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Luiz Fernando Ferreira SaThomas La Borie BurnsMaria Clara Versiani GaleryDavid Correia de Araújo Ericeira2019-08-13T07:03:15Z2019-08-13T07:03:15Z2019-02-20http://hdl.handle.net/1843/LETR-BB4HX9Ambientado em uma suposta Bretanha antiga, King Lear materializa as inquietações da Inglaterra recém-moderna através de uma tendência à ambiguidade que caracteriza a construção polissêmica da peça e, ao desafiar consistentemente quaisquer certezas acerca da condição humana, traz à tona um crescente senso de inconclusão que culmina em seu final soturno. Objetiva-se majoritariamente demonstrar de que forma a polissemia de King Lear é construída em torno de usos ambíguos da linguagem à medida que os momentos de indecisão da peça intensificam-se. Para alcançar o proposto, outros objetivos importantes são contemplados ao decorrer desta dissertação de mestrado. Caracterizada por discursos paradoxais e ambíguos, a construção polissêmica da peça é detalhada a fim de revelar sob que condições: o processo de análise cultural afeta os elementos textuais; a tendência à ambiguidade gera o senso de inconclusão; e a recorrente frustração de expectativas referentes ao enredo reflete a conexão entre o final trágico e a indefinição decorrente do ritmo dramático. Por fim, analisa-se de que forma passagens pontuais que trazem à tona o drama de finitude não apenas confrontam a atmosfera desoladora da peça, mas também impactam em uma preocupação implícita sobre o que resta acerca da condição humana.Set in a supposed ancient Britain, King Lear materializes the anxieties of Early Modern England through a tendency towards ambiguity that characterizes the play's polysemic construction and, by consistently challenging any assurances regarding the human condition, it brings about a growing sense of inconclusiveness that culminates in its bleak ending. The major objective is to demonstrate how King Lears polysemy is built upon ambiguous uses of language as the moments of irresolution in the play grow stronger. In order to do so, other important objectives are contemplated throughout this Masters thesis. Epitomized by ambiguous and paradoxical utterances, the plays polysemic construction is scrutinized to reveal in under what conditions: the process of cultural analysis affects the textual devices; the tendency towards ambiguity generates the sense of inconclusiveness; and the recurrent betrayal of expectations concerning the plot reflects the correspondence between the tragic ending and the indeterminacy derived from the dramatic rhythm. Finally, it is analyzed how specific passages that bring about the drama of finitude not only confront the plays desolate atmosphere, but they are also at the core of an implicit concern about what is left regarding the human condition.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPolissemiaAmbiguidadeShakespeare, William, 1564-1616 King Lear Crítica e interpretaçãoambiguityPolysemyinconclusivenessambivalenceparadoxKing LearTraces of Inconclusiveness: Polysemy and Ambiguity in King Learinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmaster_s_thesis_king_lear__david_ericeira_.pdfapplication/pdf1003521https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BB4HX9/1/master_s_thesis_king_lear__david_ericeira_.pdfa6ee95f5a584ef961dff5aadbcec71c0MD51TEXTmaster_s_thesis_king_lear__david_ericeira_.pdf.txtmaster_s_thesis_king_lear__david_ericeira_.pdf.txtExtracted texttext/plain232326https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-BB4HX9/2/master_s_thesis_king_lear__david_ericeira_.pdf.txt4106408a1e524c66e2d1cafc8974daf6MD521843/LETR-BB4HX92019-11-14 21:53:22.043oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-BB4HX9Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:53:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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