Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Candido Alves da CostaFlavia Maria GalizoniLuiz Arnaldo FernandesVico Mendes Pereira LimaAntonio de Amorim Brandao2019-08-10T14:29:47Z2019-08-10T14:29:47Z2012-02-27http://hdl.handle.net/1843/NCAP-92AELCNesta dissertação, discute-se a relação entre a produção e a comercialização de hortaliças em feiras livres por agricultores familiares na microrregião de Januária, Norte de Minas Gerais. É uma região de clima semiárido com a grande maioria da população rural composta por agricultores familiares. Nas últimas décadas a população em geral, esta buscando uma alimentação mais saudável o que tende a aumentar a procura por hortaliças. Nesse contexto os agricultores familiares têm grande potencial para fornecer hortaliças de qualidade para a população, gerando assim renda e qualidade de vida no ambiente rural. Assim, objetivou-se, com esta pesquisa caracterizar o perfil de produtores/comerciantes de hortaliças e os consumidores da região, analisando aspectos comerciais, produtivos e sociais envolvendo o comércio em feiras livres. Para tanto, foram estudados os municípios de Chapada Gaúcha, Itacarambi, Januária e Manga na microrregião de Januária. Realizaram-se entrevistas por meio de questionários semiestruturados junto aos feirantes, exercendo tanto a atividade de comerciante, como a atividade de produtor de hortaliças, além dos consumidores presentes nas feiras. As entrevistas foram realizadas em duas épocas distintas: no período das águas (janeiro) e no período da seca (junho), buscando identificar gargalos e oportunidades de mercado. Foram aplicados os testes de Qui-quadrado, Phi e Fisher com nível de significância de 5%, utilizando-se o programa estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS). O estudo mostra que os agricultores vêm adaptando-se novamente à realidade atual, criando alternativas para geração de renda, diversificando atividades. Os produtores dos municípios estudados conseguem ter boa rentabilidade em áreas reduzidas de cultivo de hortaliças que proporcionam a eles mais uma fonte de renda. Evidenciou-se a participação mais efetiva das mulheres na geração de renda para a família. O conhecimento do perfil, costumes e expectativas dos consumidores é de suma importância para desenvolvimento de ações futuras que possibilitem potencializar a geração de renda.This work discusses the relationship between production and marketing of vegetables in open markets for farmers in the microregion Januaria, north of Minas Gerais. It is a region of semi-arid climate with most of the rural population formed of farmers. In recent decades the search for a healthy diet caused an increase in demand of horticultural products. In this context, the farmers have great potential to provide quality vegetables for the population, thus generating income and quality of life in the rural environment. Thus the objective with this study is to characterize the profile of producers / traders and consumers of vegetables in the region, analyzing the commercial, productive and social trade in free markets. To this end, we studied the municipalities of Chapada Gaucha Itacarambi, Januária and Manga in microregion Januaria. Interviews were conducted through semi-structured questionnaires applied to the merchants who carried out the sale and production of vegetables, as well to the consumers present at the fairs. The interviews were conducted at two different times, during the rainy season (January) and in the dry season (June), to identify bottlenecks and market opportunities. We applied the chi-square and Fisher Phi with a significance level of 5%, using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS). The study shows that farmers are adapting again to the current reality, creating alternatives for income generation, diversifying activities. The producers of the cities studied have a good profitability in small areas of cultivation of vegetables that give them one the more source of income. It was proven more effective participation of women in income generation for the family. And the knowledge of the profile, customs and expectations of consumers is of paramount importance for development of future actions that allow to maximize income generation.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCiências AgráriasOlerícolaFeiranteAgricultor familiarNorte de Minas GeraisProdução e comercialização de hortaliças em feiras livres na microrregião de Januáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALant_nio_de_amorim_brand_o.pdfapplication/pdf1064449https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/NCAP-92AELC/1/ant_nio_de_amorim_brand_o.pdfc5fd31d78d642d20dde41a65bf9699abMD51TEXTant_nio_de_amorim_brand_o.pdf.txtant_nio_de_amorim_brand_o.pdf.txtExtracted texttext/plain154438https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/NCAP-92AELC/2/ant_nio_de_amorim_brand_o.pdf.txt506779a8ccb28972247ed49c5678a03cMD521843/NCAP-92AELC2019-11-14 09:33:23.328oai:repositorio.ufmg.br:1843/NCAP-92AELCRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:33:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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