A formação de professores de matemática no curso do MIT/Univale: marginalidade, protagonismo e extinção (Minas Gerais: 1968-2012)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Catarina Cantoni Roque
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/32123
Resumo: Neste trabalho, construímos uma história da formação de professores de Matemática na primeira instituição de ensino superior da cidade de Governador Valadares, Minas Gerais, buscando compreender qual lugar essa formação ocupava nessa instituição, denominada inicialmente Minas Instituto de Tecnologia (MIT) e posteriormente Universidade Vale do Rio Doce. Utilizamos a metodologia da História Oral para a constituição e análise de 16 narrativas de sujeitos que foram alunos e/ou professores desse curso ao longo de sua existência. Essas narrativas foram obtidas a partir da gravação, transcrição e textualização de entrevistas realizadas com esses sujeitos. Além dessas narrativas, analisamos diversas outras fontes, como pareceres do Conselho Federal de Educação, recortes de jornais, históricos escolares, planos de aula e documentos internos da instituição. Nosso recorte temporal vai de 1968, que marca o ingresso da primeira turma do curso, até 2012, ano de formatura de seu último aluno. Diferentemente de outras licenciaturas em Matemática criadas na mesma época, o curso de Governador Valadares não se estabeleceu em uma faculdade de filosofia, mas num Instituto de Tecnologia, o MIT, que havia sido criado com o objetivo de formar engenheiros. As motivações iniciais para o surgimento do curso foram a formação de matemáticos para a pesquisa científica e as necessidades financeiras da instituição, que viu na oferta de licenciaturas uma forma de aumentar suas receitas. No entanto, sua principal contribuição para a cidade e região foi a formação de docentes para suprir a demanda das escolas e da própria instituição. O curso teve início como licenciatura em Matemática, transformou-se em licenciatura curta em Ciências e plena em Matemática, na década de 1970, e no início dos anos 2000 voltou a ser licenciatura em Matemática. Em nossa análise, consideramos três fases dessa trajetória. A primeira delas cobre o período inicial de 1968 a 1977, quando o curso foi convertido em licenciatura em Ciências. A segunda se estende até 1996, ano de publicação da atual Lei de Diretrizes e Bases. A terceira tem início em 1997 e se prolonga até a extinção do curso, em 2012. Na terceira fase, parte do corpo docente se aproximou da Educação Matemática, o que trouxe mudanças importantes no curso. As preocupações com a formação do professor passaram a ocupar nele um lugar central e houve, pelo menos parcialmente, a superação do modelo de formação conhecido como 3 + 1. O papel marginal que o curso desempenhara, na instituição, em suas duas primeiras fases, modificou-se para o de protagonista na última fase. Questões de ordem financeira, ligadas ao caráter privado da instituição, se mostraram marcantes em sua trajetória: além de terem motivado a criação do curso, essas questões intervieram em diversas decisões que nele foram tomadas. O curso foi extinto após o ingresso, em 2005, da última turma de estudantes. Entre os fatores que explicam a extinção, estão a baixa demanda de candidatos, em virtude da falta de interesse pela profissão docente, e a concorrência de outras instituições, que passaram a oferecer, em Governador Valadares, o curso na modalidade a distância.
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Além dessas narrativas, analisamos diversas outras fontes, como pareceres do Conselho Federal de Educação, recortes de jornais, históricos escolares, planos de aula e documentos internos da instituição. Nosso recorte temporal vai de 1968, que marca o ingresso da primeira turma do curso, até 2012, ano de formatura de seu último aluno. Diferentemente de outras licenciaturas em Matemática criadas na mesma época, o curso de Governador Valadares não se estabeleceu em uma faculdade de filosofia, mas num Instituto de Tecnologia, o MIT, que havia sido criado com o objetivo de formar engenheiros. As motivações iniciais para o surgimento do curso foram a formação de matemáticos para a pesquisa científica e as necessidades financeiras da instituição, que viu na oferta de licenciaturas uma forma de aumentar suas receitas. No entanto, sua principal contribuição para a cidade e região foi a formação de docentes para suprir a demanda das escolas e da própria instituição. O curso teve início como licenciatura em Matemática, transformou-se em licenciatura curta em Ciências e plena em Matemática, na década de 1970, e no início dos anos 2000 voltou a ser licenciatura em Matemática. Em nossa análise, consideramos três fases dessa trajetória. A primeira delas cobre o período inicial de 1968 a 1977, quando o curso foi convertido em licenciatura em Ciências. A segunda se estende até 1996, ano de publicação da atual Lei de Diretrizes e Bases. A terceira tem início em 1997 e se prolonga até a extinção do curso, em 2012. Na terceira fase, parte do corpo docente se aproximou da Educação Matemática, o que trouxe mudanças importantes no curso. As preocupações com a formação do professor passaram a ocupar nele um lugar central e houve, pelo menos parcialmente, a superação do modelo de formação conhecido como 3 + 1. O papel marginal que o curso desempenhara, na instituição, em suas duas primeiras fases, modificou-se para o de protagonista na última fase. Questões de ordem financeira, ligadas ao caráter privado da instituição, se mostraram marcantes em sua trajetória: além de terem motivado a criação do curso, essas questões intervieram em diversas decisões que nele foram tomadas. O curso foi extinto após o ingresso, em 2005, da última turma de estudantes. Entre os fatores que explicam a extinção, estão a baixa demanda de candidatos, em virtude da falta de interesse pela profissão docente, e a concorrência de outras instituições, que passaram a oferecer, em Governador Valadares, o curso na modalidade a distância.In this thesis we construct a history of mathematics teachers’ education in the first higher education institution of Governador Valadares, a city in the state of Minas Gerais, Brasil. The investigation aimed to understand the role of teachers’ education in the institution, Universidade Vale do Rio Doce (Univale), formerly Minas Instituto de Tecnologia (MIT). The methodology of Oral History was used for constituting and analysing 16 narratives of former students or professors of the course throughout its existence. The production of the narratives was grounded on interviews which were recorded, transcripted and textualized. In addition to these narratives, we analyzed several other sources, such as documents authored by Federal Council of Education, newspaper articles, lesson plans and internal documents of the institution. The research covers the period 1968-2012. In 1968, the first group of students entered the course, while the last student graduated in 2012. Unlike other mathematics courses created at the same time, Governador Valadares' course was not established in a philosophy faculty, but in an Institute of Technology (MIT) which had been created for the purpose of training engineers. The initial motivations for the emergence of the course were the training of mathematicians for scientific research and the financial needs of the institution, which saw the offer of degrees as a way to increase its income. However, its main contribution to the city and region was the training of teachers to meet the demand of schools and the institution itself. The course was initially developed in four years having as its goal offering a degree in Mathematics designed to prepare teachers. Subsequently, it was modified, and aimed at preparing science teachers. At last, in the early 2000s, it became again a course in Mathematics. In our analysis, we consider three phases of this trajectory. The first of these covers the initial period from 1968 to 1977, when the course was converted into a course in science. The second extends to 1996, the year of publication of the current Guidelines and Bases Law. The third begins in 1997 and ends with the extinction of the course in 2012. In the third phase, part of the faculty got closer to the field of Mathematics Education, which brought important changes to the course. Concerns about teacher education came to occupy a central place, and there was at least partially the overcoming of the 3 + 1 training model. The marginal role that the course had played in the institution in its first two phases changed to that of the protagonist in its last phase. Financial issues, linked to the private status of the institution, were remarkable in its trajectory: besides motivating the creation of the course, these issues intervened in several decisions that were made in it. The course was extincted after the last class of students joined in 2005. The extinction of the course can be explained mainly by the low demand of candidates, due to the lack of interest in the teaching profession, and the competition from other institutions which began to offer, in Governador Valadares, the distance learning course.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão SocialUFMGBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessProfessores -- FormaçãoHistória oralMatematica -- Formação de professoresMinas Instituto de TecnologiaUnivaleHistória da formação de professores de MatemáticaHistória OralA formação de professores de matemática no curso do MIT/Univale: marginalidade, protagonismo e extinção (Minas Gerais: 1968-2012)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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