Aposentadoria docente: uma reflexão sobre o sentido do trabalho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR4MS2 |
Resumo: | Este estudo procurou contextualizar a aposentadoria dos docentes do Instituto de Ciências Biológicas, após a década de 90, em um período de mudanças nas políticas de educação do país, criando o sistema de avaliação docente e alterando os critérios de aposentadoria desta categoria de profissionais. Decorrente do processo de mudança e o peso dado à pesquisa, através de publicações em revistas indexadas, houve um movimento para aposentadoria, às vezes precoce, por não se adaptarem ao novo sistema de competitividade. O estudo foi realizado através da metodologia de entrevista em profundidade e pesquisa documental. Oram apresentados dois temas: Neoliberalismo, Globalização e Competitividade, tema avaliado dentro de um contexto político, e Mudanças no Sentido do Trabalho, este último reflexivo e avaliado dentro da perspectiva da psicologia do trabalho. Concluímos que todo esse processo alterou a forma de trabalho do docente e exigiu do professor uma preparação que não foi oferecida pela Universidade Federal de Minas Gerais, instituição onde ocorreu o estudo. Constatamos também, um alto índice de afastamento do trabalho pelos servidores (docentes e técnicos, administrativos em educação) no Instituto de Ciências Biológicas por transtornos mentais e de comportamento, o que pode ser um sintoma de que alguma intervenção deveria ser feita pela instituição no sentido de avaliar o efeito do trabalho nestes servidores. |
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Vanessa Andrade de BarrosEtel Cassia Pereira Rossi2019-08-14T05:10:06Z2019-08-14T05:10:06Z2010-08-31http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR4MS2Este estudo procurou contextualizar a aposentadoria dos docentes do Instituto de Ciências Biológicas, após a década de 90, em um período de mudanças nas políticas de educação do país, criando o sistema de avaliação docente e alterando os critérios de aposentadoria desta categoria de profissionais. Decorrente do processo de mudança e o peso dado à pesquisa, através de publicações em revistas indexadas, houve um movimento para aposentadoria, às vezes precoce, por não se adaptarem ao novo sistema de competitividade. O estudo foi realizado através da metodologia de entrevista em profundidade e pesquisa documental. Oram apresentados dois temas: Neoliberalismo, Globalização e Competitividade, tema avaliado dentro de um contexto político, e Mudanças no Sentido do Trabalho, este último reflexivo e avaliado dentro da perspectiva da psicologia do trabalho. Concluímos que todo esse processo alterou a forma de trabalho do docente e exigiu do professor uma preparação que não foi oferecida pela Universidade Federal de Minas Gerais, instituição onde ocorreu o estudo. Constatamos também, um alto índice de afastamento do trabalho pelos servidores (docentes e técnicos, administrativos em educação) no Instituto de Ciências Biológicas por transtornos mentais e de comportamento, o que pode ser um sintoma de que alguma intervenção deveria ser feita pela instituição no sentido de avaliar o efeito do trabalho nestes servidores.This study sought to contextualize the retirement of teachers of the Institute of Biological ciences, after the 1990s, in a period of changes in the country's education policies, creating the teacher evaluation system and changing the retirement criteria of this category of professionals. As a result of the change process and the weight given to research, through publications in indexed journals, there was a movement for retirement, sometimes precocious, for not adapting to the new system of competitiveness. The study was carried out through in-depth interview methodology and documentary research. Two themes were presented: Neoliberalism, Globalization and Competitiveness, a theme evaluated within a political context, and Changes in the Sense of Work, the latter reflective and evaluated within the perspective of work psychology. We conclude that all this process changed the way the teacher works and demanded from the teacher a preparation that was not offered by the Federal University of Minas Gerais, where the study took place. We also found a high rate of dismissal by teachers and technicians in the Institute of Biological Sciences for mental and behavioral disorders, which may be a symptom that some intervention should be done by the institution in the sense To evaluate the effect of the work on these servers.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTrabalhoUniversidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Corpo docenteAposentadoriaPsicologiaPsicologia do trabalhoAposentadoria docente: uma reflexão sobre o sentido do trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_sobre_aposentadoria_corrigida.pdfapplication/pdf2429633https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AR4MS2/1/monografia_sobre_aposentadoria_corrigida.pdf4ce8e6cdd37cf940ff8a394699e4f5fdMD51TEXTmonografia_sobre_aposentadoria_corrigida.pdf.txtmonografia_sobre_aposentadoria_corrigida.pdf.txtExtracted texttext/plain160373https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AR4MS2/2/monografia_sobre_aposentadoria_corrigida.pdf.txt4b4826322878a58618c99f7c9831e3dbMD521843/BUBD-AR4MS22019-11-14 17:04:05.231oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AR4MS2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:04:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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