Cenografias (re)imaginadas: a visualidade da cena através do desenho de cenografia e figurino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tereza Bruzzi de Carvalho
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/76430
Resumo: This research aims to investigate set and costume drawings as forms of representation, materialisation and memory of the visuality of the scene, considering them as a resource for (re)imagining it. Based on the work of two scenographers - Décio Noviello (Brazil) and Félida Medina (Mexico) - the aim is to understand the role and importance of traces in the practice of scenographers and costume designers who usually focus on the spectacle (the theatrical act) and not on the records of it. In this context, the most significant remnant are the set and costume drawings, which are perceived as a singular image, capable of surviving the ephemerality of the scene and as a device able of constructing a visual spatiality of the scene, with specific characteristics since its origin, which makes it possible to play with time and assume itself as a way of subjectively "feeling" the scene before or after it happens. This work is developed through the creation of scripts by crossing concepts and foundations from the performing and visual arts, architecture, philosophy and psychoanalysis, which allow access, albeit in a fragmented way, to the visuality of the theatre play.
id UFMG_5f54c6a653b11079446506cc959c8910
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/76430
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Cenografias (re)imaginadas: a visualidade da cena através do desenho de cenografia e figurinoScenographies (re)imagined: the visuality of the scene through set and costume designDesenhoCenografiaFigurinoImaginaçãoPresençaMemóriaDesenhoCenografia - DesenhosTrajes - DesenhosCenógrafosMemória na arteTeatros - Cenografia e cenáriosArte e filosofiaThis research aims to investigate set and costume drawings as forms of representation, materialisation and memory of the visuality of the scene, considering them as a resource for (re)imagining it. Based on the work of two scenographers - Décio Noviello (Brazil) and Félida Medina (Mexico) - the aim is to understand the role and importance of traces in the practice of scenographers and costume designers who usually focus on the spectacle (the theatrical act) and not on the records of it. In this context, the most significant remnant are the set and costume drawings, which are perceived as a singular image, capable of surviving the ephemerality of the scene and as a device able of constructing a visual spatiality of the scene, with specific characteristics since its origin, which makes it possible to play with time and assume itself as a way of subjectively "feeling" the scene before or after it happens. This work is developed through the creation of scripts by crossing concepts and foundations from the performing and visual arts, architecture, philosophy and psychoanalysis, which allow access, albeit in a fragmented way, to the visuality of the theatre play.Essa pesquisa propõe investigar os desenhos de cenografia e figurino como formas de representação, de materialização e de memória da visualidade da cena, considerando-o como um recurso de (re)imaginação da mesma. A partir dos trabalhos de dois cenógrafos — Décio Noviello (Brasil) e Félida Medina (México) — busca-se compreender o papel e a importância dos rastros na prática de cenógrafos e figurinistas que, habitualmente, tem como foco o espetáculo (o ato teatral) e não os registros dela. Nesse contexto, o resquício mais significativo são os desenhos de cenários e figurinos que são percebidos como imagem singular, passível de sobreviver à efemeridade da cena e como um dispositivo capaz de construir uma espacialidade visual da cena, com características específicas desde sua origem, que permite jogar com os tempos e assumir-se como uma maneira de “sentir” a cena subjetivamente antes ou depois dela acontecer. Este trabalho desenvolve-se na criação de roteiros através do cruzamento de conceitos e fundamentos das artes cênicas e visuais, da arquitetura, da filosofia e da psicanálise, que permitem o acesso, mesmo que de maneira fragmentada, à visualidade da cena de peças teatrais.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGFernando Antônio Mencarellihttp://lattes.cnpq.br/5745792827414580Eduardo dos Santos AndradeAlexandre Monteiro de MenezesCristiano Cezarino RodriguesEvelyn Furquim Werneck LimaBruna Christofaro MatosinhosSoraya Aparecida Alvares CoppolaTereza Bruzzi de Carvalho2024-09-13T14:52:40Z2024-09-13T14:52:40Z2024-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/76430porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-09-13T14:52:40Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/76430Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-09-13T14:52:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cenografias (re)imaginadas: a visualidade da cena através do desenho de cenografia e figurino
Scenographies (re)imagined: the visuality of the scene through set and costume design
title Cenografias (re)imaginadas: a visualidade da cena através do desenho de cenografia e figurino
spellingShingle Cenografias (re)imaginadas: a visualidade da cena através do desenho de cenografia e figurino
Tereza Bruzzi de Carvalho
Desenho
Cenografia
Figurino
Imaginação
Presença
Memória
Desenho
Cenografia - Desenhos
Trajes - Desenhos
Cenógrafos
Memória na arte
Teatros - Cenografia e cenários
Arte e filosofia
title_short Cenografias (re)imaginadas: a visualidade da cena através do desenho de cenografia e figurino
title_full Cenografias (re)imaginadas: a visualidade da cena através do desenho de cenografia e figurino
title_fullStr Cenografias (re)imaginadas: a visualidade da cena através do desenho de cenografia e figurino
title_full_unstemmed Cenografias (re)imaginadas: a visualidade da cena através do desenho de cenografia e figurino
title_sort Cenografias (re)imaginadas: a visualidade da cena através do desenho de cenografia e figurino
author Tereza Bruzzi de Carvalho
author_facet Tereza Bruzzi de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernando Antônio Mencarelli
http://lattes.cnpq.br/5745792827414580
Eduardo dos Santos Andrade
Alexandre Monteiro de Menezes
Cristiano Cezarino Rodrigues
Evelyn Furquim Werneck Lima
Bruna Christofaro Matosinhos
Soraya Aparecida Alvares Coppola
dc.contributor.author.fl_str_mv Tereza Bruzzi de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Cenografia
Figurino
Imaginação
Presença
Memória
Desenho
Cenografia - Desenhos
Trajes - Desenhos
Cenógrafos
Memória na arte
Teatros - Cenografia e cenários
Arte e filosofia
topic Desenho
Cenografia
Figurino
Imaginação
Presença
Memória
Desenho
Cenografia - Desenhos
Trajes - Desenhos
Cenógrafos
Memória na arte
Teatros - Cenografia e cenários
Arte e filosofia
description This research aims to investigate set and costume drawings as forms of representation, materialisation and memory of the visuality of the scene, considering them as a resource for (re)imagining it. Based on the work of two scenographers - Décio Noviello (Brazil) and Félida Medina (Mexico) - the aim is to understand the role and importance of traces in the practice of scenographers and costume designers who usually focus on the spectacle (the theatrical act) and not on the records of it. In this context, the most significant remnant are the set and costume drawings, which are perceived as a singular image, capable of surviving the ephemerality of the scene and as a device able of constructing a visual spatiality of the scene, with specific characteristics since its origin, which makes it possible to play with time and assume itself as a way of subjectively "feeling" the scene before or after it happens. This work is developed through the creation of scripts by crossing concepts and foundations from the performing and visual arts, architecture, philosophy and psychoanalysis, which allow access, albeit in a fragmented way, to the visuality of the theatre play.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-09-13T14:52:40Z
2024-09-13T14:52:40Z
2024-05-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/76430
url http://hdl.handle.net/1843/76430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Programa de Pós-Graduação em Artes
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Programa de Pós-Graduação em Artes
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829787348402176