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Antonia Vitoria Soares AranhaDaisy Moreira CunhaFernando Selmar Fidalgo de OliveiraMaria Auxiliadora Monteiro OliveiraJussara Bueno de Queiroz Paschoalino2019-08-12T02:54:11Z2019-08-12T02:54:11Z2007-08-17http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7CDGTPO objetivo deste estudo centrou-se na investigação do mal-estar docente, vivenciado por professores do ensino médio, vinculados a uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte. A escolha da pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com interlocução com a pesquisa quantitativa, foi uma opção que possibilitou descortinar evidências da singularidade da construção da identidade dessa escola. Para desenvolvermos esta pesquisa utilizamos as técnicas da observação, da entrevista semi-estruturada, da análise documental e do questionário. Na investigação feita, foi retratado o professor na complexidade do seu trabalho, no contexto da escola investigada. O entimema de que ser professor é ser sofredor; foi um dado importante, constatado na pesquisa, revelando que os desafios, as imposições e as mudanças no campo educacional vêm deixando o professor da escola pesquisada sem condições adequadas para realizar seu trabalho. Nesse sentido, os resultados da pesquisa mostram múltiplos mal-estares permeando os docentes observados da escola pesquisada, através de manifestações evidenciadas em diversas dimensões: o mal- estar das perdas, o mal-estar das relações de disputas a partir dos processos de eleições de direção e coordenadores, o mal-estar dos silenciamentos dos docentes, o mal-estar da culpa, do absenteísmo e do presenteísmo. Finalmente, constatamos que os professores se mostravam sofridos, traduzindo a agudeza de seus mal-estares através de reações que marcavam seu corpo e seu psíquico pelo adoecimento. A relevância das análises feitas nesta dissertação expressou-se, tanto, na constatação da ocorrência, quase que generalizada, do mal-estar docente, quanto no desejo de ser diferente, de ser reconhecido, de ser um professor capaz de contribuir para uma formação competente dos jovens e para os setores societário e produtivo.The objective of this study was the investigation of the teachers' of the Medium Teaching educational indisposition in municipal network school of Belo Horizonte. The choice of the qualitative research of the type case study was an option that made possible to discovery curtain evidences of the singularity of the construction of the identity of that school. For us to develop this study we used the observation techniques, of semi-structured interviews, of the documental analysis and of questionnaires. In the done investigation it was necessary to retract the teacher at the present time in the complexity of your work. The entimema that to be a teacher it is to be suffer, it was an important die in the research, revealing that the challenges, the impositions and the changes in the educational field left the teacher of the school researched without foundation to accomplish your work. In that sense, the results of the research show multiples bad feelings, permeating the researched school, through manifestations evidenced in several dimensions: the indisposition of the losses, the indisposition of the relationships of disputes starting from the processes of direction eligibility and coordinators, the indisposition of the teachers' silent, indisposition of the blame, of the absenteeism and of the presenteeism. Finally, we verified that the teacher was shown suffered, manifesting the sharpness of your indisposition in reactions that mark your body and your psychic one for the illness. The relevance of the analyses done of this dissertation it expressed, above all, in the evidences of the existence of the educational indisposition, because the desire existed of being different, of being recognized, of being a teacher capable to contribute for the youths' formation and for the society.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTrabalho EducaçãoEducaçãoProfessores Formação BrasilEnsino médioTrabalho docenteMal-estar docenteEnsino médioMatizes do mal-estar dos professores: um estudo de caso de uma escola pública do ensino médio.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1000000639.pdfapplication/pdf1552262https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7CDGTP/1/1000000639.pdf52f3b81a62f06a54c90839cf08bae4d4MD51TEXT1000000639.pdf.txt1000000639.pdf.txtExtracted texttext/plain521268https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7CDGTP/2/1000000639.pdf.txt2a8751acf4d58064cf70bd2751d470beMD521843/HJPB-7CDGTP2019-11-14 09:23:23.322oai:repositorio.ufmg.br:1843/HJPB-7CDGTPRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:23:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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