spelling |
Leise Kelli de OliveiraHeloisa Maria BarbosaPaulo Eduardo Maciel de AlmeidaDaniela Antunes Lessa2019-08-11T01:32:58Z2019-08-11T01:32:58Z2015-08-26http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A44G5XO crescente volume da produção, consumo e circulação de bens e serviços em uma região favorece sua expansão econômica, gera um acréscimo significativo na demanda por transporte, que por sua vez, gera impactos negativos de ordem social, econômica e ambiental. Dentro desse contexto, o transporte urbano de mercadorias deve ser um componente importante no planejamento urbano e sua racionalização é essencial não somente para o sucesso da cadeia de suprimentos, mas também para o crescimento econômico sustentável. Surge, dessa forma, uma nova área voltada ao planejamento de transportes conhecida como logística urbana, que para se adequar às características atuais de mercado, deve ser dinâmica e requer agilidade e flexibilidade para lidar com situações críticas e inesperadas, definidas como vulnerabilidade. Este estudo visa, com o suporte da modelagem multiagente, avaliar a dinâmica da distribuição urbana de mercadorias ante a uma situação de vulnerabilidade. As investigações foram fundamentadas nos objetivos e comportamentos individuais dos agentes e os resultados foram apresentados em termos de impactos ambientais e financeiros. Para tanto, buscou-se compreender as três grandes temáticas que envolvem a pesquisa: logística urbana, vulnerabilidade e modelagem multiagente e relacionar estudos já realizados envolvendo a vulnerabilidade, principalmente no que tange às inundações, aos estudos de modelagem, para, então criar um modelo e analisar uma medida de resposta para a distribuição urbana vis-à-vis uma situação de vulnerabilidade. Os resultados das simulações possibilitaram verificar a consistência dos fundamentos teóricos adotados e a coerência das rotinas analíticas utilizadas na construção do modelo. Ainda, os resultados mostraram a viabilidade e potencialidade de aplicação dessa modelagem para análise de impactos dos incidentes e de medidas voltadas à sua redução, na perspectiva da logística urbana. Os indicadores analisados permitiram concluir que a divulgação de alertas à população, desde que bem empregada, pode ser uma solução, em situações de incidentes, para a logística urbana. A pesquisa abre, dessa forma, um vasto campo para novos estudos relacionados ao transporte urbano de cargas.The increasing volume of production, consumption and movement of goods and services in a region favors its economic expansion, generates a significant increase on the demand for transport, which causes negative impacts on the social, economic and environmental order. Within this context, the urban transport of goods must be an important component on the urban planning, and its rationalization is essential not only to the success of the supply chain, but also to the sustainable economic growth. Thus, arises a new area, focused on the transport planning, known as urban logistics, that, in order to suit the current market features, must be dynamic, requiring agility and flexibility to deal with crucial and unexpected situations, defined as vulnerability. This study aims, through the support of multi-agent modeling, to evaluate the dynamic of the urban distribution of goods in front of a situation of vulnerability. The investigations were founded on the agents objectives and their individual behaviors and the results were presented in terms of environmental and financial impacts. For this purpose, we sought to comprehend the three big themes that concerns this research: urban logistics, vulnerability and multi-agent modeling and to relate studies that have already been carried out involving the vulnerability, mainly regarding flooding, to the studies of modeling, and then, to create a model and to analyze a response measure to the urban distribution in front of a situation of vulnerability. The simulation results enabled us to verify the consistency of the adopted theoretical foundations and the coherence of the analytical routines used on the model construction. The results still showed the viability and the potentiality of the application of this modeling on the analysis of incidental impacts and measures to decrease them, on the perspective of urban logistics. The analyzed indicators permitted us to conclude that the disclosure of alerts to population, since it is well used, can be the solution in incidental situations, for urban logistic. The research opens, on this way, a wide field to new studies related to load urban transport.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLogística empresarialTransportesChuvasDistribuição de mercadoriasInundaçõesLogística urbanaMedidas mitigadorasDistribuição urbana de mercadoriasModelagemVulnerabilidadeChuvaInundaçãomultiagenteAnálise da dinâmica da distribuição urbana de mercadorias ante uma situação de vulnerabilidade: explorando uma abordagem multiagenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALgeotecniatransportes_danielaantuneslessa_dissertacaomestrado.pdfapplication/pdf5747811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-A44G5X/1/geotecniatransportes_danielaantuneslessa_dissertacaomestrado.pdf0ad70e8d72135f08f5b864ce01d4a081MD51TEXTgeotecniatransportes_danielaantuneslessa_dissertacaomestrado.pdf.txtgeotecniatransportes_danielaantuneslessa_dissertacaomestrado.pdf.txtExtracted texttext/plain239168https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-A44G5X/2/geotecniatransportes_danielaantuneslessa_dissertacaomestrado.pdf.txt49b085cc444a1d659513e422e198b606MD521843/BUOS-A44G5X2020-01-30 15:50:55.48oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-A44G5XRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-30T18:50:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|