Semoventes em trâmite entre formas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel Anderson Vitor Saraiva
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-6TBPML
Resumo: Esta dissertação versa sobre as expressões visuais de três pessoas. Consideramos que suas produções não são reconhecidas como obra de arte, quando observamos que suas obras não têm uma forma discursiva e a priori engajada no universo artístico contemporâneo das Beux Arts. A partir disso, intencionamos situar elementos que possam ser significativos para algum aspecto presente no âmbito das discussões artísticas. Isto será relacionado com a possibilidade de extrair de uma imagem uma sugestão de sentido que, a princípio, em determinada circunstância, não lhe era própria. Utilizamos, como referencial para as produções visuais, seus textos escritos ou orais advindos da ambientalização in loco. O fio condutor é a escolalia, no sentido não de repetição doentia, mas de subjetivação recorrente. Fizemos uso do termo semovente para referir a Capô, Zoeca e Wagner, que são as pessoas produtoras de imagens interpeladas. O semovente, neste trabalho, vem de maneira subvertida da sua acepção histórica, em função de o referenciarmos dentro de uma circunstância autônoma de discurso que difere da sua palavra (semovente) originada da etimologia.
id UFMG_5e8b6799999df876ab46bfb794f30c7e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VPQZ-6TBPML
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Lucia Gouvea PimentelVera Lucia de Carvalho Casa NovaWanda de Paula TofaniDaniel Anderson Vitor Saraiva2019-08-13T19:49:37Z2019-08-13T19:49:37Z2006-04-18http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-6TBPMLEsta dissertação versa sobre as expressões visuais de três pessoas. Consideramos que suas produções não são reconhecidas como obra de arte, quando observamos que suas obras não têm uma forma discursiva e a priori engajada no universo artístico contemporâneo das Beux Arts. A partir disso, intencionamos situar elementos que possam ser significativos para algum aspecto presente no âmbito das discussões artísticas. Isto será relacionado com a possibilidade de extrair de uma imagem uma sugestão de sentido que, a princípio, em determinada circunstância, não lhe era própria. Utilizamos, como referencial para as produções visuais, seus textos escritos ou orais advindos da ambientalização in loco. O fio condutor é a escolalia, no sentido não de repetição doentia, mas de subjetivação recorrente. Fizemos uso do termo semovente para referir a Capô, Zoeca e Wagner, que são as pessoas produtoras de imagens interpeladas. O semovente, neste trabalho, vem de maneira subvertida da sua acepção histórica, em função de o referenciarmos dentro de uma circunstância autônoma de discurso que difere da sua palavra (semovente) originada da etimologia.This dissertation is about the visual expressions of three people. We consider that what theyproduce is not recognised as works of art because it does not have a discursive form and is notimmediately engaged with the contemporary world of Beaux Arts. From this starting point weintend to locate elements that might be relevant, in some way, to contemporary artistic debate.This involves the possibility of extracting, from an image, a glimpse of meaning that, in thecircumstances of its initial creation, was not inherente to it. As a point of reference for theirvisual production we make use of their contextualised written or oral pronouncements. Acommon thread to this is echolalia, not in the sense of morbid repetition, but rather ofcontinuous subjectivisation. We make use of the term self-moving with respect to Capô, Zoecaand Wagner, who produced the imagens to which reference is made. We use self-moving, inthis work, in a particular sense that is differente from its original meaning.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMartins, Wagner Crítica e interpretaçãoaporalli, Álvaro Crítica e interpretaçãoFaria, Isoé Crítica e interpretaçãoArte semoventeIsoé Crítica e interpretaçãoÁlvaro Crítica e interpretaçãoWagner Crítica e interpretaçãoFariaMartinsArte semoventeCaporalliSemoventes em trâmite entre formasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsemoventes_disserta__o_final_pdf.pdfapplication/pdf499578https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-6TBPML/1/semoventes_disserta__o_final_pdf.pdf6fde098bc66c798e6b2173f675275cc6MD51TEXTsemoventes_disserta__o_final_pdf.pdf.txtsemoventes_disserta__o_final_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain90095https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-6TBPML/2/semoventes_disserta__o_final_pdf.pdf.txt96195ef4ad38603d7983119547246215MD521843/VPQZ-6TBPML2019-11-14 15:03:11.673oai:repositorio.ufmg.br:1843/VPQZ-6TBPMLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:03:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Semoventes em trâmite entre formas
title Semoventes em trâmite entre formas
spellingShingle Semoventes em trâmite entre formas
Daniel Anderson Vitor Saraiva
Isoé Crítica e interpretação
Álvaro Crítica e interpretação
Wagner Crítica e interpretação
Faria
Martins
Arte semovente
Caporalli
Martins, Wagner Crítica e interpretação
aporalli, Álvaro Crítica e interpretação
Faria, Isoé Crítica e interpretação
Arte semovente
title_short Semoventes em trâmite entre formas
title_full Semoventes em trâmite entre formas
title_fullStr Semoventes em trâmite entre formas
title_full_unstemmed Semoventes em trâmite entre formas
title_sort Semoventes em trâmite entre formas
author Daniel Anderson Vitor Saraiva
author_facet Daniel Anderson Vitor Saraiva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lucia Gouvea Pimentel
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Wanda de Paula Tofani
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniel Anderson Vitor Saraiva
contributor_str_mv Lucia Gouvea Pimentel
Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
Wanda de Paula Tofani
dc.subject.por.fl_str_mv Isoé Crítica e interpretação
Álvaro Crítica e interpretação
Wagner Crítica e interpretação
Faria
Martins
Arte semovente
Caporalli
topic Isoé Crítica e interpretação
Álvaro Crítica e interpretação
Wagner Crítica e interpretação
Faria
Martins
Arte semovente
Caporalli
Martins, Wagner Crítica e interpretação
aporalli, Álvaro Crítica e interpretação
Faria, Isoé Crítica e interpretação
Arte semovente
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Martins, Wagner Crítica e interpretação
aporalli, Álvaro Crítica e interpretação
Faria, Isoé Crítica e interpretação
Arte semovente
description Esta dissertação versa sobre as expressões visuais de três pessoas. Consideramos que suas produções não são reconhecidas como obra de arte, quando observamos que suas obras não têm uma forma discursiva e a priori engajada no universo artístico contemporâneo das Beux Arts. A partir disso, intencionamos situar elementos que possam ser significativos para algum aspecto presente no âmbito das discussões artísticas. Isto será relacionado com a possibilidade de extrair de uma imagem uma sugestão de sentido que, a princípio, em determinada circunstância, não lhe era própria. Utilizamos, como referencial para as produções visuais, seus textos escritos ou orais advindos da ambientalização in loco. O fio condutor é a escolalia, no sentido não de repetição doentia, mas de subjetivação recorrente. Fizemos uso do termo semovente para referir a Capô, Zoeca e Wagner, que são as pessoas produtoras de imagens interpeladas. O semovente, neste trabalho, vem de maneira subvertida da sua acepção histórica, em função de o referenciarmos dentro de uma circunstância autônoma de discurso que difere da sua palavra (semovente) originada da etimologia.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-04-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T19:49:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T19:49:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-6TBPML
url http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-6TBPML
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-6TBPML/1/semoventes_disserta__o_final_pdf.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-6TBPML/2/semoventes_disserta__o_final_pdf.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6fde098bc66c798e6b2173f675275cc6
96195ef4ad38603d7983119547246215
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589222308773888