The experience of UNESCO creative cities in the context of COVID-19: a case study of brazilian cities
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.22398/2525-2828.719118-136 http://hdl.handle.net/1843/60370 |
Resumo: | Este artigo buscou analisar o selo UNESCO das duas cidades criativas brasileiras mais antigas, Curitiba e Florianópolis. O objetivo foi compreender a extensão do selo UNESCO em promover as modalidades selecionadas (respectivamente, Design e Gastronomia) e setores relacionados. Ademais, dado a pandemia global, o trabalho pretende descrever as ações das cidades em resposta à COVID-19, especialmente no setor de turismo fortemente conectado à modalidade do selo. Para tanto, utilizam-se de dados primários e secundários referentes às duas cidades estudadas. Nossas fontes secundárias abordam dados do mercado de trabalho e fluxo de turismo contextualizado para os dois territórios, explorando o potencial, conquistas e desafios da Rede de Cidades Criativas da UNESCO após a concessão do selo, somado ao cenário pandêmico |
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The experience of UNESCO creative cities in the context of COVID-19: a case study of brazilian citiesA experiência das cidades criativas da UNESCO no contexto da COVID-19: o caso de cidades brasileirasCreative citiesUNESCOTourismBrazilCOVID-19COVID-19UNESCOTurismoMunicípiosEste artigo buscou analisar o selo UNESCO das duas cidades criativas brasileiras mais antigas, Curitiba e Florianópolis. O objetivo foi compreender a extensão do selo UNESCO em promover as modalidades selecionadas (respectivamente, Design e Gastronomia) e setores relacionados. Ademais, dado a pandemia global, o trabalho pretende descrever as ações das cidades em resposta à COVID-19, especialmente no setor de turismo fortemente conectado à modalidade do selo. Para tanto, utilizam-se de dados primários e secundários referentes às duas cidades estudadas. Nossas fontes secundárias abordam dados do mercado de trabalho e fluxo de turismo contextualizado para os dois territórios, explorando o potencial, conquistas e desafios da Rede de Cidades Criativas da UNESCO após a concessão do selo, somado ao cenário pandêmicoThis paper aimed to follow the unfoldings of being labeled a UNESCO Creative City by studying the first two labeled ones in Brazil, Curitiba and Florianopólis. The objective was to comprehend the extension of the UNESCO label in promoting the chosen modality (in the case, design and gastronomy, respectively) and related sectors. Also, given the current global pandemic, the work goes on drawing the cities response to COVID-19, especially when it comes to the tourism enterprise strongly connected to the creative sector. For that, we use secondary data as well as primary data to deal with both cities case studies. Our secondary sources tackle labor market data and tourism flow contextualized to the two territories, exploring the UNESCO Creative Cities Network’s potential, achievements and challenges after the label granting, added up the pandemic settingUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICASUFMG2023-10-31T19:56:46Z2023-10-31T19:56:46Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.22398/2525-2828.719118-1362525-2828http://hdl.handle.net/1843/60370engRevista DiálogoAna Flavia MachadoAlice Demattos GuimarãesRodrigo Cavalcante MichelGabriel Vaz de MeloJulia Papini Bittencourtinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-10-31T20:20:00Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/60370Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-10-31T20:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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