Apropriação do discurso de inovação curricular em química por professores do ensino médiio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Murilo Cruz Leal
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85NNMX
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar como professores do Ensino Médio se apropriam do discurso de inovação curricular de Química. O estudo baseia-se em entrevistas realizadas com doze professores participantes do PRÓ-MÉDIO e do PRÓ-CIÊNCIAS, programas de formação continuada e inovação curricular ocorridos em Minas Gerais de 1997 a 1999. A análise dos discursos dos professores fundamenta-se, dentre outros referenciais, na complexa constituição do saber docente, envolvendo saberes das disciplinas, saberes curriculares, saberes profissionais e saberes da experiência, conforme concebido por Maurice Tardif e colaboradores. Considerando a bibliografia sobre mudança educacional e inovação curricular, este estudo discute as condições de produção e proposição de um discurso de inovação curricular com base, fundamentalmente, na economia das trocas lingüísticas, de Pierre Bourdieu. Tal discussão é realizada dentro do contexto constituído pelas políticas públicas e legislações educacionais editadas na segunda metade dos anos 90 no Brasil, e por programas de formação continuada onde o discurso de inovação curricular fora levado até os professores do Ensino Médio. Finalmente, tratamos da apropriação do discurso de inovação pelos professores, com base na metalingüística de Mikhail Bakhtin, utilizando principalmente os conceitos de apropriação do discurso do outro e polifonia. Assim, pudemos ouvir as diversas vozes que se fazem presentes no discurso de cada professor, num processo complexo de justificação, acordo, competição e dissimulação, dentre outras dinâmicas, criando e recriando sentidos de inovação, cada um povoando o discurso de inovação curricular com seus acentos e intenções. A experiência do professor ora é aliada da cultura escolar, na crítica aos discursos idealizados da academia, ora se contrapõe a certas práticas escolares tradicionais já desgastadas e faz-se aliada da inovação. O alto nível, a atividade experimental, os vestibulares, as condições de trabalho nas escolas, os alunos, com seus interesses e suas experiências extra-escolares, as políticas e os programas educacionais, são alguns dos elementos mediadores da apropriação do discurso de inovação curricular realizada pelos professores do Ensino Médio.
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Considerando a bibliografia sobre mudança educacional e inovação curricular, este estudo discute as condições de produção e proposição de um discurso de inovação curricular com base, fundamentalmente, na economia das trocas lingüísticas, de Pierre Bourdieu. Tal discussão é realizada dentro do contexto constituído pelas políticas públicas e legislações educacionais editadas na segunda metade dos anos 90 no Brasil, e por programas de formação continuada onde o discurso de inovação curricular fora levado até os professores do Ensino Médio. Finalmente, tratamos da apropriação do discurso de inovação pelos professores, com base na metalingüística de Mikhail Bakhtin, utilizando principalmente os conceitos de apropriação do discurso do outro e polifonia. Assim, pudemos ouvir as diversas vozes que se fazem presentes no discurso de cada professor, num processo complexo de justificação, acordo, competição e dissimulação, dentre outras dinâmicas, criando e recriando sentidos de inovação, cada um povoando o discurso de inovação curricular com seus acentos e intenções. A experiência do professor ora é aliada da cultura escolar, na crítica aos discursos idealizados da academia, ora se contrapõe a certas práticas escolares tradicionais já desgastadas e faz-se aliada da inovação. O alto nível, a atividade experimental, os vestibulares, as condições de trabalho nas escolas, os alunos, com seus interesses e suas experiências extra-escolares, as políticas e os programas educacionais, são alguns dos elementos mediadores da apropriação do discurso de inovação curricular realizada pelos professores do Ensino Médio.The aim of this investigation is to analyze how secondary school teachers appropriate the chemistry curricular innovation discourse. The study is based on interviews carried out with 12 teachers who have taken part in the PRÓ-MÉDIO and PRÓ-CIÊNCIAS programs of continued training and innovation implemented in Minas Gerais from 1997 to 1999. The analysis of the teachers discourse is carried out based on, among other references, the complex constitution of the teachers knowledge, involving knowledge of subject matters, curricular knowledge, professional knowledge and experience knowledge such as conceived by Maurice Tardif and collaborators. Taking into account the bibliography on educational change and curricular innovation, this study discusses the conditions of production and proposition of a discourse of curricular innovation based mainly on the economy of linguistic exchange of Pierre Bourdieu. This discussion is carried out in the context constituted by the public policies and educational regulations of the second half of the 90s in Brazil, and by some programs of professional development of teachers in which the discourse of curriculum innovation was presented to secondary school teachers. Finally, the appropriation of the innovation discourse by the teachers is dealt with based on the metalinguistic perspective of Mikhail Bakhtin, using mainly the concepts of appropriation of the discourse of the other and polyphony. Thus, it was possible to listen to the different voices within the discourse of each teacher, in a complex process of justification, accordance, competition and dissimulation, among other dynamics, creating and re-creating meanings of innovation. Each teacher populates the discourse of curriculum innovation with his/her accents and intentions. The teachers experience sometimes acts as an ally to the school culture in the criticism of idealized academic discourses; sometimes it is in opposition to certain traditional teaching practices, becomes an ally of innovation. The high level, the experimental activity, university entrance examinations, school work conditions, the students, their interests and their experiences outside school, and educational policies and programs are some of the elements that mediate the appropriation of the curricular innovation discourse by secondary school teachers.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino medioCurriculos  Mudança  EducaçãoQuimica  Estudo e ensino  Professores do ensino médioQuímicaInovação curricularApropriação do discurso de inovação curricular em química por professores do ensino médiioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL2000000054.pdfapplication/pdf2273486https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85NNMX/1/2000000054.pdfff9bb28a1578f26a5ee3f1a3c24043f7MD51TEXT2000000054.pdf.txt2000000054.pdf.txtExtracted texttext/plain732004https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85NNMX/2/2000000054.pdf.txt301b29ac2f9501ca182c3722642307c2MD521843/FAEC-85NNMX2019-11-14 07:48:22.432oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85NNMXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:48:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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