Escolaridade em Moçambique: diferenciais regionais e determinantes, 2003

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gilberto Mariano Norte
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MCCR-6VTGM2
Resumo: Desde 1975, ano da independência nacional, do ponto de vista quantitativo, Moçambique tem registrado, ainda que de forma tímida e pouco consistente, melhorias em alguns indicadores educacionais, como por exemplo, o analfabetismo e a freqüência escolar. Entretanto, a despeito dessa melhoria geral, verificam-se desigualdades regionais nas oportunidades educacionais.Este trabalho tem por objetivo analisar o nível e o padrão dessa desigualdade tendo com referência alguns fatores familiares. Outrossim, visa apontar os principais determinantes familiares e socioeconômicos da freqüência escolar, do analfabetismo e da progressão escolar.Os resultados indicam diferenças regionais na relação entre os fatores familiares e os indicadores educacionais analisados, sendo a região Norte a mais desfavorecida em termos de oportunidades educacionais. Nela, as crianças oriundas de famílias de baixo nível educacional e econômico são as mais penalizadas. Entretanto, as que residem no Sul parece não serem tão penalizados na sua escolaridade como conseqüência do baixo nível educacional e socioeconômico familiar.Com relação à análise dos determinantes, os resultados mostram um forte efeito dos fatores socioeconômicos, nomeadamente, escolaridade da mãe, escolaridade do chefe e nível econômico familiar nos indicadores educacionais. Paralelamente a estes, fatores de estrutura familiar e culturais, tais como, a orfandade, nível de parentesco com chefe do domicílio, sexo do chefe do domicílio e língua materna, de forma robusta, também demonstram ter impacto considerável sobre os indicadores educacionais. Em relação à língua materna, filhos de mães cuja língua materna é o português desfrutam de melhores indicadores educacionais. Todavia, quando se analisa a interação da língua materna com a escolaridade da mãe, a língua materna não parece ser tão importante para explicar as diferenças educacionais.
id UFMG_5f72444569e8d4f7d69c38f4c4679de9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/MCCR-6VTGM2
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Eduardo Luiz Goncalves Rios NetoJose Alberto Magno de CarvalhoJuliana de Lucena Ruas RianiGilberto Mariano Norte2019-08-10T10:08:40Z2019-08-10T10:08:40Z2006-08-04http://hdl.handle.net/1843/MCCR-6VTGM2Desde 1975, ano da independência nacional, do ponto de vista quantitativo, Moçambique tem registrado, ainda que de forma tímida e pouco consistente, melhorias em alguns indicadores educacionais, como por exemplo, o analfabetismo e a freqüência escolar. Entretanto, a despeito dessa melhoria geral, verificam-se desigualdades regionais nas oportunidades educacionais.Este trabalho tem por objetivo analisar o nível e o padrão dessa desigualdade tendo com referência alguns fatores familiares. Outrossim, visa apontar os principais determinantes familiares e socioeconômicos da freqüência escolar, do analfabetismo e da progressão escolar.Os resultados indicam diferenças regionais na relação entre os fatores familiares e os indicadores educacionais analisados, sendo a região Norte a mais desfavorecida em termos de oportunidades educacionais. Nela, as crianças oriundas de famílias de baixo nível educacional e econômico são as mais penalizadas. Entretanto, as que residem no Sul parece não serem tão penalizados na sua escolaridade como conseqüência do baixo nível educacional e socioeconômico familiar.Com relação à análise dos determinantes, os resultados mostram um forte efeito dos fatores socioeconômicos, nomeadamente, escolaridade da mãe, escolaridade do chefe e nível econômico familiar nos indicadores educacionais. Paralelamente a estes, fatores de estrutura familiar e culturais, tais como, a orfandade, nível de parentesco com chefe do domicílio, sexo do chefe do domicílio e língua materna, de forma robusta, também demonstram ter impacto considerável sobre os indicadores educacionais. Em relação à língua materna, filhos de mães cuja língua materna é o português desfrutam de melhores indicadores educacionais. Todavia, quando se analisa a interação da língua materna com a escolaridade da mãe, a língua materna não parece ser tão importante para explicar as diferenças educacionais.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Moçambique 2003Moçambique População 2003Educação Moçambique Disparidades regionaisEducaçãoMoçambiquePopulaçãoEscolaridade em Moçambique: diferenciais regionais e determinantes, 2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALgilberto_mariano_norte.pdfapplication/pdf706782https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MCCR-6VTGM2/1/gilberto_mariano_norte.pdfb140a35ecb89540116d209717bbc1e84MD51TEXTgilberto_mariano_norte.pdf.txtgilberto_mariano_norte.pdf.txtExtracted texttext/plain286887https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MCCR-6VTGM2/2/gilberto_mariano_norte.pdf.txt71ab3ccd82633d70c6fc748bfaf044dfMD521843/MCCR-6VTGM22019-11-14 08:43:55.933oai:repositorio.ufmg.br:1843/MCCR-6VTGM2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:43:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escolaridade em Moçambique: diferenciais regionais e determinantes, 2003
title Escolaridade em Moçambique: diferenciais regionais e determinantes, 2003
spellingShingle Escolaridade em Moçambique: diferenciais regionais e determinantes, 2003
Gilberto Mariano Norte
Educação
Moçambique
População
Educação Moçambique 2003
Moçambique População 2003
Educação Moçambique Disparidades regionais
title_short Escolaridade em Moçambique: diferenciais regionais e determinantes, 2003
title_full Escolaridade em Moçambique: diferenciais regionais e determinantes, 2003
title_fullStr Escolaridade em Moçambique: diferenciais regionais e determinantes, 2003
title_full_unstemmed Escolaridade em Moçambique: diferenciais regionais e determinantes, 2003
title_sort Escolaridade em Moçambique: diferenciais regionais e determinantes, 2003
author Gilberto Mariano Norte
author_facet Gilberto Mariano Norte
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eduardo Luiz Goncalves Rios Neto
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jose Alberto Magno de Carvalho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Juliana de Lucena Ruas Riani
dc.contributor.author.fl_str_mv Gilberto Mariano Norte
contributor_str_mv Eduardo Luiz Goncalves Rios Neto
Jose Alberto Magno de Carvalho
Juliana de Lucena Ruas Riani
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Moçambique
População
topic Educação
Moçambique
População
Educação Moçambique 2003
Moçambique População 2003
Educação Moçambique Disparidades regionais
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação Moçambique 2003
Moçambique População 2003
Educação Moçambique Disparidades regionais
description Desde 1975, ano da independência nacional, do ponto de vista quantitativo, Moçambique tem registrado, ainda que de forma tímida e pouco consistente, melhorias em alguns indicadores educacionais, como por exemplo, o analfabetismo e a freqüência escolar. Entretanto, a despeito dessa melhoria geral, verificam-se desigualdades regionais nas oportunidades educacionais.Este trabalho tem por objetivo analisar o nível e o padrão dessa desigualdade tendo com referência alguns fatores familiares. Outrossim, visa apontar os principais determinantes familiares e socioeconômicos da freqüência escolar, do analfabetismo e da progressão escolar.Os resultados indicam diferenças regionais na relação entre os fatores familiares e os indicadores educacionais analisados, sendo a região Norte a mais desfavorecida em termos de oportunidades educacionais. Nela, as crianças oriundas de famílias de baixo nível educacional e econômico são as mais penalizadas. Entretanto, as que residem no Sul parece não serem tão penalizados na sua escolaridade como conseqüência do baixo nível educacional e socioeconômico familiar.Com relação à análise dos determinantes, os resultados mostram um forte efeito dos fatores socioeconômicos, nomeadamente, escolaridade da mãe, escolaridade do chefe e nível econômico familiar nos indicadores educacionais. Paralelamente a estes, fatores de estrutura familiar e culturais, tais como, a orfandade, nível de parentesco com chefe do domicílio, sexo do chefe do domicílio e língua materna, de forma robusta, também demonstram ter impacto considerável sobre os indicadores educacionais. Em relação à língua materna, filhos de mães cuja língua materna é o português desfrutam de melhores indicadores educacionais. Todavia, quando se analisa a interação da língua materna com a escolaridade da mãe, a língua materna não parece ser tão importante para explicar as diferenças educacionais.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-08-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T10:08:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T10:08:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/MCCR-6VTGM2
url http://hdl.handle.net/1843/MCCR-6VTGM2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MCCR-6VTGM2/1/gilberto_mariano_norte.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MCCR-6VTGM2/2/gilberto_mariano_norte.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b140a35ecb89540116d209717bbc1e84
71ab3ccd82633d70c6fc748bfaf044df
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589398048014336