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Maria Lucia MalardSilke KappMiguel Alves PereiraBruno Luiz Coutinho Santa Cecilia2019-08-14T04:21:15Z2019-08-14T04:21:15Z2004-09-28http://hdl.handle.net/1843/RAAO-72KNZCEsta dissertação apresenta um estudo da obra do arquiteto mineiro Éolo Maia (1942-2002), feito a partir da análise de quatro de seus edifícios, a saber: o Hotel Verdes Mares (1976-78) e a Capela de Santana do Pé do Morro (1979-80), ambos situados no município de Ouro Branco, e, em Belo Horizonte, o Condomínio Barca do Sol (1976-78) e o Centro de Apoio Turístico Tancredo Neves (1985-92). Para tanto, foi desenvolvida uma metodologia de análise arquitetônica apresentada juntamente com os pressupostos teóricos da pesquisa. O trabalho busca, ainda, avaliar o conjunto de sua obra propondodividi-la em três períodos que encerram características distintas. O primeiro período compreende os anos de sua formação e o trabalho sob a influência dos ideais e obras de mestres modernistas, como Louis Kahn e Le Corbusier. O segundo período corresponde à ruptura com os cânones modernistas em favor das experimentações formais mais livres. E, por último, o terceiro período proposto é caracterizado pela parceria mais efetiva com a companheira Jô Vasconcellos e compreende sua produção mais recente e madura, prematuramente interrompida por seu falecimento em setembro de 2002. Este trabalho foi dividido em três momentos distintos: um teórico, um histórico biográfico, e um analítico. O primeiro corresponde ao capítulo um deste volume e busca estabelecer os marcos teóricos fundamentais à elaboração da pesquisa, bem como o roteiro metodológico a ser utilizado nas análises das obras construídas. O segundo momento, desenvolvido no capítulo dois, tem como objetivo a periodização,caracterização e uma breve revisão histórica e biográfica da obra de Éolo Maia. Por fim, o terceiro momento deste estudo compreende os capítulos três a seis, nos quais serão analisadas quatro obras construídas do arquiteto. A partir desse estudo, procurou-se identificar as permanências e continuidades em sua obra, bem como seu lastro na cultura arquitetônica e artística mineira e nacional, do que decorre sua relevância. Por fim, esse trabalho trata de identificar os procedimentos criativos de Éolo e revelar a essência de sua originalidade a partir da ressemantição de elementos ordináriosou provenientes de outras arquiteturas, buscando, assim, ampliar as discussões acerca dos mecanismos de geração da forma arquitetônica e de sua pertinência.This research presents an study on the work of the Brazilian architect Éolo Maia (1942-2002), from the analysis of four of his buildings: the Verdes Mares Hotel (1976-78) and the Santana do Pé do Morro Chapel (1979-80), both ones situated in the city of Ouro Branco in Minas Gerais, and, in Belo Horizonte, the Barca do Sol (1979-80), building andthe Tancredo Neves Tourist Center (1985-92). In such a way, it develops an architectural analysis methodology presented with the theoretical basis of the research. It tries to evaluate the whole work of this architect considering three periods that keep distinct characteristics. The first period corresponds his formation and the work under influence ofmodernist masters ideals, such as Louis I. Kahn and Le Corbusier. The rupture with modernist canons and the freedom of formal experimentations characterizes the second period. And finally, the third one is characterized by the effective partnership with Jô Vasconcellos and focused in his more recent and mature production, prematurelyinterrupted by his death in September of 2002. This study was divided in three distinct parts: a theoretical, a historicalbiographical, and an analytical one. The first one corresponds to chapter one of thisvolume and looks for establish the basic theoretical landmarks for the elaboration of the research, as well as the methodological script to be used in the analyses of Éolos built works. The second part, developed in chapter two, presents a division of the architects work in three periods, its characteristics and a brief historical and biographical revision ofhis career. Finally, the third part of this research comprehends the chapters three to six, when the four buildings will be altogether analyzed.This study looks for identifies the permanent aspects and the continuities in Éolo Maias work, as well as its ballast in the architectural and artistic culture of Brazil and Minas Gerais, that guarantees its relevance.Finally, this work treats to identify the creative procedures of Éolo Maia and to disclose the essence of its originality founded on the re-signification of usual elements or operational procedures from other architectures, searching, thus, to extend the quarrels concerning the sources of architectural form and its relevancy.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMaia, Éolo, 1942-2002Arquitetura brasileiraArquitetura pós-moderna BrasilArquitetura Minas GeraisArquitetura pós- moderna Brasil1942-2002ÉoloMaiaArquitetura Minas GeraisComplexidade e contradição na arquitetura brasileira: a obra de Éolo Maiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALbruno_santa_cecilia_disserta__o_completa.pdfapplication/pdf13507649https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-72KNZC/1/bruno_santa_cecilia_disserta__o_completa.pdf059facee97b43f233659e60a2833924aMD51TEXTbruno_santa_cecilia_disserta__o_completa.pdf.txtbruno_santa_cecilia_disserta__o_completa.pdf.txtExtracted texttext/plain422259https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-72KNZC/2/bruno_santa_cecilia_disserta__o_completa.pdf.txt18131c3a72115aa4abf1ac12043f0bf4MD521843/RAAO-72KNZC2019-11-14 16:04:03.068oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAAO-72KNZCRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:04:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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