Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_592ef081dd35a6776ba039ccdaf2fda8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EABA-9DEJDW
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Ana Rafaela Correia FerreiraAndré Augusto DeodatoWarley Machado CorreiaNathalia Aparecida Alves de Castro Santos2019-08-14T08:21:00Z2019-08-14T08:21:00Z2013-10-09http://hdl.handle.net/1843/EABA-9DEJDWEsta pesquisa apresenta uma abordagem investigativa sobre a Geometria Analítica, tendo como foco principal a marcação de pontos no plano cartesiano. Foi realizada uma série com três atividades aplicadas em uma turma de 3º ano do Ensino Médio na modalidade EJA, de uma escola estadual de Minas Gerais. A sequência proposta envolveu desde uma atividade lúdica até a resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para analisar os resultados das tarefas, nos baseamos no estudo de textos referentes ao ensino da matemática, ao ensino de matemática na EJA e estudos sobre a EJA de forma geral. Os resultados encontrados parecem revelar as potencialidades do trabalho com atividades de abordagem investigativa nas aulas da EJA. no 3º ano do Ensino Médio na modalidade EJA.This research presents an investigative approach on the Analytic Geometry, focusing mainly marking points in the Cartesian plane. We performed a series with three activities implemented in a class of 3rd year of high school in the EJA, a state school in Minas Gerais. The proposed sequence involved from a leisure activity to the resolution of issues of National Secondary Education Examination (ENEM). To analyze the results of the tasks, we rely on the study of texts related to teaching mathematics, teaching mathematics in adult education and studies on the EJA in general. The results seem to reveal the potential of working with activities investigative approach in adult education classes. in the 3rd year of high school in the EJA.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatemáticaEducação de Jovens e AdultosEnsino- AprendizagemO ensino da matemáticaPlano CatersianoAtividades exploratórias sobre plano cartesiano para o ensino de geometria analítica na educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_nathaliaaparecida.pdfapplication/pdf1051570https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EABA-9DEJDW/1/monografia_nathaliaaparecida.pdfd2d1393c1ab403d41b5ade5c52a262a5MD51TEXTmonografia_nathaliaaparecida.pdf.txtmonografia_nathaliaaparecida.pdf.txtExtracted texttext/plain60481https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EABA-9DEJDW/2/monografia_nathaliaaparecida.pdf.txtce071a6d231c6744e600d7dca0f29addMD521843/EABA-9DEJDW2019-11-14 15:41:12.549oai:repositorio.ufmg.br:1843/EABA-9DEJDWRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:41:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548127701958656