A importância, para adolescentes, de estratégias lúdicas em educação sexual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Márcia Luiza da Silva Costa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2NJ37
Resumo: Esse trabalho tem por objetivo geral contribuir para o ensino de Ciências por investigação por meio de pesquisa sobre o uso de atividades lúdicas na educação sexual escolar. O objetivo específico é verificar como alunos de ensino fundamental avaliam algumas atividades lúdicas desenvolvidas em sala de aula, entre elas, uma atividade do Programa Educacional de Atenção ao Jovem - PEAS. Para atingi-los, foi realizada uma pesquisa constituída de fase bibliográfica e fase empírica. Constituíram fontes de pesquisa bibliográfica livros, artigos, leis e documentos sobre a sexualidade, a sexualidade e educação e o uso do lúdico no ensino. A fase empírica, realizada numa escola estadual, foi composta de 6 etapas: reunião, roda de conversa, audição da música Amor e Sexo, atividade lúdica Maternidade, caixinha surpresa e coleta de dados por meio de questionário. Os dados coletados deram origem a quadros e gráficos, sendo analisados à luz do referencial teórico consultado. Os resultados apontam que os jovens e adolescentes foram sensibilizadas pelas atividades, avaliando positivamente o emprego de atividades lúdicas em educação sexual. Consideramos que esse trabalho abre novas perspectivas de pesquisas no ensino de ciências por investigação.
id UFMG_5ead473fe0590b62222a21a1379b6532
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2NJ37
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria de Fátima MarcelosRita de Cássia Costa TeixeiraMárcia Luiza da Silva Costa2019-08-09T15:15:15Z2019-08-09T15:15:15Z2011-12-17http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2NJ37Esse trabalho tem por objetivo geral contribuir para o ensino de Ciências por investigação por meio de pesquisa sobre o uso de atividades lúdicas na educação sexual escolar. O objetivo específico é verificar como alunos de ensino fundamental avaliam algumas atividades lúdicas desenvolvidas em sala de aula, entre elas, uma atividade do Programa Educacional de Atenção ao Jovem - PEAS. Para atingi-los, foi realizada uma pesquisa constituída de fase bibliográfica e fase empírica. Constituíram fontes de pesquisa bibliográfica livros, artigos, leis e documentos sobre a sexualidade, a sexualidade e educação e o uso do lúdico no ensino. A fase empírica, realizada numa escola estadual, foi composta de 6 etapas: reunião, roda de conversa, audição da música Amor e Sexo, atividade lúdica Maternidade, caixinha surpresa e coleta de dados por meio de questionário. Os dados coletados deram origem a quadros e gráficos, sendo analisados à luz do referencial teórico consultado. Os resultados apontam que os jovens e adolescentes foram sensibilizadas pelas atividades, avaliando positivamente o emprego de atividades lúdicas em educação sexual. Consideramos que esse trabalho abre novas perspectivas de pesquisas no ensino de ciências por investigação.This paper aims at giving some contribution to Science teaching through investigation by researching about the use of playful activities in sex education in schools. The specific aim is to check how middle school students evaluate some playful activities done in the classroom. Among these activities is the Educational Program of Attention to the Youth (Programa Educacional de Atenção ao Jovem - PEAS.) In order to reach the objective, a research consisting of bibliographical phase and empirical phase was carried out. The sources of bibliographical research were books, articles and documents about sexuality, sex education, the use of playful activities in education and about PEAS. The empirical phase, carried out in a public school, consisted of 6 stages: meeting, debate, playing of the song Love and Sex (Amor e Sexo), playful activity Maternity, surprise box and data collection through questionnaire. The collected data resulted in charts and graphs which were analyzed in the light of the consulted theoretical reference. The results show that young adults and teenagers were sensitized by the activities and had a positive evaluation of the use of playful activities in sex education. We consider that this work shows new perspectives of research in Science teaching through investigation.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação sexualEducaçãoCiência  Estudo e ensinoSexualidadeEnsino deEducação afetivo-sexualPrograma Educacional de Atenção ao Jovem PEASAtividades lúdicasciênciasA importância, para adolescentes, de estratégias lúdicas em educação sexualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_marcia.pdfapplication/pdf1574262https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2NJ37/1/tcc_marcia.pdf833ff8232026361dad82d773636b90d5MD51TEXTtcc_marcia.pdf.txttcc_marcia.pdf.txtExtracted texttext/plain97204https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2NJ37/2/tcc_marcia.pdf.txtac4089dba34077ebba1163ecc1dc229dMD521843/BUBD-A2NJ372019-11-14 04:55:49.795oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2NJ37Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:55:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância, para adolescentes, de estratégias lúdicas em educação sexual
title A importância, para adolescentes, de estratégias lúdicas em educação sexual
spellingShingle A importância, para adolescentes, de estratégias lúdicas em educação sexual
Márcia Luiza da Silva Costa
Sexualidade
Ensino de
Educação afetivo-sexual
Programa Educacional de Atenção ao Jovem PEAS
Atividades lúdicas
ciências
Educação sexual
Educação
Ciência  Estudo e ensino
title_short A importância, para adolescentes, de estratégias lúdicas em educação sexual
title_full A importância, para adolescentes, de estratégias lúdicas em educação sexual
title_fullStr A importância, para adolescentes, de estratégias lúdicas em educação sexual
title_full_unstemmed A importância, para adolescentes, de estratégias lúdicas em educação sexual
title_sort A importância, para adolescentes, de estratégias lúdicas em educação sexual
author Márcia Luiza da Silva Costa
author_facet Márcia Luiza da Silva Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria de Fátima Marcelos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rita de Cássia Costa Teixeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Márcia Luiza da Silva Costa
contributor_str_mv Maria de Fátima Marcelos
Rita de Cássia Costa Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Sexualidade
Ensino de
Educação afetivo-sexual
Programa Educacional de Atenção ao Jovem PEAS
Atividades lúdicas
ciências
topic Sexualidade
Ensino de
Educação afetivo-sexual
Programa Educacional de Atenção ao Jovem PEAS
Atividades lúdicas
ciências
Educação sexual
Educação
Ciência  Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação sexual
Educação
Ciência  Estudo e ensino
description Esse trabalho tem por objetivo geral contribuir para o ensino de Ciências por investigação por meio de pesquisa sobre o uso de atividades lúdicas na educação sexual escolar. O objetivo específico é verificar como alunos de ensino fundamental avaliam algumas atividades lúdicas desenvolvidas em sala de aula, entre elas, uma atividade do Programa Educacional de Atenção ao Jovem - PEAS. Para atingi-los, foi realizada uma pesquisa constituída de fase bibliográfica e fase empírica. Constituíram fontes de pesquisa bibliográfica livros, artigos, leis e documentos sobre a sexualidade, a sexualidade e educação e o uso do lúdico no ensino. A fase empírica, realizada numa escola estadual, foi composta de 6 etapas: reunião, roda de conversa, audição da música Amor e Sexo, atividade lúdica Maternidade, caixinha surpresa e coleta de dados por meio de questionário. Os dados coletados deram origem a quadros e gráficos, sendo analisados à luz do referencial teórico consultado. Os resultados apontam que os jovens e adolescentes foram sensibilizadas pelas atividades, avaliando positivamente o emprego de atividades lúdicas em educação sexual. Consideramos que esse trabalho abre novas perspectivas de pesquisas no ensino de ciências por investigação.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T15:15:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T15:15:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2NJ37
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2NJ37
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2NJ37/1/tcc_marcia.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2NJ37/2/tcc_marcia.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 833ff8232026361dad82d773636b90d5
ac4089dba34077ebba1163ecc1dc229d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589381068423168