O conceito de interesse na psicologia funcional de Edouard Claparède: a chave biológica à interpretação interacionista da vida mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lilian Erichsen Nassif
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84KPDW
Resumo: O estudo das relações entre emoção e cognição é apresentado pelas ciências cognitivas, na atualidade, como novidade surgida a partir de uma revolução cognitiva, desconsiderando-se fatos e personagens importantes da história da psicologia e da história da psicologia da educação. No intuito de demonstrar que a preocupação em se estudar essas relações não é recente, recorremos a um importante teórico do início do século XX, Édouard Claparède (1873-1940), médico e psicólogo suíço, conhecido por sua contribuição ao estabelecimento da abordagem genético-funcional em Psicologia e pela influência de sua obra sobre o trabalho de Jean Piaget. O conceito de interesse em Claparède foi então analisado, partindo da hipótese de que esse seria um conceito chave para se compreender as relações entre emoção / afetividade e cognição na sua obra. Traçamos a genealogia do conceito de interesse em Claparède, apontando as fontes teóricas que ele utilizou para construí-lo, o que nos possibilitou identificar outros teóricos que também se preocuparam com o tema ao longo da história da psicologia e da história da psicologia da educação. A abordagem metodológica da pesquisa foi a historiografia internalista ou história conceitual. Utilizamos como fontes primárias os escritos de Claparède relativos ao tema, examinando-os através do recurso metodológico da análise de conteúdo. A relevância desse trabalho reside no fato de que, ao conhecermos mais profundamente as relações existentes entre cognição e emoção a partir de um ponto de vista histórico, podemos avançar no entendimento das dificuldades de aprendizagem apresentadas tanto pelas crianças quanto pelos adultos. Os processos de psicoterapia, principalmente as correntes da Psicoterapia Cognitiva, poderão também se beneficiar desse estudo, na medida em que nossos interesses e sentimentos (emoção) parecem constituir a chave para a nossa representação do mundo (cognição). Podemos, ainda, proporcionar à psicologia uma nova dimensão sobre sua própria história como disciplina científica, uma vez que trazemos à tona um personagem que, ao que tudo indica, ofereceu bases teóricas para uma importante vertente de pensamento que é o construtivismo. Concluímos que a preocupação em se estudar as relações entre afetividade e cognição é antiga, e que a síntese elaborada por Claparède retrata uma forma diferente de se entender a questão. No sistema por ele desenvolvido, o interesse aparece como a manifestação mais relevante da relação entre afetividade e cognição, constituindo uma ponte dinâmica entre o sujeito e o ambiente, ativada pela necessidade de adaptação do organismo. Essa adaptação, contudo, não é passiva, mas constitui- se em uma busca ativa de soluções para os problemas colocados pela vida em um ambiente em transformação O estudo das relações entre emoção e cognição é apresentado pelas ciências cognitivas, na atualidade, como novidade surgida a partir de uma revolução cognitiva, desconsiderando-se fatos e personagens importantes da história da psicologia e da história da psicologia da educação. No intuito de demonstrar que a preocupação em se estudar essas relações não é recente, recorremos a um importante teórico do início do século XX, Édouard Claparède (1873-1940), médico e psicólogo suíço, conhecido por sua contribuição ao estabelecimento da abordagem genético-funcional em Psicologia e pela influência de sua obra sobre o trabalho de Jean Piaget. O conceito de interesse em Claparède foi então analisado, partindo da hipótese de que esse seria um conceito chave para se compreender as relações entre emoção / afetividade e cognição na sua obra. Traçamos a genealogia do conceito de interesse em Claparède, apontando as fontes teóricas que ele utilizou para construí-lo, o que nos possibilitou identificar outros teóricos que também se preocuparam com o tema ao longo da história da psicologia e da história da psicologia da educação. A abordagem metodológica da pesquisa foi a historiografia internalista ou história conceitual. Utilizamos como fontes primárias os escritos de Claparède relativos ao tema, examinando-os através do recurso metodológico da análise de conteúdo. A relevância desse trabalho reside no fato de que, ao conhecermos mais profundamente as relações existentes entre cognição e emoção a partir de um ponto de vista histórico, podemos avançar no entendimento das dificuldades de aprendizagem apresentadas tanto pelas crianças quanto pelos adultos. Os processos de psicoterapia, principalmente as correntes da Psicoterapia Cognitiva, poderão também se beneficiar desse estudo, na medida em que nossos interesses e sentimentos (emoção) parecem constituir a chave para a nossa representação do mundo (cognição). Podemos, ainda, proporcionar à psicologia uma nova dimensão sobre sua própria história como disciplina científica, uma vez que trazemos à tona um personagem que, ao que tudo indica, ofereceu bases teóricas para uma importante vertente de pensamento que é o construtivismo. Concluímos que a preocupação em se estudar as relações entre afetividade e cognição é antiga, e que a síntese elaborada por Claparède retrata uma forma diferente de se entender a questão. No sistema por ele desenvolvido, o interesse aparece como a manifestação mais relevante da relação entre afetividade e cognição, constituindo uma ponte dinâmica entre o sujeito e o ambiente, ativada pela necessidade de adaptação do organismo. Essa adaptação, contudo, não é passiva, mas constitui- se em uma busca ativa de soluções para os problemas colocados pela vida em um ambiente em transformação .
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A relevância desse trabalho reside no fato de que, ao conhecermos mais profundamente as relações existentes entre cognição e emoção a partir de um ponto de vista histórico, podemos avançar no entendimento das dificuldades de aprendizagem apresentadas tanto pelas crianças quanto pelos adultos. Os processos de psicoterapia, principalmente as correntes da Psicoterapia Cognitiva, poderão também se beneficiar desse estudo, na medida em que nossos interesses e sentimentos (emoção) parecem constituir a chave para a nossa representação do mundo (cognição). Podemos, ainda, proporcionar à psicologia uma nova dimensão sobre sua própria história como disciplina científica, uma vez que trazemos à tona um personagem que, ao que tudo indica, ofereceu bases teóricas para uma importante vertente de pensamento que é o construtivismo. Concluímos que a preocupação em se estudar as relações entre afetividade e cognição é antiga, e que a síntese elaborada por Claparède retrata uma forma diferente de se entender a questão. No sistema por ele desenvolvido, o interesse aparece como a manifestação mais relevante da relação entre afetividade e cognição, constituindo uma ponte dinâmica entre o sujeito e o ambiente, ativada pela necessidade de adaptação do organismo. Essa adaptação, contudo, não é passiva, mas constitui- se em uma busca ativa de soluções para os problemas colocados pela vida em um ambiente em transformação O estudo das relações entre emoção e cognição é apresentado pelas ciências cognitivas, na atualidade, como novidade surgida a partir de uma revolução cognitiva, desconsiderando-se fatos e personagens importantes da história da psicologia e da história da psicologia da educação. No intuito de demonstrar que a preocupação em se estudar essas relações não é recente, recorremos a um importante teórico do início do século XX, Édouard Claparède (1873-1940), médico e psicólogo suíço, conhecido por sua contribuição ao estabelecimento da abordagem genético-funcional em Psicologia e pela influência de sua obra sobre o trabalho de Jean Piaget. O conceito de interesse em Claparède foi então analisado, partindo da hipótese de que esse seria um conceito chave para se compreender as relações entre emoção / afetividade e cognição na sua obra. Traçamos a genealogia do conceito de interesse em Claparède, apontando as fontes teóricas que ele utilizou para construí-lo, o que nos possibilitou identificar outros teóricos que também se preocuparam com o tema ao longo da história da psicologia e da história da psicologia da educação. A abordagem metodológica da pesquisa foi a historiografia internalista ou história conceitual. Utilizamos como fontes primárias os escritos de Claparède relativos ao tema, examinando-os através do recurso metodológico da análise de conteúdo. A relevância desse trabalho reside no fato de que, ao conhecermos mais profundamente as relações existentes entre cognição e emoção a partir de um ponto de vista histórico, podemos avançar no entendimento das dificuldades de aprendizagem apresentadas tanto pelas crianças quanto pelos adultos. Os processos de psicoterapia, principalmente as correntes da Psicoterapia Cognitiva, poderão também se beneficiar desse estudo, na medida em que nossos interesses e sentimentos (emoção) parecem constituir a chave para a nossa representação do mundo (cognição). Podemos, ainda, proporcionar à psicologia uma nova dimensão sobre sua própria história como disciplina científica, uma vez que trazemos à tona um personagem que, ao que tudo indica, ofereceu bases teóricas para uma importante vertente de pensamento que é o construtivismo. Concluímos que a preocupação em se estudar as relações entre afetividade e cognição é antiga, e que a síntese elaborada por Claparède retrata uma forma diferente de se entender a questão. No sistema por ele desenvolvido, o interesse aparece como a manifestação mais relevante da relação entre afetividade e cognição, constituindo uma ponte dinâmica entre o sujeito e o ambiente, ativada pela necessidade de adaptação do organismo. Essa adaptação, contudo, não é passiva, mas constitui- se em uma busca ativa de soluções para os problemas colocados pela vida em um ambiente em transformação .The study of the relationships between emotion and cognition is presented by contemporary cognitive science as a novelty stemming from a cognitive revolution, disregarding facts and important characters of the history of Psychology and the history of Educational Psychology. With the purpose of demonstrating that the concern with the study of these relationships is not recent, the work of an important early 20th century theoretician is focused: Édouard Claparède (1873- 1940), a Swiss doctor and psychologist, known for his contribution to the establishment of the genetic-functional approach in Psychology and for his influence on the work of Jean Piaget. Claparèdes concept of interest is analyzed, with the hypothesis that this is a key concept to understand the relationship between emotion/affectivity and cognition in his work. The genealogy of the concept of interest is then traced, aiming at identifying other theoreticians who where also concerned with the theme along the history of Psychology and the history of Educational Psychology. The methodological approach of the research was internalist historiography or conceptual history. Primary theoretical sources on the subject, found in Claparèdes work, were submitted to content analysis. The relevance of this work lies in the fact that, when knowing more deeply the existing relations between cognition and emotion from a historical point of view, we can advance in the understanding of learning difficulties presented by children and adults. Cognitive psycotherapy processes may also benefit from this study, since our interests and feelings (emotions) seem to constitute the key for our world representation (cognition). This work can also contribute to provide to Psychology a new dimension on its own history as a scientific discipline, once we unveiled an important author, who - as everything indicates - offered theoretical bases for an important theory of knowledge, known as constructivism. We conclude that the study of these relations is an old-time concern among psychologists, and that the synthesis proposed by Claparède presents a different form of understanding the same question. Within the system developed by Claparède, the interest is the most relevant manifestation of the relationship between emotion and cognition, and can be understood as a dynamic bridge between the person and the environment, activated by the organisms need of adaptation. This need of adaptation, however, is not a passive one, but an active search for solutions to the problems posed by life in a changing environment. The study of the relationships between emotion and cognition is presented by contemporary cognitive science as a novelty stemming from a cognitive revolution, disregarding facts and important characters of the history of Psychology and the history of Educational Psychology. With the purpose of demonstrating that the concern with the study of these relationships is not recent, the work of an important early 20th century theoretician is focused: Édouard Claparède (1873- 1940), a Swiss doctor and psychologist, known for his contribution to the establishment of the genetic-functional approach in Psychology and for his influence on the work of Jean Piaget. Claparèdes concept of interest is analyzed, with the hypothesis that this is a key concept to understand the relationship between emotion/affectivity and cognition in his work. The genealogy of the concept of interest is then traced, aiming at identifying other theoreticians who where also concerned with the theme along the history of Psychology and the history of Educational Psychology. The methodological approach of the research was internalist historiography or conceptual history. Primary theoretical sources on the subject, found in Claparèdes work, were submitted to content analysis. The relevance of this work lies in the fact that, when knowing more deeply the existing relations between cognition and emotion from a historical point of view, we can advance in the understanding of learning difficulties presented by children and adults. Cognitive psycotherapy processes may also benefit from this study, since our interests and feelings (emotions) seem to constitute the key for our world representation (cognition). This work can also contribute to provide to Psychology a new dimension on its own history as a scientific discipline, once we unveiled an important author, who - as everything indicates - offered theoretical bases for an important theory of knowledge, known as constructivism. We conclude that the study of these relations is an old-time concern among psychologists, and that the synthesis proposed by Claparède presents a different form of understanding the same question. Within the system developed by Claparède, the interest is the most relevant manifestation of the relationship between emotion and cognition, and can be understood as a dynamic bridge between the person and the environment, activated by the organisms need of adaptation. 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Lilian Erichsen Nassif
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Traçamos a genealogia do conceito de interesse em Claparède, apontando as fontes teóricas que ele utilizou para construí-lo, o que nos possibilitou identificar outros teóricos que também se preocuparam com o tema ao longo da história da psicologia e da história da psicologia da educação. A abordagem metodológica da pesquisa foi a historiografia internalista ou história conceitual. Utilizamos como fontes primárias os escritos de Claparède relativos ao tema, examinando-os através do recurso metodológico da análise de conteúdo. A relevância desse trabalho reside no fato de que, ao conhecermos mais profundamente as relações existentes entre cognição e emoção a partir de um ponto de vista histórico, podemos avançar no entendimento das dificuldades de aprendizagem apresentadas tanto pelas crianças quanto pelos adultos. Os processos de psicoterapia, principalmente as correntes da Psicoterapia Cognitiva, poderão também se beneficiar desse estudo, na medida em que nossos interesses e sentimentos (emoção) parecem constituir a chave para a nossa representação do mundo (cognição). Podemos, ainda, proporcionar à psicologia uma nova dimensão sobre sua própria história como disciplina científica, uma vez que trazemos à tona um personagem que, ao que tudo indica, ofereceu bases teóricas para uma importante vertente de pensamento que é o construtivismo. Concluímos que a preocupação em se estudar as relações entre afetividade e cognição é antiga, e que a síntese elaborada por Claparède retrata uma forma diferente de se entender a questão. No sistema por ele desenvolvido, o interesse aparece como a manifestação mais relevante da relação entre afetividade e cognição, constituindo uma ponte dinâmica entre o sujeito e o ambiente, ativada pela necessidade de adaptação do organismo. Essa adaptação, contudo, não é passiva, mas constitui- se em uma busca ativa de soluções para os problemas colocados pela vida em um ambiente em transformação O estudo das relações entre emoção e cognição é apresentado pelas ciências cognitivas, na atualidade, como novidade surgida a partir de uma revolução cognitiva, desconsiderando-se fatos e personagens importantes da história da psicologia e da história da psicologia da educação. No intuito de demonstrar que a preocupação em se estudar essas relações não é recente, recorremos a um importante teórico do início do século XX, Édouard Claparède (1873-1940), médico e psicólogo suíço, conhecido por sua contribuição ao estabelecimento da abordagem genético-funcional em Psicologia e pela influência de sua obra sobre o trabalho de Jean Piaget. O conceito de interesse em Claparède foi então analisado, partindo da hipótese de que esse seria um conceito chave para se compreender as relações entre emoção / afetividade e cognição na sua obra. Traçamos a genealogia do conceito de interesse em Claparède, apontando as fontes teóricas que ele utilizou para construí-lo, o que nos possibilitou identificar outros teóricos que também se preocuparam com o tema ao longo da história da psicologia e da história da psicologia da educação. A abordagem metodológica da pesquisa foi a historiografia internalista ou história conceitual. Utilizamos como fontes primárias os escritos de Claparède relativos ao tema, examinando-os através do recurso metodológico da análise de conteúdo. A relevância desse trabalho reside no fato de que, ao conhecermos mais profundamente as relações existentes entre cognição e emoção a partir de um ponto de vista histórico, podemos avançar no entendimento das dificuldades de aprendizagem apresentadas tanto pelas crianças quanto pelos adultos. Os processos de psicoterapia, principalmente as correntes da Psicoterapia Cognitiva, poderão também se beneficiar desse estudo, na medida em que nossos interesses e sentimentos (emoção) parecem constituir a chave para a nossa representação do mundo (cognição). Podemos, ainda, proporcionar à psicologia uma nova dimensão sobre sua própria história como disciplina científica, uma vez que trazemos à tona um personagem que, ao que tudo indica, ofereceu bases teóricas para uma importante vertente de pensamento que é o construtivismo. Concluímos que a preocupação em se estudar as relações entre afetividade e cognição é antiga, e que a síntese elaborada por Claparède retrata uma forma diferente de se entender a questão. No sistema por ele desenvolvido, o interesse aparece como a manifestação mais relevante da relação entre afetividade e cognição, constituindo uma ponte dinâmica entre o sujeito e o ambiente, ativada pela necessidade de adaptação do organismo. 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