Origens do realismo na teoria estética marxista do entreguerra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcos Rogério Cordeiro Fernandes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Alysson Quirino Siffert
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2016v20n39p22
http://hdl.handle.net/1843/48555
Resumo: O objetivo deste artigo é apontar como percursos intelectuais distintos, na primeira metade do século XX, levaram importantes nomes da teoria estética a um método marxista comum, incorporado às discussões literárias no período entreguerras. Nesse sentido, busca-se demonstrar como o período formativo mais idealista do círculo de Bakhtin e dos formalistas russos, bem como o de György Lukács e de Walter Benjamin, não impediram que suas obras culminassem numa noção mais dialética e historicizada sobre o conceito estético de realismo. Assim, buscaremos enfatizar que a ideia de uma condensação não mecânica da realidade na forma artística é a baliza central de todos esses autores, e é o que, em última instância, mais unifica que aparta suas distintas teorias.
id UFMG_59bdbacbeabe4dd9b9cc01d686365144
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/48555
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-01-02T14:19:29Z2023-01-02T14:19:29Z201620392243https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2016v20n39p222358-3428http://hdl.handle.net/1843/48555O objetivo deste artigo é apontar como percursos intelectuais distintos, na primeira metade do século XX, levaram importantes nomes da teoria estética a um método marxista comum, incorporado às discussões literárias no período entreguerras. Nesse sentido, busca-se demonstrar como o período formativo mais idealista do círculo de Bakhtin e dos formalistas russos, bem como o de György Lukács e de Walter Benjamin, não impediram que suas obras culminassem numa noção mais dialética e historicizada sobre o conceito estético de realismo. Assim, buscaremos enfatizar que a ideia de uma condensação não mecânica da realidade na forma artística é a baliza central de todos esses autores, e é o que, em última instância, mais unifica que aparta suas distintas teorias.The aim of this article is to point out how different intellectual paths throughout the first half of the twentieth century took important names of aesthetic theory to a common Marxist method, incorporated into literary discussions in the interwar period. In this sense, we seek to demonstrate how the more idealistic formative period of the Bakhtin Circle and the Russian formalists, as well of György Lukács and Walter Benjamin, did not prevent that these works culminated in a more dialectical and historicized notion about realism’s aesthetic concept. Thus, we will seek to emphasize that the idea of a non-mechanical condensation of reality in artistic form is the central base of all these authors, and is what ultimately unifies rather than separates their different theories.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASScriptaRealismo na literaturaBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975. - Crítica e interpretaçãoLukács, György, 1885-1971. - Crítica e interpretaçãoBenjamin, Walter, $d 1892-1940. - Crítica e interpretaçãoLiteratura - EstéticaFilosofia marxistaRealismoMarxismoBakhtinLukácsBenjaminOrigens do realismo na teoria estética marxista do entreguerraOrigins of realism in the marxist aesthetic theory of the interwar yearsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2016v20n39p22Marcos Rogério Cordeiro FernandesAlysson Quirino Siffertapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48555/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALOrigens do realismo na teoria estética marxista do entreguerra.pdfOrigens do realismo na teoria estética marxista do entreguerra.pdfapplication/pdf223805https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48555/2/Origens%20do%20realismo%20na%20teoria%20est%c3%a9tica%20marxista%20do%20entreguerra.pdfae3d439b69ce4af53911f413be12e24eMD521843/485552023-01-02 11:19:30.061oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-01-02T14:19:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Origens do realismo na teoria estética marxista do entreguerra
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Origins of realism in the marxist aesthetic theory of the interwar years
title Origens do realismo na teoria estética marxista do entreguerra
spellingShingle Origens do realismo na teoria estética marxista do entreguerra
Marcos Rogério Cordeiro Fernandes
Realismo
Marxismo
Bakhtin
Lukács
Benjamin
Realismo na literatura
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975. - Crítica e interpretação
Lukács, György, 1885-1971. - Crítica e interpretação
Benjamin, Walter, $d 1892-1940. - Crítica e interpretação
Literatura - Estética
Filosofia marxista
title_short Origens do realismo na teoria estética marxista do entreguerra
title_full Origens do realismo na teoria estética marxista do entreguerra
title_fullStr Origens do realismo na teoria estética marxista do entreguerra
title_full_unstemmed Origens do realismo na teoria estética marxista do entreguerra
title_sort Origens do realismo na teoria estética marxista do entreguerra
author Marcos Rogério Cordeiro Fernandes
author_facet Marcos Rogério Cordeiro Fernandes
Alysson Quirino Siffert
author_role author
author2 Alysson Quirino Siffert
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcos Rogério Cordeiro Fernandes
Alysson Quirino Siffert
dc.subject.por.fl_str_mv Realismo
Marxismo
Bakhtin
Lukács
Benjamin
topic Realismo
Marxismo
Bakhtin
Lukács
Benjamin
Realismo na literatura
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975. - Crítica e interpretação
Lukács, György, 1885-1971. - Crítica e interpretação
Benjamin, Walter, $d 1892-1940. - Crítica e interpretação
Literatura - Estética
Filosofia marxista
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Realismo na literatura
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975. - Crítica e interpretação
Lukács, György, 1885-1971. - Crítica e interpretação
Benjamin, Walter, $d 1892-1940. - Crítica e interpretação
Literatura - Estética
Filosofia marxista
description O objetivo deste artigo é apontar como percursos intelectuais distintos, na primeira metade do século XX, levaram importantes nomes da teoria estética a um método marxista comum, incorporado às discussões literárias no período entreguerras. Nesse sentido, busca-se demonstrar como o período formativo mais idealista do círculo de Bakhtin e dos formalistas russos, bem como o de György Lukács e de Walter Benjamin, não impediram que suas obras culminassem numa noção mais dialética e historicizada sobre o conceito estético de realismo. Assim, buscaremos enfatizar que a ideia de uma condensação não mecânica da realidade na forma artística é a baliza central de todos esses autores, e é o que, em última instância, mais unifica que aparta suas distintas teorias.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-02T14:19:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-02T14:19:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/48555
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2016v20n39p22
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2358-3428
url https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2016v20n39p22
http://hdl.handle.net/1843/48555
identifier_str_mv 2358-3428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Scripta
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FALE - FACULDADE DE LETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48555/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48555/2/Origens%20do%20realismo%20na%20teoria%20est%c3%a9tica%20marxista%20do%20entreguerra.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
ae3d439b69ce4af53911f413be12e24e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676914399641600