Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Walter Ernesto Ude MarquesLeonardo Fernando de Jesus2019-08-10T09:22:11Z2019-08-10T09:22:11Z2015-07-31http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B24JCQA Capoeira é um misto de luta, dança e jogo, que articula distintos aspectos da sua prática cultural nos processos constitutivos da subjetividade dos sujeitos nos momentos de sua expressão. Este trabalho tem o propósito de pesquisar e discutir, através de estudos históricos, documentais, relatos de Mestres dessa prática cultural afrobrasileira, dentre outras estratégias metodológicas, como os capoeiristas faziam da sua luta uma opção de lazer através de um misto de resistência e/ou de enquadramento perante um regime autoritário. Durante o período da Ditadura Militar, algumas rodas de capoeira que aconteciam nas ruas ou nas praças de Belo Horizonte, eram vigiadas por policiais, às vezes, a paisana, quando a policia suspeitava que aquela roda apresentasse um caráter subversivo, a roda era repreendida e prendiam-se alguns capoeiras. No início dos anos 70, a Capoeira já tomava conta do país e, consequentemente, aconteceu, o que chamarei de exportação de capoeiras, pois nesta época, muitos capoeiristas da classe média paulistana e carioca foram dar aulas de Capoeira no exterior, inicialmente Estados Unidos e logo em seguida Europa, já nos anos 80, capoeiristas mineiros começaram a se aventurar em terras estrangeiras. Percebe-se que o período correspondente ao Regime Militar trouxe várias mudanças na Capoeira, as federações, batizados, campeonatos, o que acarretou em diversas interpretações. Me recorri a uma pesquisa qualitativa, com entrevistas por pauta a três grandes mestres de Belo Horizonte, que foram protagonistas da Capoeira mineira no período da Ditadura Militar. As respostas obtidas evidenciaram a resistência por parte de alguns e o enquadramento por parte de muitos, logo percebe-se que o Regime Militar trouxe vários benefícios à Capoeira.The Capoeira is a mixed fight, dance and play, that articulates different aspects of cultural practice in the subjectivy process constituent subject in moment expression. This work aims to research and discuss, throug historical, documentary studies, Masters of reports that Afro-Brazilian cultural practice, among other methodological strategies, as capoeiristas did their struggle a leisure option through a mix of strength and framework towards na authoritarian regime. During the period of Military Dictatorship, some Capoeiras wheel taking place on the streets or in the squares of Belo Horizonte, were guarded by police sometimes undecover, when the Police suspected that Wheel submit a subversive character, the weel was reprimanded and bound up some capoeiras. In the early 70s, Capoeira was already taking over the country and consequently happened, what I will call capoeiras export, because this time, many capoeiristas of São Paulo and Rio middle class, were giving Capoeira classes abroas, initially US and soon Europe, already in the 80s, capoeiristas miners began to venture in foreing lands. It is felt that the period of the Military Regime hás brought several changes in Capoeira, federations, baptisms, championships, wich resulted in vários interpretations. I resorted to a qualitative research with interviews by staff to three reat Masters of Belo Horizonte, which were protagonists of mining Capoeira during the Military Dictatorship. The responses showed resistance by some and te environmente from many, one soon realizes that the Military Regime hás brought many benefits to Capoeira.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCapoeiraBrasil História 1964-1985LazerCapoeiraDitadura MilitarResistênciaEnquadramentoA capoeira no período da ditadura militar (1964-1985) no contexto de Belo Horizonte - MG: diálogos acerca dos processos de resistência e enquadramento na prática da capoeirageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALppgestudoslazer_leonardofernandojesus_dissertacaomestrado.pdfapplication/pdf1336771https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B24JCQ/1/ppgestudoslazer_leonardofernandojesus_dissertacaomestrado.pdff23a33d8aac6bbd7ee3c34d7edac15daMD51TEXTppgestudoslazer_leonardofernandojesus_dissertacaomestrado.pdf.txtppgestudoslazer_leonardofernandojesus_dissertacaomestrado.pdf.txtExtracted texttext/plain136734https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B24JCQ/2/ppgestudoslazer_leonardofernandojesus_dissertacaomestrado.pdf.txtf9505f9d21a7ebc9ce8b46276c349577MD521843/BUOS-B24JCQ2019-11-14 09:03:02.765oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B24JCQRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:03:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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