As bibliotecas escolares comunitárias da Secretaria do Estado da Educação de Minas Gerais: análise de seu funcionamento em dez escolas de primeiro grau de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Márcia Milton Vianna
Data de Publicação: 1983
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98BN87
Resumo: Estudo realizado em dez Bibliotecas Escolares Comunitárias de Belo Horizonte, implantadas pelo Projeto QESE. 76 da Secretaria de Estado de Educaço de Minas Gerais. Fo ram utilizadas as seguintes técnicas na coleta de dados: a) questionário aplicado aos usuários das bibliotecas; b)entrevista feita às diretoras das escolas, professoras encarregadas das bibliotecas e à Diretora da Diretoria de Bibliotecas da SEE/MG; C) análise dos registros da Diretoria de Bibliotecas. Analisando os dados obtidos concluiu-se que os principais usuários da Biblioteca Escolar Comunitária são os próprios alunos da escola onde está situada, e as pessoasque residem ou estudam próximo à escola, constituem a parcela mais significativa dos usuários não ligados diretamente à escola. A participação em atividades desenvolvidas nas bibliotecas representou o motivo mais citado de frequência dos usuários às bibliotecas, seguido pelas alternativas lazer e es tudo. Problemas de infra-estrutura como horário e período de funcionamento durante o ano, limitações do pessoal e do acervo dificultam o alcance da dupla finalidade das Bibliotecas Escolares Comunitárias: o atendimento ao pessoal da própria escola onde se situa e à comunidade de sua vizinhança.
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