Transporte público e mercado imobiliário : uma análise da relação entre acessibilidade e preço dos imóveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guilherme Araújo Grochowski
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/63630
Resumo: Por sua difusão e facilidade de implantação, os sistemas de transporte por ônibus são os mais frequentes e talvez sejam os mais importantes provedores de acessibilidade urbana, ligando de forma relativamente barata diversos pontos de cidades médias a megalópoles. O nexo entre o valor do solo e acessibilidade ao transporte público por ônibus é relativamente pouco estudado, apesar de suas relações serem há muito conhecidas. Isso deve-se à uma dificuldade de se quantificar e qualificar tal relação devido à complexidade inerente à mesma, que possui múltiplas dimensões e variáveis subjacentes. O presente trabalho propõe a aplicação métodos de regressão para melhor compreender como ocorrem as relações entre o valor do solo e a acessibilidade de transportes, no contexto de Belo Horizonte: os métodos de Regressão Geograficamente Ponderada (GWR) e de Regressões Hedônicas Verificou-se a existência de poucas relações estatísticas entre as duas variáveis: acessibilidade ao transporte por ônibus e o valor do solo. Porém, o trabalho explorou as relações de variáveis hedônicas com o transporte, contribuindo com um maior conhecimento da relação acessibilidade e valor do solo, o grande driver do desenvolvimento urbano. O presente trabalho tem como contribuição principal a aplicação do método de GWR associado às regressões hedônicas, num contexto de interação entre Uso do Solo e Transportes, mostrando a validade e fragilidade das propostas. Entre suas descobertas está que, mesmo em contexto adverso, e não sendo desenvolvido para o fim de gerar desenvolvimento urbano e direcionar o mercado imobiliário, melhorias no sistema de transporte por ônibus, pode gerar alguma pequena contribuição no valor do solo.
id UFMG_5d0a9a9856f91cf2fc293b0f777a8aa6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/63630
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbregahttp://lattes.cnpq.br/7158751194696023Daniela Antunes LessaGuilherme de Castro LeivaLeise Kelli de OliveiraEugênia Doria Viana Cerqueirahttp://lattes.cnpq.br/3509408852392569Guilherme Araújo Grochowski2024-02-01T15:31:10Z2024-02-01T15:31:10Z2023-07-11http://hdl.handle.net/1843/63630Por sua difusão e facilidade de implantação, os sistemas de transporte por ônibus são os mais frequentes e talvez sejam os mais importantes provedores de acessibilidade urbana, ligando de forma relativamente barata diversos pontos de cidades médias a megalópoles. O nexo entre o valor do solo e acessibilidade ao transporte público por ônibus é relativamente pouco estudado, apesar de suas relações serem há muito conhecidas. Isso deve-se à uma dificuldade de se quantificar e qualificar tal relação devido à complexidade inerente à mesma, que possui múltiplas dimensões e variáveis subjacentes. O presente trabalho propõe a aplicação métodos de regressão para melhor compreender como ocorrem as relações entre o valor do solo e a acessibilidade de transportes, no contexto de Belo Horizonte: os métodos de Regressão Geograficamente Ponderada (GWR) e de Regressões Hedônicas Verificou-se a existência de poucas relações estatísticas entre as duas variáveis: acessibilidade ao transporte por ônibus e o valor do solo. Porém, o trabalho explorou as relações de variáveis hedônicas com o transporte, contribuindo com um maior conhecimento da relação acessibilidade e valor do solo, o grande driver do desenvolvimento urbano. O presente trabalho tem como contribuição principal a aplicação do método de GWR associado às regressões hedônicas, num contexto de interação entre Uso do Solo e Transportes, mostrando a validade e fragilidade das propostas. Entre suas descobertas está que, mesmo em contexto adverso, e não sendo desenvolvido para o fim de gerar desenvolvimento urbano e direcionar o mercado imobiliário, melhorias no sistema de transporte por ônibus, pode gerar alguma pequena contribuição no valor do solo.Due to their widespread use and ease of implementation, bus transportation systems are the most common and perhaps the most important providers of urban accessibility, connecting various points within cities ranging from medium-sized cities to megalopolises in a relatively inexpensive manner. The link between land value and accessibility to public bus transportation has received relatively little research attention, despite its long-known associations. This is due to the difficulty of quantifying and qualifying such a relationship, given its inherent complexity with multiple dimensions and underlying variables. This study proposes the application of regression methods to better understand the relationships between land value and transportation accessibility in the context of Belo Horizonte. The methods employed are Geographically Weighted Regression (GWR) and Hedonic Regressions. Few statistically significant relationships were found between the two variables: accessibility to bus transportation and land value. However, the study explored the relationships of hedonic variables with transportation, contributing to a greater understanding of the relationship between accessibility and land value, which is a major driver of urban development. The main contribution of this study lies in the application of the GWR method combined with hedonic regressions in the context of Land Use and Transportation interaction, demonstrating the validity and limitations of these approaches. Among its findings is that even in an adverse context, where the improvement of the bus transportation system is not specifically aimed at generating urban development or directing the real estate market, it can still generate a modest contribution to land value.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia e TransportesUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessTransportesAcessibilidadeTransporte urbanoSolo - UsoSistema BRT de transporteÔnibusAcessibilidade urbanaTransporte públicoPreço da terraBRTÔnibusTransporte público e mercado imobiliário : uma análise da relação entre acessibilidade e preço dos imóveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação Final Guilherme Grochowski.pdfDissertação Final Guilherme Grochowski.pdfapplication/pdf29126464https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63630/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%20Guilherme%20Grochowski.pdf707210d1d2855eb80dbb4fdbe6c95431MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63630/4/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63630/5/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD551843/636302024-02-01 12:31:10.808oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-02-01T15:31:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transporte público e mercado imobiliário : uma análise da relação entre acessibilidade e preço dos imóveis
title Transporte público e mercado imobiliário : uma análise da relação entre acessibilidade e preço dos imóveis
spellingShingle Transporte público e mercado imobiliário : uma análise da relação entre acessibilidade e preço dos imóveis
Guilherme Araújo Grochowski
Acessibilidade urbana
Transporte público
Preço da terra
BRT
Ônibus
Transportes
Acessibilidade
Transporte urbano
Solo - Uso
Sistema BRT de transporte
Ônibus
title_short Transporte público e mercado imobiliário : uma análise da relação entre acessibilidade e preço dos imóveis
title_full Transporte público e mercado imobiliário : uma análise da relação entre acessibilidade e preço dos imóveis
title_fullStr Transporte público e mercado imobiliário : uma análise da relação entre acessibilidade e preço dos imóveis
title_full_unstemmed Transporte público e mercado imobiliário : uma análise da relação entre acessibilidade e preço dos imóveis
title_sort Transporte público e mercado imobiliário : uma análise da relação entre acessibilidade e preço dos imóveis
author Guilherme Araújo Grochowski
author_facet Guilherme Araújo Grochowski
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7158751194696023
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Daniela Antunes Lessa
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Guilherme de Castro Leiva
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Leise Kelli de Oliveira
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Eugênia Doria Viana Cerqueira
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3509408852392569
dc.contributor.author.fl_str_mv Guilherme Araújo Grochowski
contributor_str_mv Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega
Daniela Antunes Lessa
Guilherme de Castro Leiva
Leise Kelli de Oliveira
Eugênia Doria Viana Cerqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade urbana
Transporte público
Preço da terra
BRT
Ônibus
topic Acessibilidade urbana
Transporte público
Preço da terra
BRT
Ônibus
Transportes
Acessibilidade
Transporte urbano
Solo - Uso
Sistema BRT de transporte
Ônibus
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Transportes
Acessibilidade
Transporte urbano
Solo - Uso
Sistema BRT de transporte
Ônibus
description Por sua difusão e facilidade de implantação, os sistemas de transporte por ônibus são os mais frequentes e talvez sejam os mais importantes provedores de acessibilidade urbana, ligando de forma relativamente barata diversos pontos de cidades médias a megalópoles. O nexo entre o valor do solo e acessibilidade ao transporte público por ônibus é relativamente pouco estudado, apesar de suas relações serem há muito conhecidas. Isso deve-se à uma dificuldade de se quantificar e qualificar tal relação devido à complexidade inerente à mesma, que possui múltiplas dimensões e variáveis subjacentes. O presente trabalho propõe a aplicação métodos de regressão para melhor compreender como ocorrem as relações entre o valor do solo e a acessibilidade de transportes, no contexto de Belo Horizonte: os métodos de Regressão Geograficamente Ponderada (GWR) e de Regressões Hedônicas Verificou-se a existência de poucas relações estatísticas entre as duas variáveis: acessibilidade ao transporte por ônibus e o valor do solo. Porém, o trabalho explorou as relações de variáveis hedônicas com o transporte, contribuindo com um maior conhecimento da relação acessibilidade e valor do solo, o grande driver do desenvolvimento urbano. O presente trabalho tem como contribuição principal a aplicação do método de GWR associado às regressões hedônicas, num contexto de interação entre Uso do Solo e Transportes, mostrando a validade e fragilidade das propostas. Entre suas descobertas está que, mesmo em contexto adverso, e não sendo desenvolvido para o fim de gerar desenvolvimento urbano e direcionar o mercado imobiliário, melhorias no sistema de transporte por ônibus, pode gerar alguma pequena contribuição no valor do solo.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-01T15:31:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-01T15:31:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/63630
url http://hdl.handle.net/1843/63630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63630/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%20Guilherme%20Grochowski.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63630/4/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63630/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 707210d1d2855eb80dbb4fdbe6c95431
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589162569302016