Atriz-produtora: poder e criação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heloisa Marina da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/45232
https://orcid.org/0000-0002-3277-1593
Resumo: Nesse artigo defendo que o poder de autoria e de intervenção criativa que atrizes e atores encontram em produções teatrais está diretamente relacionado à participação destas artistas em instâncias gerenciais dos projetos e organizações com as quais se envolvem. Este trabalho deriva de minha pesquisa de doutorado cuja metodologia se baseou na análise de dados etnográficos (realização de entrevistas com artistas teatrais que possuem dez anos ou mais de trajetória, do Brasil, México, Chile e Argentina) e autoetnográficos (vinculados às minhas próprias experiências como atriz e produtora). Argumento que dentro de um modelo de produção que defino como teatro menor há, por parte de atrizes e atores, o desejo de fundar núcleos teatrais no qual possam se dedicar exclusivamente à criação, sem que precisem ocupar cargos de função administrativa. Tal desejo, no entanto, não chega a se concretizar em nenhuma das iniciativas que estudei. Minha hipótese é a de que fatores econômicos relacionados aos modelos produtivos escolhidos pelos artistas, os quais não são voltados ao consumo massivo, bem como o fato de atrizes e atores serem também autores de suas obras, corroboram para que tal desejo não seja alcançado. Este último fator é crucial no ponto de vista aqui defendido, pois o processo de tomada de decisões, que no caso de grupos teatrais define parâmetros criativos e as lógicas de funcionamento da organização, é, ele mesmo, uma função gerencial.
id UFMG_5d7ebae496c5728c14b50238b252b2d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/45232
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2022-09-16T13:14:11Z2022-09-16T13:14:11Z202091122525-6572http://hdl.handle.net/1843/45232https://orcid.org/0000-0002-3277-1593Nesse artigo defendo que o poder de autoria e de intervenção criativa que atrizes e atores encontram em produções teatrais está diretamente relacionado à participação destas artistas em instâncias gerenciais dos projetos e organizações com as quais se envolvem. Este trabalho deriva de minha pesquisa de doutorado cuja metodologia se baseou na análise de dados etnográficos (realização de entrevistas com artistas teatrais que possuem dez anos ou mais de trajetória, do Brasil, México, Chile e Argentina) e autoetnográficos (vinculados às minhas próprias experiências como atriz e produtora). Argumento que dentro de um modelo de produção que defino como teatro menor há, por parte de atrizes e atores, o desejo de fundar núcleos teatrais no qual possam se dedicar exclusivamente à criação, sem que precisem ocupar cargos de função administrativa. Tal desejo, no entanto, não chega a se concretizar em nenhuma das iniciativas que estudei. Minha hipótese é a de que fatores econômicos relacionados aos modelos produtivos escolhidos pelos artistas, os quais não são voltados ao consumo massivo, bem como o fato de atrizes e atores serem também autores de suas obras, corroboram para que tal desejo não seja alcançado. Este último fator é crucial no ponto de vista aqui defendido, pois o processo de tomada de decisões, que no caso de grupos teatrais define parâmetros criativos e as lógicas de funcionamento da organização, é, ele mesmo, uma função gerencial.In this paper, I defend that the power of authorship and creative intervention that actresses and actors find in theatrical productions is directly related to their participation in managerial instances of the projects and organizations with which they are involved. This paper derives from my doctoral research, for which the methodology consisted of the analysis of ethnographic data (interviews with theater artists with ten or more years of experience from Brazil, Mexico, Chile, and Argentina) and autoethnographic (linked to my own experiences as an actress and producer). I argue that within a production model that I define as minor theater, there is a desire from actors and actresses to create theatrical nuclei in which they can dedicate themselves exclusively to creation, without having to assume any administrative functions. Such a desire, however, did not become a reality in any of the initiatives I studied. I hypothesize that economic factors related to the productive models chosen by these artists, with a perspective not focused on mass consumption, as well as the fact that actresses and actors are also the authors of their works, corroborate that this desire is not achieved. This last factor is crucial to the point of view defended here, since the decision-making process, which for theater groups defines the creative parameters and the organization's operating logic, is itself a managerial function.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorFAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São PauloporUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilEBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIASimpósio Internacional Reflexões Cênicas ContemporâneasArtistas e teatroTeatro - Produção e direçãoTeatroAtriz-produtoraTeatro menorProdução teatralEconomia criativaAtriz-produtora: poder e criaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttps://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/simposiorfc/article/view/700Heloisa Marina da Silvaapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45232/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALAtriz-produtora.pdfAtriz-produtora.pdfapplication/pdf1435008https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45232/2/Atriz-produtora.pdf838c8bd9fd17ba60526648bc30c74f9bMD521843/452322022-09-16 10:14:11.835oai:repositorio.ufmg.br:1843/45232TElDRU7vv71BIERFIERJU1RSSUJVSe+/ve+/vU8gTu+/vU8tRVhDTFVTSVZBIERPIFJFUE9TSVTvv71SSU8gSU5TVElUVUNJT05BTCBEQSBVRk1HCiAKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50Ye+/ve+/vW8gZGVzdGEgbGljZW7vv71hLCB2b2Pvv70gKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIGFvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbu+/vW8gZXhjbHVzaXZvIGUgaXJyZXZvZ++/vXZlbCBkZSByZXByb2R1emlyIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0cu+/vW5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8gb3MgZm9ybWF0b3Mg77+9dWRpbyBvdSB277+9ZGVvLgoKVm9j77+9IGRlY2xhcmEgcXVlIGNvbmhlY2UgYSBwb2zvv710aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2Pvv70gY29uY29yZGEgcXVlIG8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250Ze+/vWRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHvv73vv71vLgoKVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPvv71waWEgZGUgc3VhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFu77+9YSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZh77+977+9by4KClZvY++/vSBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byDvv70gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9j77+9IHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vu77+9YS4gVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVw77+9c2l0byBkZSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gbu+/vW8sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd177+9bS4KCkNhc28gYSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY++/vSBu77+9byBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2Pvv70gZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc++/vW8gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7vv71hLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3Tvv70gY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250Ze+/vWRvIGRhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0Hvv73vv71PIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ++/vU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfvv71OQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0Pvv70gREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklT77+9TyBDT01PIFRBTULvv71NIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0Hvv73vv71FUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKTyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNh77+977+9bywgZSBu77+9byBmYXLvv70gcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJh77+977+9bywgYWzvv71tIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7vv71hLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-09-16T13:14:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atriz-produtora: poder e criação
title Atriz-produtora: poder e criação
spellingShingle Atriz-produtora: poder e criação
Heloisa Marina da Silva
Atriz-produtora
Teatro menor
Produção teatral
Economia criativa
Artistas e teatro
Teatro - Produção e direção
Teatro
title_short Atriz-produtora: poder e criação
title_full Atriz-produtora: poder e criação
title_fullStr Atriz-produtora: poder e criação
title_full_unstemmed Atriz-produtora: poder e criação
title_sort Atriz-produtora: poder e criação
author Heloisa Marina da Silva
author_facet Heloisa Marina da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Heloisa Marina da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Atriz-produtora
Teatro menor
Produção teatral
Economia criativa
topic Atriz-produtora
Teatro menor
Produção teatral
Economia criativa
Artistas e teatro
Teatro - Produção e direção
Teatro
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Artistas e teatro
Teatro - Produção e direção
Teatro
description Nesse artigo defendo que o poder de autoria e de intervenção criativa que atrizes e atores encontram em produções teatrais está diretamente relacionado à participação destas artistas em instâncias gerenciais dos projetos e organizações com as quais se envolvem. Este trabalho deriva de minha pesquisa de doutorado cuja metodologia se baseou na análise de dados etnográficos (realização de entrevistas com artistas teatrais que possuem dez anos ou mais de trajetória, do Brasil, México, Chile e Argentina) e autoetnográficos (vinculados às minhas próprias experiências como atriz e produtora). Argumento que dentro de um modelo de produção que defino como teatro menor há, por parte de atrizes e atores, o desejo de fundar núcleos teatrais no qual possam se dedicar exclusivamente à criação, sem que precisem ocupar cargos de função administrativa. Tal desejo, no entanto, não chega a se concretizar em nenhuma das iniciativas que estudei. Minha hipótese é a de que fatores econômicos relacionados aos modelos produtivos escolhidos pelos artistas, os quais não são voltados ao consumo massivo, bem como o fato de atrizes e atores serem também autores de suas obras, corroboram para que tal desejo não seja alcançado. Este último fator é crucial no ponto de vista aqui defendido, pois o processo de tomada de decisões, que no caso de grupos teatrais define parâmetros criativos e as lógicas de funcionamento da organização, é, ele mesmo, uma função gerencial.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-16T13:14:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-16T13:14:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/45232
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-6572
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3277-1593
identifier_str_mv 2525-6572
url http://hdl.handle.net/1843/45232
https://orcid.org/0000-0002-3277-1593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45232/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45232/2/Atriz-produtora.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
838c8bd9fd17ba60526648bc30c74f9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589345774403584