A lateralidade na música e sua influência no ensino-aprendizado do aluno canhoto de violão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maicol Nunes Navarro Freitas
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AXXNC6
Resumo: Na performance musical, a lateralidade corporal pode ser identificada em instrumentos como o violão, onde é possível a inversão no posicionamento das mãos em relação ao instrumento e, consequentemente, nas demandas técnicas da mão esquerda e direita, resultando em duas formas de abordagem: destra e canhota. O presente estudo é oriundo da minha experiência pessoal de inadaptação à forma destra de tocar o violão, resultando em limitações motoras vivenciadas por anos de estudo do instrumento. O problema em questão foi solucionado somente a partir da mudança de abordagem, da forma destra para a canhota, ocasionando um longo e difícil processo de readaptação, que resultou em reflexões sobre a minha atuação como professor de instrumento diante de um aluno canhoto, e a suscetibilidade deste a problemas semelhantes ao que vivenciei. Desta forma, este estudo teve como objetivo compreender a influência da lateralidade no processo de ensino-aprendizado do aluno canhoto de violão. O estudo integra uma revisão bibliográfica sobre a lateralidade e uma coleta de dados via questionário, enviado para quatro professores de violão que atuam no contexto do ensino superior de música em Belo Horizonte. As evidências encontradas nesta pesquisa apontaram para as seguintes conclusões: (1) o indivíduo canhoto é adaptável às mudanças de lateralidade, tanto nas atividades práticas quanto na abordagem destra do violão; (2) existe a possibilidade, aparentemente remota, de o indivíduo canhoto não se adaptar plenamente ao uso da mão direita, dependendo da atividade, o que poderia causar diversas consequências negativas como as relacionadas aos transtornos de lateralidade na educação escolar. Entende-se que este fato justifique sobremaneira a relevância de estudos sobre a lateralidade para a Pedagogia dos Instrumentos e para a Educação Musical, pois, a compreensão do professor sobre o fenômeno da lateralidade relativa à performance do instrumento, pode atuar na prevenção de problemas de lateralidade como os que enfrentei.
id UFMG_5c0674b8f9b41e2e206b90f8584ac736
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-AXXNC6
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Patricia Furst SantiagoGuilherme Menezes LageMaicon Rodrigues AlbuquerqueEduardo Campolina Viana LoureiroMaicol Nunes Navarro Freitas2019-08-14T15:18:27Z2019-08-14T15:18:27Z2017-12-06http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AXXNC6Na performance musical, a lateralidade corporal pode ser identificada em instrumentos como o violão, onde é possível a inversão no posicionamento das mãos em relação ao instrumento e, consequentemente, nas demandas técnicas da mão esquerda e direita, resultando em duas formas de abordagem: destra e canhota. O presente estudo é oriundo da minha experiência pessoal de inadaptação à forma destra de tocar o violão, resultando em limitações motoras vivenciadas por anos de estudo do instrumento. O problema em questão foi solucionado somente a partir da mudança de abordagem, da forma destra para a canhota, ocasionando um longo e difícil processo de readaptação, que resultou em reflexões sobre a minha atuação como professor de instrumento diante de um aluno canhoto, e a suscetibilidade deste a problemas semelhantes ao que vivenciei. Desta forma, este estudo teve como objetivo compreender a influência da lateralidade no processo de ensino-aprendizado do aluno canhoto de violão. O estudo integra uma revisão bibliográfica sobre a lateralidade e uma coleta de dados via questionário, enviado para quatro professores de violão que atuam no contexto do ensino superior de música em Belo Horizonte. As evidências encontradas nesta pesquisa apontaram para as seguintes conclusões: (1) o indivíduo canhoto é adaptável às mudanças de lateralidade, tanto nas atividades práticas quanto na abordagem destra do violão; (2) existe a possibilidade, aparentemente remota, de o indivíduo canhoto não se adaptar plenamente ao uso da mão direita, dependendo da atividade, o que poderia causar diversas consequências negativas como as relacionadas aos transtornos de lateralidade na educação escolar. Entende-se que este fato justifique sobremaneira a relevância de estudos sobre a lateralidade para a Pedagogia dos Instrumentos e para a Educação Musical, pois, a compreensão do professor sobre o fenômeno da lateralidade relativa à performance do instrumento, pode atuar na prevenção de problemas de lateralidade como os que enfrentei.In musical performance, laterality can be identified in performers who play instruments such as the classical guitar. Im a left-handed and started to study the classical guitar by the right-handed form, this approach indicated by the teacher, without guidance on another way of learning. The present study stems from my personal experience of maladaptation to the right-handedness guitar, resulting in motor limitations experienced by years of instrument study. My problem was solved when I moved from right-to-left to left-to-right approach, which demanded a long and difficult process of readjustment. Thus, this study aimed to influence laterality in the teaching-learning process of the left-handed student of the classical guitar. It integrates a literature review on a laterality and a data collection via questionnaire, answered by four classical guitar teachers who work in the context of higher education of music in Belo Horizonte. The research reached the following conclusions: (1) the left-handed individual is ble to change his laterality, both in practical activities and in the guitar right-handed approach; (2) there is a seemingly remote possibility of any individual not to be able to adapt to the use of the right hand, depending on the activity, which can cause several negative consequences such as laterality treatments in school education. This fact justifies the relevance of studies on laterality for pedagogy of musical instruments and Music Education. So, a more profound understanding of the phenomenon of laterality can act in the prevention of laterality problems in musical instrument students.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLateralidade  Violão Instrução e estudo  MusicaLateralidade no violãoViolão canhotoLateralidade na músicaA lateralidade na música e sua influência no ensino-aprendizado do aluno canhoto de violão.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___maicol_nunes.pdfapplication/pdf1167796https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AXXNC6/1/disserta__o___maicol_nunes.pdf433b94be6770b36a6fda18d8378079dfMD51TEXTdisserta__o___maicol_nunes.pdf.txtdisserta__o___maicol_nunes.pdf.txtExtracted texttext/plain167788https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AXXNC6/2/disserta__o___maicol_nunes.pdf.txtb392b36fc9992f15abc273158ea74e84MD521843/AAGS-AXXNC62019-11-14 13:40:54.202oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-AXXNC6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:40:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A lateralidade na música e sua influência no ensino-aprendizado do aluno canhoto de violão.
title A lateralidade na música e sua influência no ensino-aprendizado do aluno canhoto de violão.
spellingShingle A lateralidade na música e sua influência no ensino-aprendizado do aluno canhoto de violão.
Maicol Nunes Navarro Freitas
Lateralidade no violão
Violão canhoto
Lateralidade na música
Lateralidade  
Violão Instrução e estudo  
Musica
title_short A lateralidade na música e sua influência no ensino-aprendizado do aluno canhoto de violão.
title_full A lateralidade na música e sua influência no ensino-aprendizado do aluno canhoto de violão.
title_fullStr A lateralidade na música e sua influência no ensino-aprendizado do aluno canhoto de violão.
title_full_unstemmed A lateralidade na música e sua influência no ensino-aprendizado do aluno canhoto de violão.
title_sort A lateralidade na música e sua influência no ensino-aprendizado do aluno canhoto de violão.
author Maicol Nunes Navarro Freitas
author_facet Maicol Nunes Navarro Freitas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Patricia Furst Santiago
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Guilherme Menezes Lage
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maicon Rodrigues Albuquerque
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Eduardo Campolina Viana Loureiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Maicol Nunes Navarro Freitas
contributor_str_mv Patricia Furst Santiago
Guilherme Menezes Lage
Maicon Rodrigues Albuquerque
Eduardo Campolina Viana Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv Lateralidade no violão
Violão canhoto
Lateralidade na música
topic Lateralidade no violão
Violão canhoto
Lateralidade na música
Lateralidade  
Violão Instrução e estudo  
Musica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Lateralidade  
Violão Instrução e estudo  
Musica
description Na performance musical, a lateralidade corporal pode ser identificada em instrumentos como o violão, onde é possível a inversão no posicionamento das mãos em relação ao instrumento e, consequentemente, nas demandas técnicas da mão esquerda e direita, resultando em duas formas de abordagem: destra e canhota. O presente estudo é oriundo da minha experiência pessoal de inadaptação à forma destra de tocar o violão, resultando em limitações motoras vivenciadas por anos de estudo do instrumento. O problema em questão foi solucionado somente a partir da mudança de abordagem, da forma destra para a canhota, ocasionando um longo e difícil processo de readaptação, que resultou em reflexões sobre a minha atuação como professor de instrumento diante de um aluno canhoto, e a suscetibilidade deste a problemas semelhantes ao que vivenciei. Desta forma, este estudo teve como objetivo compreender a influência da lateralidade no processo de ensino-aprendizado do aluno canhoto de violão. O estudo integra uma revisão bibliográfica sobre a lateralidade e uma coleta de dados via questionário, enviado para quatro professores de violão que atuam no contexto do ensino superior de música em Belo Horizonte. As evidências encontradas nesta pesquisa apontaram para as seguintes conclusões: (1) o indivíduo canhoto é adaptável às mudanças de lateralidade, tanto nas atividades práticas quanto na abordagem destra do violão; (2) existe a possibilidade, aparentemente remota, de o indivíduo canhoto não se adaptar plenamente ao uso da mão direita, dependendo da atividade, o que poderia causar diversas consequências negativas como as relacionadas aos transtornos de lateralidade na educação escolar. Entende-se que este fato justifique sobremaneira a relevância de estudos sobre a lateralidade para a Pedagogia dos Instrumentos e para a Educação Musical, pois, a compreensão do professor sobre o fenômeno da lateralidade relativa à performance do instrumento, pode atuar na prevenção de problemas de lateralidade como os que enfrentei.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T15:18:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T15:18:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AXXNC6
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AXXNC6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AXXNC6/1/disserta__o___maicol_nunes.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AXXNC6/2/disserta__o___maicol_nunes.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 433b94be6770b36a6fda18d8378079df
b392b36fc9992f15abc273158ea74e84
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589420593446912