Itinerários de Ludvig Gideon Kumlien e a (re)produção da ginástica sueca (1895-1921)
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/32643 |
Resumo: | A pesquisa tem como objetivo compreender o papel desempenhado por Ludvig Kumlien (1874-1934) na (re)produção da ginástica sueca. Busca-se, desse modo, problematizar o papel ativo desempenhado pelos sujeitos na (re)invenção dos modos de fazê-la ao longo do tempo. Trata-se de um sueco, natural de Eskilstuna que se mudou, em 1895, para Paris, na França, e lá realizou diferentes movimentos de divulgação da ginástica sueca, entre eles a realização de exibições de ginástica, o ensino da ginástica e a publicação de manuais. Suas iniciativas fizeram parte de um movimento, conduzido pelo Royal Central Institute of Gymnastics (GCI) e a cora sueca, que apostou, sobretudo, no trânsito de sujeitos para divulgar a sua ginástica sueca. Trata-se de uma sistematização proposta por Pier Henrik Ling (1776-1839) que buscava, por meio de movimentos simétricos e precisos, formar um corpo harmonioso a partir de pressupostos científicos, um método prático e racional. Seu processo de criação se deu ao longo das primeiras décadas do século XIX, quando Ling, em 1813, assumiu a direção do GCI, local de formação de sujeitos aptos ao ensino da ginástica sueca na Suécia. A elaboração dessa sistematização se relaciona com um movimento que, desde fins do século XVIII, na Europa, dizia da necessidade da constituição de um processo educativo e nele deveria conter também a educação dos corpos. Percebe-se a potencialidade em compreender o processo de circulação de um objeto cultural – a ginástica sueca – a partir dos sujeitos, tomando seus itinerários como objeto de pesquisa. Para dar conta disso, utilizou-se como fontes os manuais, jornais, revistas, livro de família, localizados em acervos físicos e digitais. Como referencial teórico-metodológico, mobilizamos as noções de circulação, sociabilidades e intelectuais mediadores, buscando compreender o papel desempenhado por Ludvig Kumlien, desvelando as estratégias traçadas, as relações estabelecidas, os locais ocupados, seus modos de agir, que possibilitaram que as ideias (re)produzidas por ele acerca da ginástica sueca circulassem, sobretudo na forma de manuais, em diferentes territórios e idiomas e que, em alguma medida, contribuíram para a conformação da educação física nesses lugares. Observou-se que ao divulgar a ginástica sueca, Ludvig Kumlien a transforma no contato com outra cultura, em meio às adesões e às resistências, produzindo, assim, uma ginástica sueca ao seu modo. E nesse processo ele assume variados papéis, ora como professor, ora como divulgador, comunica a sua ginástica a partir de variadas linguagens. |
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Suas iniciativas fizeram parte de um movimento, conduzido pelo Royal Central Institute of Gymnastics (GCI) e a cora sueca, que apostou, sobretudo, no trânsito de sujeitos para divulgar a sua ginástica sueca. Trata-se de uma sistematização proposta por Pier Henrik Ling (1776-1839) que buscava, por meio de movimentos simétricos e precisos, formar um corpo harmonioso a partir de pressupostos científicos, um método prático e racional. Seu processo de criação se deu ao longo das primeiras décadas do século XIX, quando Ling, em 1813, assumiu a direção do GCI, local de formação de sujeitos aptos ao ensino da ginástica sueca na Suécia. A elaboração dessa sistematização se relaciona com um movimento que, desde fins do século XVIII, na Europa, dizia da necessidade da constituição de um processo educativo e nele deveria conter também a educação dos corpos. Percebe-se a potencialidade em compreender o processo de circulação de um objeto cultural – a ginástica sueca – a partir dos sujeitos, tomando seus itinerários como objeto de pesquisa. Para dar conta disso, utilizou-se como fontes os manuais, jornais, revistas, livro de família, localizados em acervos físicos e digitais. Como referencial teórico-metodológico, mobilizamos as noções de circulação, sociabilidades e intelectuais mediadores, buscando compreender o papel desempenhado por Ludvig Kumlien, desvelando as estratégias traçadas, as relações estabelecidas, os locais ocupados, seus modos de agir, que possibilitaram que as ideias (re)produzidas por ele acerca da ginástica sueca circulassem, sobretudo na forma de manuais, em diferentes territórios e idiomas e que, em alguma medida, contribuíram para a conformação da educação física nesses lugares. Observou-se que ao divulgar a ginástica sueca, Ludvig Kumlien a transforma no contato com outra cultura, em meio às adesões e às resistências, produzindo, assim, uma ginástica sueca ao seu modo. E nesse processo ele assume variados papéis, ora como professor, ora como divulgador, comunica a sua ginástica a partir de variadas linguagens.This research focuses on examining the role played by Ludvig Kumlien (1874-1934) in (re)production the Swedish Gymnastics. This aims research problematize the active role of individuals in the creation of ways of practicing Swedish Gymnastics over time. Originally from Eskilstuna, Sweden, he moved to Paris, France, in 1895 and, once there, he performed different actions towards promoting the Swedish Gymnastics, e.g. organizing gymnastics demonstrations, creating an Institute, and publishing manuals. His initiatives were part of a movement launched by the Royal Central Institute of Gymnastics (GCI) and the Swedish crown, which mainly focused on migration in order to promote the Swedish Gymnastics. This systematization proposed by Pier Henrik Ling (1776-1839) intended to develop harmonically-built bodies based on scientific beliefs – a practical and rational method –, by means of symmetrical and precise movements. Its creation process proceeded along the two first decades of the 19th century, when Ling became director of the GCI in 1813, place where individuals were educated and became qualified to teach Swedish Gymnastics in Sweden. The creation of this systematization relates to a discussion that had been highlighting the need to create an educational system that included physical education since the end of the 18th century in Europe. By examining the literature, it is possible to notice that is potential in examining the process of circulation of this cultural object – the Swedish Gymnastics – by means of examining the subjects involved and their routes. In order to do so, the sources analyzed were the manuals, newspapers, magazines, and his family book, available in physical and digital archives. As the theoretical and methodological framework, the notions of circulation, sociability and mediating intellectuals were adopted in an attempt to understand the role played by Ludvig Kumlien. They revealed the strategies devised, the relations established, the places occupied, and the courses of actions that allowed his (re)produced ideas about the Swedish Gymnastics to circulate, mainly through manuals in different countries and languages, and that somehow contributed to the conformation of physical education in those places. We observed that Ludvig Kumlien transformed the Swedish Gymnastics by promoting it when bringing it in contact with another culture, between acceptance and resistance, thus developing his own Swedish Gymnastics. In this process, he takes on different roles, as either teacher or promoter, and broadcasts his gymnastics through different languages.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão SocialUFMGBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOEducaçãoEducação - HistoriaEducação física - HistóriaGinástica - HistóriaGinástica suecaHistória da EducaçãoHistória da Educação FísicaHistória da GinásticaGinástica SuecaKumlienItinerários de Ludvig Gideon Kumlien e a (re)produção da ginástica sueca (1895-1921)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALIARA BONIFÁCIO_DISSERTAÇÃO F.pdfIARA BONIFÁCIO_DISSERTAÇÃO F.pdfapplication/pdf4823074https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32643/1/IARA%20BONIF%c3%81CIO_DISSERTA%c3%87%c3%83O%20F.pdfe372199597c629fe0535e5d7e2bea006MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32643/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTIARA BONIFÁCIO_DISSERTAÇÃO F.pdf.txtIARA BONIFÁCIO_DISSERTAÇÃO F.pdf.txtExtracted texttext/plain362928https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32643/3/IARA%20BONIF%c3%81CIO_DISSERTA%c3%87%c3%83O%20F.pdf.txt82fcd18e034fdf22f513a7718304805fMD531843/326432020-03-03 03:27:59.784oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-03-03T06:27:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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