A importância, para adolescentes, de estratégias lúdicas em educação sexual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2NJ37 |
Resumo: | Esse trabalho tem por objetivo geral contribuir para o ensino de Ciências por investigação por meio de pesquisa sobre o uso de atividades lúdicas na educação sexual escolar. O objetivo específico é verificar como alunos de ensino fundamental avaliam algumas atividades lúdicas desenvolvidas em sala de aula, entre elas, uma atividade do Programa Educacional de Atenção ao Jovem - PEAS. Para atingi-los, foi realizada uma pesquisa constituída de fase bibliográfica e fase empírica. Constituíram fontes de pesquisa bibliográfica livros, artigos, leis e documentos sobre a sexualidade, a sexualidade e educação e o uso do lúdico no ensino. A fase empírica, realizada numa escola estadual, foi composta de 6 etapas: reunião, roda de conversa, audição da música Amor e Sexo, atividade lúdica Maternidade, caixinha surpresa e coleta de dados por meio de questionário. Os dados coletados deram origem a quadros e gráficos, sendo analisados à luz do referencial teórico consultado. Os resultados apontam que os jovens e adolescentes foram sensibilizadas pelas atividades, avaliando positivamente o emprego de atividades lúdicas em educação sexual. Consideramos que esse trabalho abre novas perspectivas de pesquisas no ensino de ciências por investigação. |
id |
UFMG_5ead473fe0590b62222a21a1379b6532 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2NJ37 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria de Fátima MarcelosRita de Cássia Costa TeixeiraMárcia Luiza da Silva Costa2019-08-09T15:15:15Z2019-08-09T15:15:15Z2011-12-17http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2NJ37Esse trabalho tem por objetivo geral contribuir para o ensino de Ciências por investigação por meio de pesquisa sobre o uso de atividades lúdicas na educação sexual escolar. O objetivo específico é verificar como alunos de ensino fundamental avaliam algumas atividades lúdicas desenvolvidas em sala de aula, entre elas, uma atividade do Programa Educacional de Atenção ao Jovem - PEAS. Para atingi-los, foi realizada uma pesquisa constituída de fase bibliográfica e fase empírica. Constituíram fontes de pesquisa bibliográfica livros, artigos, leis e documentos sobre a sexualidade, a sexualidade e educação e o uso do lúdico no ensino. A fase empírica, realizada numa escola estadual, foi composta de 6 etapas: reunião, roda de conversa, audição da música Amor e Sexo, atividade lúdica Maternidade, caixinha surpresa e coleta de dados por meio de questionário. Os dados coletados deram origem a quadros e gráficos, sendo analisados à luz do referencial teórico consultado. Os resultados apontam que os jovens e adolescentes foram sensibilizadas pelas atividades, avaliando positivamente o emprego de atividades lúdicas em educação sexual. Consideramos que esse trabalho abre novas perspectivas de pesquisas no ensino de ciências por investigação.This paper aims at giving some contribution to Science teaching through investigation by researching about the use of playful activities in sex education in schools. The specific aim is to check how middle school students evaluate some playful activities done in the classroom. Among these activities is the Educational Program of Attention to the Youth (Programa Educacional de Atenção ao Jovem - PEAS.) In order to reach the objective, a research consisting of bibliographical phase and empirical phase was carried out. The sources of bibliographical research were books, articles and documents about sexuality, sex education, the use of playful activities in education and about PEAS. The empirical phase, carried out in a public school, consisted of 6 stages: meeting, debate, playing of the song Love and Sex (Amor e Sexo), playful activity Maternity, surprise box and data collection through questionnaire. The collected data resulted in charts and graphs which were analyzed in the light of the consulted theoretical reference. The results show that young adults and teenagers were sensitized by the activities and had a positive evaluation of the use of playful activities in sex education. We consider that this work shows new perspectives of research in Science teaching through investigation.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação sexualEducaçãoCiência Estudo e ensinoSexualidadeEnsino deEducação afetivo-sexualPrograma Educacional de Atenção ao Jovem PEASAtividades lúdicasciênciasA importância, para adolescentes, de estratégias lúdicas em educação sexualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_marcia.pdfapplication/pdf1574262https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2NJ37/1/tcc_marcia.pdf833ff8232026361dad82d773636b90d5MD51TEXTtcc_marcia.pdf.txttcc_marcia.pdf.txtExtracted texttext/plain97204https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2NJ37/2/tcc_marcia.pdf.txtac4089dba34077ebba1163ecc1dc229dMD521843/BUBD-A2NJ372019-11-14 04:55:49.795oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2NJ37Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:55:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância, para adolescentes, de estratégias lúdicas em educação sexual |
title |
A importância, para adolescentes, de estratégias lúdicas em educação sexual |
spellingShingle |
A importância, para adolescentes, de estratégias lúdicas em educação sexual Márcia Luiza da Silva Costa Sexualidade Ensino de Educação afetivo-sexual Programa Educacional de Atenção ao Jovem PEAS Atividades lúdicas ciências Educação sexual Educação Ciência Estudo e ensino |
title_short |
A importância, para adolescentes, de estratégias lúdicas em educação sexual |
title_full |
A importância, para adolescentes, de estratégias lúdicas em educação sexual |
title_fullStr |
A importância, para adolescentes, de estratégias lúdicas em educação sexual |
title_full_unstemmed |
A importância, para adolescentes, de estratégias lúdicas em educação sexual |
title_sort |
A importância, para adolescentes, de estratégias lúdicas em educação sexual |
author |
Márcia Luiza da Silva Costa |
author_facet |
Márcia Luiza da Silva Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria de Fátima Marcelos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rita de Cássia Costa Teixeira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Márcia Luiza da Silva Costa |
contributor_str_mv |
Maria de Fátima Marcelos Rita de Cássia Costa Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sexualidade Ensino de Educação afetivo-sexual Programa Educacional de Atenção ao Jovem PEAS Atividades lúdicas ciências |
topic |
Sexualidade Ensino de Educação afetivo-sexual Programa Educacional de Atenção ao Jovem PEAS Atividades lúdicas ciências Educação sexual Educação Ciência Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação sexual Educação Ciência Estudo e ensino |
description |
Esse trabalho tem por objetivo geral contribuir para o ensino de Ciências por investigação por meio de pesquisa sobre o uso de atividades lúdicas na educação sexual escolar. O objetivo específico é verificar como alunos de ensino fundamental avaliam algumas atividades lúdicas desenvolvidas em sala de aula, entre elas, uma atividade do Programa Educacional de Atenção ao Jovem - PEAS. Para atingi-los, foi realizada uma pesquisa constituída de fase bibliográfica e fase empírica. Constituíram fontes de pesquisa bibliográfica livros, artigos, leis e documentos sobre a sexualidade, a sexualidade e educação e o uso do lúdico no ensino. A fase empírica, realizada numa escola estadual, foi composta de 6 etapas: reunião, roda de conversa, audição da música Amor e Sexo, atividade lúdica Maternidade, caixinha surpresa e coleta de dados por meio de questionário. Os dados coletados deram origem a quadros e gráficos, sendo analisados à luz do referencial teórico consultado. Os resultados apontam que os jovens e adolescentes foram sensibilizadas pelas atividades, avaliando positivamente o emprego de atividades lúdicas em educação sexual. Consideramos que esse trabalho abre novas perspectivas de pesquisas no ensino de ciências por investigação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-12-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T15:15:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T15:15:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2NJ37 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2NJ37 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2NJ37/1/tcc_marcia.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2NJ37/2/tcc_marcia.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
833ff8232026361dad82d773636b90d5 ac4089dba34077ebba1163ecc1dc229d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589381068423168 |