Aposentadoria docente: uma reflexão sobre o sentido do trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Etel Cassia Pereira Rossi
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR4MS2
Resumo: Este estudo procurou contextualizar a aposentadoria dos docentes do Instituto de Ciências Biológicas, após a década de 90, em um período de mudanças nas políticas de educação do país, criando o sistema de avaliação docente e alterando os critérios de aposentadoria desta categoria de profissionais. Decorrente do processo de mudança e o peso dado à pesquisa, através de publicações em revistas indexadas, houve um movimento para aposentadoria, às vezes precoce, por não se adaptarem ao novo sistema de competitividade. O estudo foi realizado através da metodologia de entrevista em profundidade e pesquisa documental. Oram apresentados dois temas: Neoliberalismo, Globalização e Competitividade, tema avaliado dentro de um contexto político, e Mudanças no Sentido do Trabalho, este último reflexivo e avaliado dentro da perspectiva da psicologia do trabalho. Concluímos que todo esse processo alterou a forma de trabalho do docente e exigiu do professor uma preparação que não foi oferecida pela Universidade Federal de Minas Gerais, instituição onde ocorreu o estudo. Constatamos também, um alto índice de afastamento do trabalho pelos servidores (docentes e técnicos, administrativos em educação) no Instituto de Ciências Biológicas por transtornos mentais e de comportamento, o que pode ser um sintoma de que alguma intervenção deveria ser feita pela instituição no sentido de avaliar o efeito do trabalho nestes servidores.
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