Léxico e livro didático: estratégias para o desenvolvimento da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Flavia Torquetti Domingues Cruz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9VYMJL
Resumo: Os avanços conquistados nas últimas décadas no que diz respeito ao ensino de língua materna atribuem ao texto, seja à sua leitura ou à sua escrita, protagonismo nas salas de aula, o quedesconstrói as práticas escolares que superestimam o ensino da gramática normativa. Emconsonância com as propostas que aliam a língua em uso às demandas pedagógicas, estudiosos do léxico têm buscado alternativas para um tratamento mais assertivo de tal aspecto nesse contexto, uma vez que ele vem sendo negligenciado por professores e por autores de materiais didáticos, embora a palavra constitua, em sua essência, qualquer texto verbal. Diante das poucas evoluções percebidas no tratamento dado ao léxico em materiais didáticos, o que repercutenegativamente, por exemplo, nas habilidades de leitura a serem desenvolvidas por alunosleitores, o presente trabalho em Linguística Aplicada visa a elencar estratégias que aliem os ensinos de léxico e de leitura a partir de uma perspectiva textual. Outro propósito destadissertação é compreender como a coleção didática destinada ao ensino fundamental intitulada Projeto Teláris Português associa os aspectos supracitados, o que levou à proposição de reformulação de alguns dos exercícios de tais livros didáticos. Apoiando-se, assim, naLinguística Textual e nas pesquisas realizadas por Orlandi (1999), Travaglia (2002), Antunes (2003), DellIsola (2005), Ferraz (2006), Elias e Koch (2012) e Kock (2014), este trabalho pretende contribuir para o desenvolvimento das competências linguísticas de alunos brasileiros.
id UFMG_5b1c3384adfff1bd34d6f731eb7ca5e3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9VYMJL
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Aderlande Pereira FerrazEvelyne Jeanne A A M D MadureiraEliana Dias MatosAna Flavia Torquetti Domingues Cruz2019-08-14T03:10:19Z2019-08-14T03:10:19Z2015-02-26http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9VYMJLOs avanços conquistados nas últimas décadas no que diz respeito ao ensino de língua materna atribuem ao texto, seja à sua leitura ou à sua escrita, protagonismo nas salas de aula, o quedesconstrói as práticas escolares que superestimam o ensino da gramática normativa. Emconsonância com as propostas que aliam a língua em uso às demandas pedagógicas, estudiosos do léxico têm buscado alternativas para um tratamento mais assertivo de tal aspecto nesse contexto, uma vez que ele vem sendo negligenciado por professores e por autores de materiais didáticos, embora a palavra constitua, em sua essência, qualquer texto verbal. Diante das poucas evoluções percebidas no tratamento dado ao léxico em materiais didáticos, o que repercutenegativamente, por exemplo, nas habilidades de leitura a serem desenvolvidas por alunosleitores, o presente trabalho em Linguística Aplicada visa a elencar estratégias que aliem os ensinos de léxico e de leitura a partir de uma perspectiva textual. Outro propósito destadissertação é compreender como a coleção didática destinada ao ensino fundamental intitulada Projeto Teláris Português associa os aspectos supracitados, o que levou à proposição de reformulação de alguns dos exercícios de tais livros didáticos. Apoiando-se, assim, naLinguística Textual e nas pesquisas realizadas por Orlandi (1999), Travaglia (2002), Antunes (2003), DellIsola (2005), Ferraz (2006), Elias e Koch (2012) e Kock (2014), este trabalho pretende contribuir para o desenvolvimento das competências linguísticas de alunos brasileiros.The advances made in recent decades with regard to mother tongue teaching attach to the text, in reading or in writing, an important role in the classroom, which deconstructs the school practices that overestimate the teaching of grammar rules. In line with the proposals thatcombine the used language to the pedagogical demands, lexicons scholars have sought alternatives to a more assertive treatment of this aspect in this context, since it has been neglected by teachers and authors of teaching materials, although the word constitutes, inessence, any verbal text. Faced with few changes perceived in the treatment of the lexicon in teaching materials, which has negative repercussions, for example, in reading skills to be developed by students-readers, this study in Applied Linguistics aims to list the strategies that combine the lexicon teaching and reading from a text view. Another purpose of this work is to understand how the teaching collection intended for elementary school entitled Projeto Teláris Português (Telaris Project Portuguese) combines the above aspects, which led to the proposal to reformulate some of the exercises of such textbooks. Relying, as well, in Linguisticsand researches made by Orlandi (1999), Travaglia (2002), Antunes (2003), Dell'Isola (2005), Ferraz (2006), Elias and Koch (2012) and Kock (2014), this paper intends to contribute to the development of language skills of Brazilian students.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLeituraLingüística aplicadaLivros didáticos AvaliaçãoLingua portuguesa EscritaLingüística textualLíngua portuguesa LexicologiaLíngua portuguesa Estudo e ensinoPrática de ensinolivro didáticoleituraCompetência lexicalensinoLéxico e livro didático: estratégias para o desenvolvimento da leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_vers_o_mar_o.pdfapplication/pdf13679881https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9VYMJL/1/disserta__o_vers_o_mar_o.pdfbfbaabfc3afa1afda539ce57a1948d0bMD51TEXTdisserta__o_vers_o_mar_o.pdf.txtdisserta__o_vers_o_mar_o.pdf.txtExtracted texttext/plain362285https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9VYMJL/2/disserta__o_vers_o_mar_o.pdf.txt7489b6ea499cf7594478279202b0aad3MD521843/MGSS-9VYMJL2019-11-14 14:16:09.246oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9VYMJLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:16:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Léxico e livro didático: estratégias para o desenvolvimento da leitura
title Léxico e livro didático: estratégias para o desenvolvimento da leitura
spellingShingle Léxico e livro didático: estratégias para o desenvolvimento da leitura
Ana Flavia Torquetti Domingues Cruz
livro didático
leitura
Competência lexical
ensino
Leitura
Lingüística aplicada
Livros didáticos Avaliação
Lingua portuguesa Escrita
Lingüística textual
Língua portuguesa Lexicologia
Língua portuguesa Estudo e ensino
Prática de ensino
title_short Léxico e livro didático: estratégias para o desenvolvimento da leitura
title_full Léxico e livro didático: estratégias para o desenvolvimento da leitura
title_fullStr Léxico e livro didático: estratégias para o desenvolvimento da leitura
title_full_unstemmed Léxico e livro didático: estratégias para o desenvolvimento da leitura
title_sort Léxico e livro didático: estratégias para o desenvolvimento da leitura
author Ana Flavia Torquetti Domingues Cruz
author_facet Ana Flavia Torquetti Domingues Cruz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aderlande Pereira Ferraz
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Evelyne Jeanne A A M D Madureira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Eliana Dias Matos
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Flavia Torquetti Domingues Cruz
contributor_str_mv Aderlande Pereira Ferraz
Evelyne Jeanne A A M D Madureira
Eliana Dias Matos
dc.subject.por.fl_str_mv livro didático
leitura
Competência lexical
ensino
topic livro didático
leitura
Competência lexical
ensino
Leitura
Lingüística aplicada
Livros didáticos Avaliação
Lingua portuguesa Escrita
Lingüística textual
Língua portuguesa Lexicologia
Língua portuguesa Estudo e ensino
Prática de ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Leitura
Lingüística aplicada
Livros didáticos Avaliação
Lingua portuguesa Escrita
Lingüística textual
Língua portuguesa Lexicologia
Língua portuguesa Estudo e ensino
Prática de ensino
description Os avanços conquistados nas últimas décadas no que diz respeito ao ensino de língua materna atribuem ao texto, seja à sua leitura ou à sua escrita, protagonismo nas salas de aula, o quedesconstrói as práticas escolares que superestimam o ensino da gramática normativa. Emconsonância com as propostas que aliam a língua em uso às demandas pedagógicas, estudiosos do léxico têm buscado alternativas para um tratamento mais assertivo de tal aspecto nesse contexto, uma vez que ele vem sendo negligenciado por professores e por autores de materiais didáticos, embora a palavra constitua, em sua essência, qualquer texto verbal. Diante das poucas evoluções percebidas no tratamento dado ao léxico em materiais didáticos, o que repercutenegativamente, por exemplo, nas habilidades de leitura a serem desenvolvidas por alunosleitores, o presente trabalho em Linguística Aplicada visa a elencar estratégias que aliem os ensinos de léxico e de leitura a partir de uma perspectiva textual. Outro propósito destadissertação é compreender como a coleção didática destinada ao ensino fundamental intitulada Projeto Teláris Português associa os aspectos supracitados, o que levou à proposição de reformulação de alguns dos exercícios de tais livros didáticos. Apoiando-se, assim, naLinguística Textual e nas pesquisas realizadas por Orlandi (1999), Travaglia (2002), Antunes (2003), DellIsola (2005), Ferraz (2006), Elias e Koch (2012) e Kock (2014), este trabalho pretende contribuir para o desenvolvimento das competências linguísticas de alunos brasileiros.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T03:10:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T03:10:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9VYMJL
url http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9VYMJL
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9VYMJL/1/disserta__o_vers_o_mar_o.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9VYMJL/2/disserta__o_vers_o_mar_o.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bfbaabfc3afa1afda539ce57a1948d0b
7489b6ea499cf7594478279202b0aad3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589268513226752