Cenografias (re)imaginadas: a visualidade da cena através do desenho de cenografia e figurino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/76430 |
Resumo: | This research aims to investigate set and costume drawings as forms of representation, materialisation and memory of the visuality of the scene, considering them as a resource for (re)imagining it. Based on the work of two scenographers - Décio Noviello (Brazil) and Félida Medina (Mexico) - the aim is to understand the role and importance of traces in the practice of scenographers and costume designers who usually focus on the spectacle (the theatrical act) and not on the records of it. In this context, the most significant remnant are the set and costume drawings, which are perceived as a singular image, capable of surviving the ephemerality of the scene and as a device able of constructing a visual spatiality of the scene, with specific characteristics since its origin, which makes it possible to play with time and assume itself as a way of subjectively "feeling" the scene before or after it happens. This work is developed through the creation of scripts by crossing concepts and foundations from the performing and visual arts, architecture, philosophy and psychoanalysis, which allow access, albeit in a fragmented way, to the visuality of the theatre play. |
id |
UFMG_5f54c6a653b11079446506cc959c8910 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/76430 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Cenografias (re)imaginadas: a visualidade da cena através do desenho de cenografia e figurinoScenographies (re)imagined: the visuality of the scene through set and costume designDesenhoCenografiaFigurinoImaginaçãoPresençaMemóriaDesenhoCenografia - DesenhosTrajes - DesenhosCenógrafosMemória na arteTeatros - Cenografia e cenáriosArte e filosofiaThis research aims to investigate set and costume drawings as forms of representation, materialisation and memory of the visuality of the scene, considering them as a resource for (re)imagining it. Based on the work of two scenographers - Décio Noviello (Brazil) and Félida Medina (Mexico) - the aim is to understand the role and importance of traces in the practice of scenographers and costume designers who usually focus on the spectacle (the theatrical act) and not on the records of it. In this context, the most significant remnant are the set and costume drawings, which are perceived as a singular image, capable of surviving the ephemerality of the scene and as a device able of constructing a visual spatiality of the scene, with specific characteristics since its origin, which makes it possible to play with time and assume itself as a way of subjectively "feeling" the scene before or after it happens. This work is developed through the creation of scripts by crossing concepts and foundations from the performing and visual arts, architecture, philosophy and psychoanalysis, which allow access, albeit in a fragmented way, to the visuality of the theatre play.Essa pesquisa propõe investigar os desenhos de cenografia e figurino como formas de representação, de materialização e de memória da visualidade da cena, considerando-o como um recurso de (re)imaginação da mesma. A partir dos trabalhos de dois cenógrafos — Décio Noviello (Brasil) e Félida Medina (México) — busca-se compreender o papel e a importância dos rastros na prática de cenógrafos e figurinistas que, habitualmente, tem como foco o espetáculo (o ato teatral) e não os registros dela. Nesse contexto, o resquício mais significativo são os desenhos de cenários e figurinos que são percebidos como imagem singular, passível de sobreviver à efemeridade da cena e como um dispositivo capaz de construir uma espacialidade visual da cena, com características específicas desde sua origem, que permite jogar com os tempos e assumir-se como uma maneira de “sentir” a cena subjetivamente antes ou depois dela acontecer. Este trabalho desenvolve-se na criação de roteiros através do cruzamento de conceitos e fundamentos das artes cênicas e visuais, da arquitetura, da filosofia e da psicanálise, que permitem o acesso, mesmo que de maneira fragmentada, à visualidade da cena de peças teatrais.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGFernando Antônio Mencarellihttp://lattes.cnpq.br/5745792827414580Eduardo dos Santos AndradeAlexandre Monteiro de MenezesCristiano Cezarino RodriguesEvelyn Furquim Werneck LimaBruna Christofaro MatosinhosSoraya Aparecida Alvares CoppolaTereza Bruzzi de Carvalho2024-09-13T14:52:40Z2024-09-13T14:52:40Z2024-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/76430porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-09-13T14:52:40Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/76430Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-09-13T14:52:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cenografias (re)imaginadas: a visualidade da cena através do desenho de cenografia e figurino Scenographies (re)imagined: the visuality of the scene through set and costume design |
title |
Cenografias (re)imaginadas: a visualidade da cena através do desenho de cenografia e figurino |
spellingShingle |
Cenografias (re)imaginadas: a visualidade da cena através do desenho de cenografia e figurino Tereza Bruzzi de Carvalho Desenho Cenografia Figurino Imaginação Presença Memória Desenho Cenografia - Desenhos Trajes - Desenhos Cenógrafos Memória na arte Teatros - Cenografia e cenários Arte e filosofia |
title_short |
Cenografias (re)imaginadas: a visualidade da cena através do desenho de cenografia e figurino |
title_full |
Cenografias (re)imaginadas: a visualidade da cena através do desenho de cenografia e figurino |
title_fullStr |
Cenografias (re)imaginadas: a visualidade da cena através do desenho de cenografia e figurino |
title_full_unstemmed |
Cenografias (re)imaginadas: a visualidade da cena através do desenho de cenografia e figurino |
title_sort |
Cenografias (re)imaginadas: a visualidade da cena através do desenho de cenografia e figurino |
author |
Tereza Bruzzi de Carvalho |
author_facet |
Tereza Bruzzi de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernando Antônio Mencarelli http://lattes.cnpq.br/5745792827414580 Eduardo dos Santos Andrade Alexandre Monteiro de Menezes Cristiano Cezarino Rodrigues Evelyn Furquim Werneck Lima Bruna Christofaro Matosinhos Soraya Aparecida Alvares Coppola |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tereza Bruzzi de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Cenografia Figurino Imaginação Presença Memória Desenho Cenografia - Desenhos Trajes - Desenhos Cenógrafos Memória na arte Teatros - Cenografia e cenários Arte e filosofia |
topic |
Desenho Cenografia Figurino Imaginação Presença Memória Desenho Cenografia - Desenhos Trajes - Desenhos Cenógrafos Memória na arte Teatros - Cenografia e cenários Arte e filosofia |
description |
This research aims to investigate set and costume drawings as forms of representation, materialisation and memory of the visuality of the scene, considering them as a resource for (re)imagining it. Based on the work of two scenographers - Décio Noviello (Brazil) and Félida Medina (Mexico) - the aim is to understand the role and importance of traces in the practice of scenographers and costume designers who usually focus on the spectacle (the theatrical act) and not on the records of it. In this context, the most significant remnant are the set and costume drawings, which are perceived as a singular image, capable of surviving the ephemerality of the scene and as a device able of constructing a visual spatiality of the scene, with specific characteristics since its origin, which makes it possible to play with time and assume itself as a way of subjectively "feeling" the scene before or after it happens. This work is developed through the creation of scripts by crossing concepts and foundations from the performing and visual arts, architecture, philosophy and psychoanalysis, which allow access, albeit in a fragmented way, to the visuality of the theatre play. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-09-13T14:52:40Z 2024-09-13T14:52:40Z 2024-05-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/76430 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/76430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES Programa de Pós-Graduação em Artes UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES Programa de Pós-Graduação em Artes UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829787348402176 |