Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_5e8cc2547f2ab87facc9d63cc0814e9d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EABA-A89JDN
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Ana Rafaela Correia FerreiraDenise Alves de AraujoRenata Alves CostaErica Laboissiere2019-08-13T09:26:48Z2019-08-13T09:26:48Z2015-12-16http://hdl.handle.net/1843/EABA-A89JDNEsta monografia foi elaborada a partir de um material empírico produzido através de procedimentos de intervenções, observações e registros de aulas em que atuei, simultaneamente, como professora e pesquisadora. Os recortes são trechos de interações ocorridas nas situações de ensino e aprendizagem da proporcionalidade em duas turmas distintas: de 7º ano do Ensino Fundamental e do 2º segmento do Ensino Fundamental da EJA. Os diálogos selecionados permitem perceber as trocas através das quais os educandos atribuem significados aos conteúdos escolares recorrendo a representações, valores e procedimentos que tanto podem dialogar, quanto podem entrar em conflito com os saberes escolares. A análise comparativa permitiu identificar os diferentes modos como sujeitos pertencentes a coletivos sociais distintos constituem eventos de numeramento na dinâmica discursiva da sala de aulapaper was elaborated from an empirical material produced through interventions procedures, observations and records of classes where I worked at the same time as a teacher and researcher. The cutouts of texts concerns fragments of interactions that occurred during proportionality teaching and learning situations into two distinct classes: Elementary School 7th year and EJAs second segment. The selected dialogues allow realizing exchanges through which students attribute meanings to school content using representations, values and procedures which can either talk, or getting in conflict with the school knowledge. The comparative analysis allowed identifying the different ways how individuals belonging to distinct social groups are numeracy events in the discursive dynamics of the classroom.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatemáticaMatemática Estudo e ensino PesquisaMatematica Estudo e ensino (Elementar)ProcedimentosValoresAprendizagemRepresentações, valores e procedimentos no ensino e aprendizagem de proporcionalidade em uma turma de 7º ano e em uma turma de EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_ericalaboissiere.pdfapplication/pdf548930https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EABA-A89JDN/1/monografia_ericalaboissiere.pdfcee2257f7b78cb4af99b5ea5fb889f9fMD51TEXTmonografia_ericalaboissiere.pdf.txtmonografia_ericalaboissiere.pdf.txtExtracted texttext/plain159624https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EABA-A89JDN/2/monografia_ericalaboissiere.pdf.txt387dc16968fa0c0207af0ecd1740d6faMD521843/EABA-A89JDN2019-11-14 22:23:26.645oai:repositorio.ufmg.br:1843/EABA-A89JDNRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:23:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547286757638144