spelling |
Samira ZaidanMaria Cristina Costa FerreiraIza Rodrigues da LuzKeli Cristina ContiSara Mourao MonteiroAna Cristina Gonçalves Carvalho2019-08-11T21:43:52Z2019-08-11T21:43:52Z2018-02-22http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YG94Nesta pesquisa, temos por objetivo identificar e analisar percepções de professoras sobre as implicações da formação do PNAIC-Matemática em suas práticas de sala de aula. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi um compromisso formal entre Governo Federal, Estados e Municípios com o objetivo de alfabetizar em Língua Portuguesa e Matemática as crianças até os oito anos de idade, isto é, até o final do ciclo de alfabetização. Para isso, o Programa previu quatro eixos de atuação: formação presencial para professores das escolas públicas e seus orientadores de ensino; distribuição de materiais; avaliação sistematizada; mobilização e controle dos envolvidos no processo. Do ponto de vista da abordagem metodológica, o presente estudo situa-se no campo das pesquisas qualitativas. A coleta dos dados ocorreu por meio de um questionário eletrônico enviado a 350 professoras que cursaram o PNAIC em Contagem no ano de 2014, quando a formação abordou a Alfabetização Matemática. Obtivemos 62 respostas e realizamos entrevistas com cinco das professoras que responderam ao questionário. Realizamos, ainda, a gravação em vídeo da prática de quatro professoras entrevistadas com o objetivo de compor um documentário, produto educacional dessa pesquisa. O PNAIC parece ter sido recebido de forma positiva pelas professoras, que identificaram, a partir do uso do rico material disponibilizado, mudanças na relação com seus estudantes, principalmente em função de uma maior abertura para a exposição do raciocínio pelos alunos e de um trabalho mais lúdico a partir de jogos. Concluímos, entretanto, que programas de formação como o PNAIC precisam ainda considerar a complexidade social que se relaciona às diversas condições de trabalho encontradas por professores e alunos nas salas de aulas, como a exclusão econômica, a violência, a ausência de infraestrutura e de recursos didáticos. Além disso, o PNAIC deveria dialogar com outras políticas públicas e articular-se com um plano de carreira, de maneira a valorizar melhor o desenvolvimento profissional do professor.In this research, we aim to identify and analyze the teacher's perceptions about the implications of the PNAIC-Mathematics formation. The National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC) was a formal commitment between the Federal Government, States and Municipalities, with the objective of teaching Portuguese and Mathematics to children up to 08 years of age, that is, at the end of the literacy. To this end, the Program envisaged four lines of action: face-to-face training for public school teachers and their teaching supervisors; distribution of materials; systematized evaluation; mobilization and control of those involved in the process. From the point of view of the methodological approach, the present study is in the field of qualitative research. The data collection was done through an electronic questionnaire sent to 350 teachers who attended the PNAIC in Contagem in the year 2014, when the training approached Mathematical Literacy. We obtained 62 responses and conducted interviews with five of these teachers. In order to compose the documentary, we also produced the educational product of this research, recording the practice of four teachers interviewed. We concluded that training programs such as the PNAIC needs to consider the social complexity resulting from the different working conditions that teachers and students face in classrooms such as economic exclusion, violence, lack of infrastructure and didactic resources. In addition to considering social complexity and dialoguing with other public policies, the PNAIC should be articulated with a career plan to enhance the professional development of the teacher. We understand the PNAIC as a formation perceived by the teachers in a positive way, with a rich material, and that has caused changes in the relationship with their students, due to a greater listening in the moment of letting them explain their reasoning, greater approximation and a more ludic work from the games.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil)Matemática Estudo e ensino (Ensino fundamental)EducaçãoAlfabetizaçãoProfessores de matemática FormaçãoEducação de criançasFormação Docente em ServiçoEducação MatemáticaPNAIC-MatemáticaPercepções de ProfessorasAlfabetização MatemáticaPercepções de professoras sobre as implicações da formação do PNAIC-Matemática em suas práticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_2018_carvalho__a._c._g..pdfapplication/pdf1562880https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2YG94/1/disserta__o_2018_carvalho__a._c._g..pdfc7db23a4d4e1d9faf2b6be57f201d32eMD51TEXTdisserta__o_2018_carvalho__a._c._g..pdf.txtdisserta__o_2018_carvalho__a._c._g..pdf.txtExtracted texttext/plain360611https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2YG94/2/disserta__o_2018_carvalho__a._c._g..pdf.txtbd98203b2169b87955143b80836181a8MD521843/BUOS-B2YG942019-11-14 11:45:51.264oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B2YG94Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:45:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|