Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_5cb0ef8403a64ad4f3a37b6a2db2f300
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKRAJ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Angela Carmem Abreu Fraga FonsecaAlexandre Borges MirandaCláudia Luciane de Morais Silva2019-08-13T03:23:57Z2019-08-13T03:23:57Z2013-07-17http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKRAJEste trabalho A importância da Família na Escola sob a Ótica do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Cantinho Feliz, Itaúna/MG objetiva refletir sobre a importância da família na escola mediante a implementação da gestão democrática preconizada pelo PPP. Este trabalho se justifica ao se observar que esse PPP deve ser construído pela escola influenciado pelas transformações porque passa a sociedade contemporânea e que impõem uma educação de qualidade social, com a participação de todos os atores escolares. No eixo do processo de decisão do PPP, está claro que uma pequena parte da família dos estudantes participam do dia a dia dos estudantes nos espaços escolares. Embora a escola oportunize espaços de participação sem discriminação e preconceito , a gestão democrática ainda não foi totalmente alcançada. Isto se deve a pequena participação da comunidade escolar nas tomadas de decisões da mesma. Esta ausência da comunidade nos processos de decisões da escolafaz com que ela tenha dificuldade em consolidar uma gestão democrática e alcançar uma educação de qualidade. O PPP é uma proposta de descentralização e democratização das decisões pedagógicas, organizacionais e financeiras da escola. É ainda um processo participativo com o desafio de oportunizar as escolas fazerem o seu próprio destino de acordo com suas especificidades e necessidades. A construção e implementação do PPP é de relevância pedagógica, social e política e indispensável à melhoria da qualidadede ensino e considera a presença da família/pais na escola de fundamental importância, uma vez que a educação é um serviço público de direito do cidadão e o cidadão deve acompanhar e trabalhar pela melhoria da qualidade do ensino ministrado na escola onde estuda seu filho/aluno. A título de considerações finais, considera-se a presença da família na escola como abertura dada por uma gestão democrática em uma educação de qualidade.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEscolas  Organização e administraçãoComunidade e escolaEducação de qualidadePPPParticipação da famíliaA importância da família na Escola sob a ótica do Projeto Político Pedagógico - PPPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_claudia_luciene_de_morais_silva.pdfapplication/pdf1608581https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKRAJ/1/tcc_claudia_luciene_de_morais_silva.pdfd4b23e5dd0525f540ff92c2728b54dacMD51TEXTtcc_claudia_luciene_de_morais_silva.pdf.txttcc_claudia_luciene_de_morais_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain322339https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKRAJ/2/tcc_claudia_luciene_de_morais_silva.pdf.txtc44be83901e9709faa9f5b69dc53efb2MD521843/BUOS-9LKRAJ2019-11-14 21:00:10.955oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKRAJRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:00:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547396382064640