O "omelete ecumênico" : reescritas do (outro) sertão no Corpo de baile de Guimarães Rosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Danilo Almeida Patricio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AWFM8V
Resumo: O presente trabalho concebe Corpo de Baile, conjunto de novelas publicadas por Guimarães Rosa em 1956, como reescrita do sertão brasileiro que confronta noções generalistas da história, homogeneidades de tempo e espaço. Trata-se de uma reconfiguração realizada nas singularidades do literário. Elas apresentam um outro sertão no corpo ficcional, entre violências e sexualidades que confrontam moralidades e expectativas de um sertão estático. Assim, concebe-se Corpo de Baile como um emaranhado de repertórios, que, na peculiaridade de forma literária e ritmo narrativo, imagens e sons em dança, gera novas possibilidades de leituras do sertão brasileiro, na dimensão narrativa da obra que metaforiza a própria existência do artístico, aqui concebido também como forma de escrever a história, ampliando suas possibilidades de reflexão e leitura. Dessa forma, percorremos caminhos de Corpo de Baile dialogando com as questões relacionadas ao campo da Escrita da História, pensadas principalmente a partir do historiador francês Michel de Certeau. Dessa maneira, a expressão omelete ecumênico, utilizada por Guimarães Rosa aludindo ao artístico, sua produção e exposição, é nesse trabalho pensada e desenvolvida como reunião de lugares diversos que são postos em movimento na ficção. Esta, dessa maneira, é gerada no fazer do livro, através dos encontros entre o escritor e seus outros: pessoas, vivências e repertórios que atravessam os percursos de Guimarães Rosa. Dessa forma, a ficção passa a ser uma crença professada na dimensão de viagem da história, produzida em sua escrita, realizada no estético Corpo de Baile também como contestação de um resgate fiel do sertão. Assim, lemos a concretude da história na reconfiguração de passados reescritos no poético da obra, sua forma de dança, aberta e inacabada, que se prolonga nas infinitas possibilidades de leituras do conjunto de novelas rosianas
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Assim, concebe-se Corpo de Baile como um emaranhado de repertórios, que, na peculiaridade de forma literária e ritmo narrativo, imagens e sons em dança, gera novas possibilidades de leituras do sertão brasileiro, na dimensão narrativa da obra que metaforiza a própria existência do artístico, aqui concebido também como forma de escrever a história, ampliando suas possibilidades de reflexão e leitura. Dessa forma, percorremos caminhos de Corpo de Baile dialogando com as questões relacionadas ao campo da Escrita da História, pensadas principalmente a partir do historiador francês Michel de Certeau. Dessa maneira, a expressão omelete ecumênico, utilizada por Guimarães Rosa aludindo ao artístico, sua produção e exposição, é nesse trabalho pensada e desenvolvida como reunião de lugares diversos que são postos em movimento na ficção. Esta, dessa maneira, é gerada no fazer do livro, através dos encontros entre o escritor e seus outros: pessoas, vivências e repertórios que atravessam os percursos de Guimarães Rosa. Dessa forma, a ficção passa a ser uma crença professada na dimensão de viagem da história, produzida em sua escrita, realizada no estético Corpo de Baile também como contestação de um resgate fiel do sertão. Assim, lemos a concretude da história na reconfiguração de passados reescritos no poético da obra, sua forma de dança, aberta e inacabada, que se prolonga nas infinitas possibilidades de leituras do conjunto de novelas rosianasThe present work conceives Corpo de Baile Book, set of novels published by Guimarães Rosa in 1956, as a rewriting of the Brazilian sertão that confronts globalizing notions of history, homogeneities of time and space. This is a reconfiguration in the literaty´s singularities. They present another sertão in the fictional body, between violence and sexuality that confronts the moralities and expectations of a static backwoods. Thus, Corpo de Baile is conceived as a tangle of repertoires, which, in the peculiarity of literary form and narrative rhythm, images and sounds in dance, generates new possibilities of readings of the Brazilian sertão, in the narrative dimension of the work that metaphorizes the very existence narrative of the artistic, thinking as a way of writing history. In this way, we understand Corpo de Baile dialoguing with the issues related to the field of Writing of History, thought mainly from the French historian Michel de Certeau. In this way, the expression "omelete ecumênico", used by Guimarães Rosa alluding to the artistic, its production and exhibition, is thought of in this work as a meeting of diverse places that are set in motion in fiction. It is generated in the making of the book through the meetings between the writer and his others, people, experiences and repertoires that cross the paths of Guimarães Rosa. In this way, fiction becomes a 'belief' professed in the travel dimension of history, produced in its writing, performed in the aesthetic Corpo de Baile Book also as a contestation of a 'faithful rescue' of the sertão. Thus, we read the concreteness of history in the reconfiguration of past rewritten in the poetic of the work, its form of dance, open and unfinished, which extends in the infinite possibilities of readings of the set of Rosianas novelsUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGCerteau, MichelHistóriaRosa, João Guimarães, 1908-1967Corpo de baileNarrativasLeiturasSertãoGuimarães rosaHistóriaReescritasPoéticoO "omelete ecumênico" : reescritas do (outro) sertão no Corpo de baile de Guimarães Rosainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_danilo_almeida_patr_cio.pdfapplication/pdf3776351https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AWFM8V/1/tese_danilo_almeida_patr_cio.pdfa868c542a0eb90dfc7e4743acb0ba34cMD51TEXTtese_danilo_almeida_patr_cio.pdf.txttese_danilo_almeida_patr_cio.pdf.txtExtracted texttext/plain792147https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AWFM8V/2/tese_danilo_almeida_patr_cio.pdf.txtfbfca0863011ce0d17097726a3c4a3beMD521843/BUBD-AWFM8V2019-11-14 16:31:03.624oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AWFM8VRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:31:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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