâmica e o consumo de produtos halal, bem como traçar o perfil do consumidor muçulmano no Brasil. Para tal, desenvolveu-se e validou-se uma escala que mensura tais construtos, e para tal, seguiram-se as etapas apresentadas por Costa (2011). A escala foi aplicada em dois momentos, sendo a primeira amostragem aplicada com 206 muçulmanos e a segunda amostra com 260. No tocante ao nível de fidedignidade (Alfa de Cronbach), a escala apresentou um valor considerado estatisticamente satisfatório, isto é, α = 0,86. Desse modo, obtiveram-se nove dimensões de análise que através do ranking médio apresentaram o nível de concordância dos itens presentes no construto, bem como aponta para a correlação existente entre religiosidade islâmica e consumo.
id UFMG_591e6a5f2ea41ce5252ef5e45186cf70
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/31536
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ricardo Teixeira Veigahttp://lattes.cnpq.br/2160652000585374Marcio Augusto GonçalvesLuiz Rodrigo Cunha MouraGustavo Quiroga SoukiAgnaldo Keiti Higuchihttp://lattes.cnpq.br/9048410581043359Jefferson Oliveira da Silva Lacerda2019-12-12T18:30:37Z2019-12-12T18:30:37Z2018-08-30http://hdl.handle.net/1843/31536De acordo com dados do último Censo Demográfico, no Brasil, a comunidade Islâmica tem apresentado um crescimento de aproximadamente 30% do número de muçulmanos. Para as instituições islâmicas brasileiras atualmente o número de seguidores ultrapassa 1 milhão de fiéis (RIBEIRO, 2012; CARDOSO, 2015). Tais indivíduos possuem como regra de fé e prática os escritos do Alcorão, o qual apresenta os princípios da religião e dentre estas obrigações encontra-se o consumo de produtos halal. Sabendo disso, a presente tese, de viés quantitativo, tem como objetivo principal avaliar a correlação entre a religiosidade islâmica e o consumo de produtos halal, bem como traçar o perfil do consumidor muçulmano no Brasil. Para tal, desenvolveu-se e validou-se uma escala que mensura tais construtos, e para tal, seguiram-se as etapas apresentadas por Costa (2011). A escala foi aplicada em dois momentos, sendo a primeira amostragem aplicada com 206 muçulmanos e a segunda amostra com 260. No tocante ao nível de fidedignidade (Alfa de Cronbach), a escala apresentou um valor considerado estatisticamente satisfatório, isto é, α = 0,86. Desse modo, obtiveram-se nove dimensões de análise que através do ranking médio apresentaram o nível de concordância dos itens presentes no construto, bem como aponta para a correlação existente entre religiosidade islâmica e consumo.According to data of the last Demographic Census, in Brazil, the Islamic community has presented a growth of approximately 30% of the number of Muslims. For Brazilian Islamic institutions today the number of followers exceeds 1 million faithful (RIBEIRO, 2012, CARDOSO, 2015). Such individuals have as a rule of faith and practice the writings of the Qur'an, which presents the principles of religion and among these obligations is the consumption of halal products. Knowing this, the present quantitative bias thesis has as main objective to evaluate the correlation between the Islamic religiosity and the consumption of halal products, as well as to outline the profile of the Muslim consumer in Brazil. For this, a scale measuring these constructs was developed and validated, and for that, the steps presented by Costa (2011) were followed. The scale was applied in two moments, the first sample being applied with 206 Muslims and the second sample with 260. Regarding the level of reliability (Cronbach's alpha), the scale presented a value considered statistically satisfactory, that is, α = 0,86. Thus, nine dimensions of analysis were obtained through the average ranking, showing the level of agreement of the items present in the construct, as well as the correlation between Islamic religiosity and consumption.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFMGBrasilFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASConsumo (Economia)MarketingMuçulmanosIslãMuçulmanoMarketingConsumoProdutos Halal“Se são consumidores, por que não estudá-los?”: o marketing islâmico e o perfil do consumidor muçulmano no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGTEXTSe são Consumidores, por que não estudá-los” - O Marketing Islâmico e o Perfil dos Consumidores Muçulmanos no Brasil.pdf.txtSe são Consumidores, por que não estudá-los” - O Marketing Islâmico e o Perfil dos Consumidores Muçulmanos no Brasil.pdf.txtExtracted texttext/plain311725https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31536/3/Se%20s%c3%a3o%20Consumidores%2c%20por%20que%20n%c3%a3o%20estud%c3%a1-los%e2%80%9d%20-%20O%20Marketing%20Isl%c3%a2mico%20e%20o%20Perfil%20dos%20Consumidores%20Mu%c3%a7ulmanos%20no%20Brasil.pdf.txtb85432eb5db4e5864b6a00be34906944MD53ORIGINALSe são Consumidores, por que não estudá-los” - O Marketing Islâmico e o Perfil dos Consumidores Muçulmanos no Brasil.pdfSe são Consumidores, por que não estudá-los” - O Marketing Islâmico e o Perfil dos Consumidores Muçulmanos no Brasil.pdfapplication/pdf2486341https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31536/1/Se%20s%c3%a3o%20Consumidores%2c%20por%20que%20n%c3%a3o%20estud%c3%a1-los%e2%80%9d%20-%20O%20Marketing%20Isl%c3%a2mico%20e%20o%20Perfil%20dos%20Consumidores%20Mu%c3%a7ulmanos%20no%20Brasil.pdf7fbe4cad68bea756328d94b3101c5cf0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31536/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD521843/315362019-12-13 03:25:40.514oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-12-13T06:25:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Se são consumidores, por que não estudá-los?”: o marketing islâmico e o perfil do consumidor muçulmano no Brasil
title “Se são consumidores, por que não estudá-los?”: o marketing islâmico e o perfil do consumidor muçulmano no Brasil
spellingShingle “Se são consumidores, por que não estudá-los?”: o marketing islâmico e o perfil do consumidor muçulmano no Brasil
Jefferson Oliveira da Silva Lacerda
Islã
Muçulmano
Marketing
Consumo
Produtos Halal
Consumo (Economia)
Marketing
Muçulmanos
title_short “Se são consumidores, por que não estudá-los?”: o marketing islâmico e o perfil do consumidor muçulmano no Brasil
title_full “Se são consumidores, por que não estudá-los?”: o marketing islâmico e o perfil do consumidor muçulmano no Brasil
title_fullStr “Se são consumidores, por que não estudá-los?”: o marketing islâmico e o perfil do consumidor muçulmano no Brasil
title_full_unstemmed “Se são consumidores, por que não estudá-los?”: o marketing islâmico e o perfil do consumidor muçulmano no Brasil
title_sort “Se são consumidores, por que não estudá-los?”: o marketing islâmico e o perfil do consumidor muçulmano no Brasil
author Jefferson Oliveira da Silva Lacerda
author_facet Jefferson Oliveira da Silva Lacerda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ricardo Teixeira Veiga
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2160652000585374
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marcio Augusto Gonçalves
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luiz Rodrigo Cunha Moura
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Gustavo Quiroga Souki
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Agnaldo Keiti Higuchi
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9048410581043359
dc.contributor.author.fl_str_mv Jefferson Oliveira da Silva Lacerda
contributor_str_mv Ricardo Teixeira Veiga
Marcio Augusto Gonçalves
Luiz Rodrigo Cunha Moura
Gustavo Quiroga Souki
Agnaldo Keiti Higuchi
dc.subject.por.fl_str_mv Islã
Muçulmano
Marketing
Consumo
Produtos Halal
topic Islã
Muçulmano
Marketing
Consumo
Produtos Halal
Consumo (Economia)
Marketing
Muçulmanos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Consumo (Economia)
Marketing
Muçulmanos
description De acordo com dados do último Censo Demográfico, no Brasil, a comunidade Islâmica tem apresentado um crescimento de aproximadamente 30% do número de muçulmanos. Para as instituições islâmicas brasileiras atualmente o número de seguidores ultrapassa 1 milhão de fiéis (RIBEIRO, 2012; CARDOSO, 2015). Tais indivíduos possuem como regra de fé e prática os escritos do Alcorão, o qual apresenta os princípios da religião e dentre estas obrigações encontra-se o consumo de produtos halal. Sabendo disso, a presente tese, de viés quantitativo, tem como objetivo principal avaliar a correlação entre a religiosidade islâmica e o consumo de produtos halal, bem como traçar o perfil do consumidor muçulmano no Brasil. Para tal, desenvolveu-se e validou-se uma escala que mensura tais construtos, e para tal, seguiram-se as etapas apresentadas por Costa (2011). A escala foi aplicada em dois momentos, sendo a primeira amostragem aplicada com 206 muçulmanos e a segunda amostra com 260. No tocante ao nível de fidedignidade (Alfa de Cronbach), a escala apresentou um valor considerado estatisticamente satisfatório, isto é, α = 0,86. Desse modo, obtiveram-se nove dimensões de análise que através do ranking médio apresentaram o nível de concordância dos itens presentes no construto, bem como aponta para a correlação existente entre religiosidade islâmica e consumo.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-12T18:30:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-12T18:30:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/31536
url http://hdl.handle.net/1843/31536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31536/3/Se%20s%c3%a3o%20Consumidores%2c%20por%20que%20n%c3%a3o%20estud%c3%a1-los%e2%80%9d%20-%20O%20Marketing%20Isl%c3%a2mico%20e%20o%20Perfil%20dos%20Consumidores%20Mu%c3%a7ulmanos%20no%20Brasil.pdf.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31536/1/Se%20s%c3%a3o%20Consumidores%2c%20por%20que%20n%c3%a3o%20estud%c3%a1-los%e2%80%9d%20-%20O%20Marketing%20Isl%c3%a2mico%20e%20o%20Perfil%20dos%20Consumidores%20Mu%c3%a7ulmanos%20no%20Brasil.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31536/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b85432eb5db4e5864b6a00be34906944
7fbe4cad68bea756328d94b3101c5cf0
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589343074320384