Confusão de consoantes e geometria de traços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lílian Marinho dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-96GNQW
Resumo: A percepção da fala interfere diretamente na comunicação eficiente do dia a dia e é dependente da adequada integração das habilidades auditivas para o reconhecimento eficaz das consoantes no silêncio e no ruído. Uma representação dos sons fala, por meio dos traços distintivos, é a teoria da geometria de traços, que propõe uma organização hierárquica dos sons. Constituem objetivos desta dissertação: a) Caracterizar o desempenho de sujeitos adultos nas tarefas de percepção de consoantes em diferentes tipos de ruído em um mesmo contexto; b) Explicitar a associação entre a teoria da geometria de traços e a percepção de consoantes; e c) Testar se quanto mais traços distintivos as consoantes compartilham menor a distância entre os sons; ou seja, são mais confusos. Material e Métodos: Trata-se de um estudo experimental com medidas repetidas. A coleta de dados da pesquisa foi dividida em duas etapas: 1) Avaliação preliminar, cujo propósito foi selecionar para a amostra sujeitos com audição periférica e processamento auditivo dentro do padrão de normalidade; e 2) Avaliação da percepção de consoantes, cujo objetivo foi verificar a confusão das consoantes [p], [t], [d], [k], [f], [v], [] e [] seguidas da vogal [a], em meio ao ruído branco e ao ruído de festa nas relações sinal ruído igual a 0 e +5dB (NS). Resultados: No ruído branco, nas relações sinal ruído igual a 0 e +5dB (NS), foram encontradas em maior número as confusões: [f] [p], [] [k] e [] []. No ruído festa, nas relações sinal ruído igual a 0 e + 5dB (NS), foram mais encontradas as confusões: [f] [p], [v] [p] e [v] [f] e [t] [d]. Tanto para ruído branco quanto para ruído festa, a confusão encontrada mais frequentemente foi entre [f] e [p]. Observou-se um padrão diferente de confusão em relação aos ruídos branco e festa, em que o percentual de erros na maioria dos casos foi maior no ruído festa. Quanto aos traços distintivos, observou-se que quanto mais traços distintivos as consoantes compartilham mais confusos eles são. Um maior número de confusões ocorre na parte inferior da árvore da hierarquia de traços, no nó de ponto de consoante; A diferença observada no desempenho dos sujeitos em relação aos tipos de ruído é difícil de se explicar somente a partir da geometria de traços. Conclusão: Os ruídos branco e festa afetam diretamente a percepção das consoantes de forma diferente. A geometria de traços não explica totalmente as confusões das consoantes encontradas nos ruídos, mas foi verificada sua previsão de que quanto mais traços distintivos os pares de consoantes compartilham mais confusos eles são. Palavras chave: percepção da fala, audição
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Material e Métodos: Trata-se de um estudo experimental com medidas repetidas. A coleta de dados da pesquisa foi dividida em duas etapas: 1) Avaliação preliminar, cujo propósito foi selecionar para a amostra sujeitos com audição periférica e processamento auditivo dentro do padrão de normalidade; e 2) Avaliação da percepção de consoantes, cujo objetivo foi verificar a confusão das consoantes [p], [t], [d], [k], [f], [v], [] e [] seguidas da vogal [a], em meio ao ruído branco e ao ruído de festa nas relações sinal ruído igual a 0 e +5dB (NS). Resultados: No ruído branco, nas relações sinal ruído igual a 0 e +5dB (NS), foram encontradas em maior número as confusões: [f] [p], [] [k] e [] []. No ruído festa, nas relações sinal ruído igual a 0 e + 5dB (NS), foram mais encontradas as confusões: [f] [p], [v] [p] e [v] [f] e [t] [d]. Tanto para ruído branco quanto para ruído festa, a confusão encontrada mais frequentemente foi entre [f] e [p]. Observou-se um padrão diferente de confusão em relação aos ruídos branco e festa, em que o percentual de erros na maioria dos casos foi maior no ruído festa. Quanto aos traços distintivos, observou-se que quanto mais traços distintivos as consoantes compartilham mais confusos eles são. Um maior número de confusões ocorre na parte inferior da árvore da hierarquia de traços, no nó de ponto de consoante; A diferença observada no desempenho dos sujeitos em relação aos tipos de ruído é difícil de se explicar somente a partir da geometria de traços. Conclusão: Os ruídos branco e festa afetam diretamente a percepção das consoantes de forma diferente. A geometria de traços não explica totalmente as confusões das consoantes encontradas nos ruídos, mas foi verificada sua previsão de que quanto mais traços distintivos os pares de consoantes compartilham mais confusos eles são. Palavras chave: percepção da fala, audiçãoThe speech perception directly interferes with effective communication of day to day and is dependent on the proper integration of auditory skills for the effective recognition of consonants in quiet and in noise. A representation of speech sounds by means of distinctive features is the geometry of feature theory, which proposes a hierarchical organization of sounds. The objectives of this thesis were a) characterize the performance of adult subjects in the tasks of perception of consonants in different types of noise in the same context, b) assess the association between the theory of feature geometry and the perception of consonants, c) and the distinctive features, test whether the more distinctive features consonants share, the shorter the distance between the sounds, that is, the more confused they are. Material and Methods: This is an experimental study with repeated measures. The collection of survey data was divided into two steps: 1) Preliminary, whose purpose was to select the sample to subjects with peripheral hearing and auditory processing within the normal range, 2) Assessment of the perception of consonants, whose goal was check the confusion of consonants [p], [t], [d], [k], [f], [v], [] e [] followed by the vowel [a], amid the white noise and party noise at signal-noise ratio of 0 and +5dB (NS). Results: In white noise, at signal noise ratio of 0 and +5dB (NS), were found in more confusion: [f] [p], [] [k] e [] []. In the noise party, at signal noise ratio of 0 and + 5dB (NS) were found more confusion: [f] [p], [v] [p] e [v] [f] e [t] [d]. For both white noise and for noise festival, the confusion was more frequently found between [f] and [p]. We observed a different pattern of confusion regarding the noise white and party, where the percentage of errors in most cases was higher in the noise party. As for distinctive features, it was observed that the more distinctive features of consonants share, the more confused they are. A more confusion occurs at the bottom of the hierarchy tree of features, in node depending point; The difference among the groups regarding the types of noise are difficult to explain only from the geometry of features. Conclusion: We conclude that the noise white and noise party are directly affect the perception of consonants differently. Geometry of features does not fully explain the confusion of consonants found in the noise, but his prediction was verified that the more distinctive features pairs of consonants share, the more confused they are.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRuidos MediçãoFonética acústicaFonéticaLingua portuguesa ConsoantesPercepção da falaDisturbios da audiçãopercepcao da falaaudicaoConfusão de consoantes e geometria de traçosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1490m.pdfapplication/pdf1011021https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-96GNQW/1/1490m.pdf7c268949be32e019d6b86fb8aa354b59MD51TEXT1490m.pdf.txt1490m.pdf.txtExtracted texttext/plain122772https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-96GNQW/2/1490m.pdf.txtb5b81615f519712ef051ff6cb3f9669bMD521843/LETR-96GNQW2019-11-14 03:38:56.699oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-96GNQWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:38:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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