As charges de Quinho como contraponto crítico no contexto da infodemia e da Pandemia de Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adriana de Oliveira Petrocchi
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/45853
https://orcid.org/0000-0003-0847-4238
Resumo: Essa dissertação pretende descrever as redes textuais produzidas por charges do cartunista Quinho como um contraponto aos efeitos da desinformação criada no contexto pandêmico da Covid-19 que, conforme a Organização Pan-Americana de Saúde, gerou uma pandemia paralela - a Infodemia - a qual, consequentemente, tem levado à fragilização da saúde pública, sobretudo no caso brasileiro. O cartunista foi escolhido por sua atuação em defesa do controle da pandemia e da divulgação de informações confiáveis; pela presença predominantemente imagética de suas obras e pela circulação de seu trabalho em mídias diversas, utilizando - em paralelo às publicações no Instagram e no jornal Estado de Minas, onde atua - outros meios digitais como Facebook e Twitter, oferecendo formas complementares e alternativas de veiculação e circulação de sua obra, atingindo assim um público diversificado que se manifesta nos comentários em torno de suas charges. O proceder metodológico será inicialmente bibliográfico, em torno de três eixos centrais desta pesquisa: desinformação, infodemia/saúde e charge/meme. Em seguida se moverá para uma base documentacional quantitativa na qual as charges de Quinho serão coletadas entre dezembro de 2019 (início da pandemia, como indicado pela Organização Mundial de Saúde) até as Olimpíadas de Tóquio, em agosto de 2021 (primeiro grande evento coletivo realizado sob fase vacinal em consolidação, mas ainda sob rígidas precauções sanitárias). Em seguida, uma amostragem qualitativa será estabelecida: as charges serão organizadas conforme sua categorização em quatro fases pandêmicas: preparação e alerta; contenção; transmissão sustentada e recuperação, filtradas pelas mais curtidas no Instagram do artista. Definida a obra para cada fase, será apresentada então análise verbovisual sobre a charge escolhida e a relação com a rede textual próxima a seu arco temporal, considerando-se aí os acontecimentos noticiosos - representados sobretudo pelas manchetes dos veículos de imprensa - os memes em circulação e os comentários das charges. Conclui-se que a potência da obra analisada de Quinho está, de um lado, como ferramenta verbovisual de apoio aos esforços da saúde pública e divulgação científica e, por outro, como oposição à desinformação, sobretudo na crítica contundente à postura do atual governo brasileiro diante da pandemia de Covid-19.
id UFMG_5bd0c7d4a66f6be209161657a8f45ed2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/45853
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Nísio Antônio Teixeira Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/4229136782672980Geane Carvalho AlzamoraBruno Souza Lealhttp://lattes.cnpq.br/5927907688481059Adriana de Oliveira Petrocchi2022-10-02T21:17:16Z2022-10-02T21:17:16Z2022-07-05http://hdl.handle.net/1843/45853https://orcid.org/0000-0003-0847-4238Essa dissertação pretende descrever as redes textuais produzidas por charges do cartunista Quinho como um contraponto aos efeitos da desinformação criada no contexto pandêmico da Covid-19 que, conforme a Organização Pan-Americana de Saúde, gerou uma pandemia paralela - a Infodemia - a qual, consequentemente, tem levado à fragilização da saúde pública, sobretudo no caso brasileiro. O cartunista foi escolhido por sua atuação em defesa do controle da pandemia e da divulgação de informações confiáveis; pela presença predominantemente imagética de suas obras e pela circulação de seu trabalho em mídias diversas, utilizando - em paralelo às publicações no Instagram e no jornal Estado de Minas, onde atua - outros meios digitais como Facebook e Twitter, oferecendo formas complementares e alternativas de veiculação e circulação de sua obra, atingindo assim um público diversificado que se manifesta nos comentários em torno de suas charges. O proceder metodológico será inicialmente bibliográfico, em torno de três eixos centrais desta pesquisa: desinformação, infodemia/saúde e charge/meme. Em seguida se moverá para uma base documentacional quantitativa na qual as charges de Quinho serão coletadas entre dezembro de 2019 (início da pandemia, como indicado pela Organização Mundial de Saúde) até as Olimpíadas de Tóquio, em agosto de 2021 (primeiro grande evento coletivo realizado sob fase vacinal em consolidação, mas ainda sob rígidas precauções sanitárias). Em seguida, uma amostragem qualitativa será estabelecida: as charges serão organizadas conforme sua categorização em quatro fases pandêmicas: preparação e alerta; contenção; transmissão sustentada e recuperação, filtradas pelas mais curtidas no Instagram do artista. Definida a obra para cada fase, será apresentada então análise verbovisual sobre a charge escolhida e a relação com a rede textual próxima a seu arco temporal, considerando-se aí os acontecimentos noticiosos - representados sobretudo pelas manchetes dos veículos de imprensa - os memes em circulação e os comentários das charges. Conclui-se que a potência da obra analisada de Quinho está, de um lado, como ferramenta verbovisual de apoio aos esforços da saúde pública e divulgação científica e, por outro, como oposição à desinformação, sobretudo na crítica contundente à postura do atual governo brasileiro diante da pandemia de Covid-19.This dissertation intends to describe the textual networks produced by cartoons by cartoonist Quinho as a counterpoint effect of disinformation created during the Covid-19 pandemic context that, according to the Pan American Health Organization, generated a parallel pandemic - an Infodemic - which, consequently, led to the weakening of public health, especially in the Brazilian case. The cartoonist was chosen because of his work in defense of the control of the pandemic and the dissemination of reliable information; the predominantly presence of image in his works and their circulation in various media, using - in parallel with publications on Instagram and in the Estado de Minas newspaper, where he works - other digital media such as Facebook and Twitter. Theg complementary and alternative ways of propagation and circulation of his work reached a diverse audience that manifests itself in the comments surrounding his cartoons. The methodological procedure will initially be bibliographic, around three central axes of this research: disinformation, infodemic/health and cartoon/meme. It will then move to a quantitative documentary base in which Quinho's cartoons will be collected between December 2019 (beginning of the pandemic, as indicated by the World Health Organization) until the Tokyo Olympics, in August 2021 (first major collective event held the consolidation of the vaccine phase, but still under strict sanitary precautions). Then, a qualitative sampling will be established: the cartoons will be organized according to their categorization in four pandemic phases: preparation and alert; containment; sustained streaming and recovery, filtered by the artist's most likes on Instagram. Once the work has been defined for each phase, a verbo-visual analysis will then be presented on the chosen cartoons as well the relation with the textual network close to its temporal arc, considering the news events - represented mainly by the headlines of the press vehicles - the memes in circulation. and the comments on the charges. It is concluded that the power of Quinho´s work analyzed in this work is, on the one hand, a verbal-visual tool to support public health efforts and scientific dissemination and, on the other hand, an opposition to disinformation, especially a blunt criticism of the current Brazilian government's attitude towards the Covid-19 pandemic.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALDesinformaçãoPandemiaInfodemiaChargeQuinhoCovid-19As charges de Quinho como contraponto crítico no contexto da infodemia e da Pandemia de Covid-19Charges of Quinho as a critical counterpoint in the context of infodemia and the Covid-19 Pandemicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALAS CHARGES DE QUINHO COMO CONTRAPONTO CRÍTICO NO CONTEXTO DA INFODEMIA E DA PANDEMIA DE COVID-19.pdfAS CHARGES DE QUINHO COMO CONTRAPONTO CRÍTICO NO CONTEXTO DA INFODEMIA E DA PANDEMIA DE COVID-19.pdfapplication/pdf8127122https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45853/1/AS%20CHARGES%20DE%20QUINHO%20COMO%20CONTRAPONTO%20CR%c3%8dTICO%20NO%20CONTEXTO%20DA%20INFODEMIA%20E%20DA%20PANDEMIA%20DE%20COVID-19.pdf57a70c4425387cfbc99702d16e0e2cecMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45853/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/458532022-10-02 18:17:16.588oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-10-02T21:17:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As charges de Quinho como contraponto crítico no contexto da infodemia e da Pandemia de Covid-19
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Charges of Quinho as a critical counterpoint in the context of infodemia and the Covid-19 Pandemic
title As charges de Quinho como contraponto crítico no contexto da infodemia e da Pandemia de Covid-19
spellingShingle As charges de Quinho como contraponto crítico no contexto da infodemia e da Pandemia de Covid-19
Adriana de Oliveira Petrocchi
Desinformação
Pandemia
Infodemia
Charge
Quinho
Covid-19
title_short As charges de Quinho como contraponto crítico no contexto da infodemia e da Pandemia de Covid-19
title_full As charges de Quinho como contraponto crítico no contexto da infodemia e da Pandemia de Covid-19
title_fullStr As charges de Quinho como contraponto crítico no contexto da infodemia e da Pandemia de Covid-19
title_full_unstemmed As charges de Quinho como contraponto crítico no contexto da infodemia e da Pandemia de Covid-19
title_sort As charges de Quinho como contraponto crítico no contexto da infodemia e da Pandemia de Covid-19
author Adriana de Oliveira Petrocchi
author_facet Adriana de Oliveira Petrocchi
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nísio Antônio Teixeira Ferreira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4229136782672980
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Geane Carvalho Alzamora
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bruno Souza Leal
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5927907688481059
dc.contributor.author.fl_str_mv Adriana de Oliveira Petrocchi
contributor_str_mv Nísio Antônio Teixeira Ferreira
Geane Carvalho Alzamora
Bruno Souza Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Desinformação
Pandemia
Infodemia
Charge
Quinho
Covid-19
topic Desinformação
Pandemia
Infodemia
Charge
Quinho
Covid-19
description Essa dissertação pretende descrever as redes textuais produzidas por charges do cartunista Quinho como um contraponto aos efeitos da desinformação criada no contexto pandêmico da Covid-19 que, conforme a Organização Pan-Americana de Saúde, gerou uma pandemia paralela - a Infodemia - a qual, consequentemente, tem levado à fragilização da saúde pública, sobretudo no caso brasileiro. O cartunista foi escolhido por sua atuação em defesa do controle da pandemia e da divulgação de informações confiáveis; pela presença predominantemente imagética de suas obras e pela circulação de seu trabalho em mídias diversas, utilizando - em paralelo às publicações no Instagram e no jornal Estado de Minas, onde atua - outros meios digitais como Facebook e Twitter, oferecendo formas complementares e alternativas de veiculação e circulação de sua obra, atingindo assim um público diversificado que se manifesta nos comentários em torno de suas charges. O proceder metodológico será inicialmente bibliográfico, em torno de três eixos centrais desta pesquisa: desinformação, infodemia/saúde e charge/meme. Em seguida se moverá para uma base documentacional quantitativa na qual as charges de Quinho serão coletadas entre dezembro de 2019 (início da pandemia, como indicado pela Organização Mundial de Saúde) até as Olimpíadas de Tóquio, em agosto de 2021 (primeiro grande evento coletivo realizado sob fase vacinal em consolidação, mas ainda sob rígidas precauções sanitárias). Em seguida, uma amostragem qualitativa será estabelecida: as charges serão organizadas conforme sua categorização em quatro fases pandêmicas: preparação e alerta; contenção; transmissão sustentada e recuperação, filtradas pelas mais curtidas no Instagram do artista. Definida a obra para cada fase, será apresentada então análise verbovisual sobre a charge escolhida e a relação com a rede textual próxima a seu arco temporal, considerando-se aí os acontecimentos noticiosos - representados sobretudo pelas manchetes dos veículos de imprensa - os memes em circulação e os comentários das charges. Conclui-se que a potência da obra analisada de Quinho está, de um lado, como ferramenta verbovisual de apoio aos esforços da saúde pública e divulgação científica e, por outro, como oposição à desinformação, sobretudo na crítica contundente à postura do atual governo brasileiro diante da pandemia de Covid-19.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-02T21:17:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-02T21:17:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/45853
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0847-4238
url http://hdl.handle.net/1843/45853
https://orcid.org/0000-0003-0847-4238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45853/1/AS%20CHARGES%20DE%20QUINHO%20COMO%20CONTRAPONTO%20CR%c3%8dTICO%20NO%20CONTEXTO%20DA%20INFODEMIA%20E%20DA%20PANDEMIA%20DE%20COVID-19.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45853/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 57a70c4425387cfbc99702d16e0e2cec
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676887863328768