Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_5fde9e71ad4d95da3891d54a6053c9ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AX2K88
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Ligia Maria Moreira DumontAlberto Calil Elias JuniorMaria Guiomar da Cunha FrotaLuciana Goncalves Silva Souza2019-08-13T19:32:19Z2019-08-13T19:32:19Z2017-12-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AX2K88Parte da importância da biblioteca pública como formadora de sujeitos capacitados para o uso de informações disponíveis no ambiente digital. Aborda a ampliação do exercício da cidadania para os meios eletrônicos, caracterizada como cidadania digital, e os empecilhos ocasionados por essa modalidade de acesso às atividades devido aos altos índices de exclusão digital da população brasileira. A internet se caracteriza como um importante meio de ampliação de acesso às informações e ao exercício cidadão, mas exige habilidades para uma navegação que possa suprir as necessidades informacionais do usuário. Nesse sentido, iniciativas de promoção da inclusão digital são necessárias para ampliação do exercício da cidadania digital. A biblioteca pública é instituição que possui condições de proporcionar essa inclusão aos meios eletrônicos, capacitando usuários para busca e uso de informações de forma independente. Diante disso, objetivou-se identificar, na disponibilização de computadores com acesso à internet pelas bibliotecas públicas municipais da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a presença de atividades relacionadas à inclusão digital que desenvolvam habilidades para busca e uso de informações em meio digital e contribuam para o exercício da cidadania nesse ambiente. Partindo do pressuposto que as ações direcionadas para o desenvolvimento da cidadania devem se ancorar em políticas públicas estabelecidas pelo Estado, foi realizada uma pesquisa documental das ações relacionadas à inclusão digital elaboradas no âmbito federal, no Estado de Minas Gerais e municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Depois da identificação e análise dessas políticas, realizou-se uma entrevista semiestruturada com gestores de bibliotecas públicas municipais da Região. O objetivo era identificar o entendimento dos gestores sobre tais diretrizes e analisar as possíveis ações decorrentes, verificadas no serviço disponibilizado pelas bibliotecas. Os resultados apontam que as bibliotecas pesquisadas oferecem iniciativas relacionadas à inclusão digital, contudo, compreendem aspectos relacionados à inclusão técnica, proporcionando o acesso à internet e algumas possibilidades de desenvolvimento de destreza no manuseio das máquinas. Não alcançam, no entanto, a dimensão cognitiva, de desenvolvimento de habilidades informacionais que compreende a autonomia e o posicionamento crítico para o uso independente das TIC.The research starts from the importance of the public library as a trainer of subjects qualified for the use of information available in the digital environment. It addresses the broadening of the exercise of citizenship by electronic media, characterized as digital citizenship, and the obstacles caused by this modality of access to activities due to the high rates of digital exclusion of the Brazilian population. The Internet is characterized as an important means of increasing access to information and citizen exercise, but requires skills for a browsing that can meet the informational needs of the user. In this sense, initiatives to promote digital inclusion are necessary to broaden the exercise of digital citizenship. The public library is an institution that is able to provide this inclusion to electronic media, enabling users to search and use information independently. The purpose of this study was to identify the presence of activities related to digital inclusion that develop abilities to search for and use information in digital media and contribute to the availability of computers with access to the internet by the municipal public libraries of the Metropolitan Region of Belo Horizonte the exercise of citizenship in this environment. Based on the assumption that actions aimed at the development of citizenship should be anchored in public policies established by the State, a documentary research was carried out on the actions related to digital inclusion elaborated in the federal scope, in the State of Minas Gerais and municipalities of the Metropolitan Region of Belo Horizonte, Minas Gerais. After the identification and analysis of these policies, a semi-structured interview was conducted with managers of municipal public libraries in the region. The objective was to identify the managers understanding of these guidelines and to analyze the possible actions, as verified in the service provided by the libraries. The results show that the municipal public libraries of the Metropolitan Region of Belo Horizonte offer initiatives related to digital inclusion, however, they include aspects related to technical inclusion, providing access to the internet and some possibilities for developing skills in the handling of computers. They do not, however, reach the cognitive dimension of the development of informational skills that includes the autonomy and critical positioning for the independent use of ICT.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGInclusão digitalPolíticas públicas Minas GeraisCiência da InformaçãoBibliotecas públicas Minas GeraisCidadania digitaBibliotecas públicas inclusão digitalPolíticas públicas inclusão digitalAcesso à internet em bibliotecas públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte: caminhos para o desenvolvimento da inclusão digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_lucianagoncalvessilvasouza.pdfapplication/pdf5254214https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AX2K88/1/dissertacao_lucianagoncalvessilvasouza.pdfcc27aecd6f5d11b8d92b358de3471534MD51TEXTdissertacao_lucianagoncalvessilvasouza.pdf.txtdissertacao_lucianagoncalvessilvasouza.pdf.txtExtracted texttext/plain514453https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AX2K88/2/dissertacao_lucianagoncalvessilvasouza.pdf.txtcc812e171a2ba15bfb155a31e91e6a2bMD521843/BUBD-AX2K882019-11-14 14:27:03.498oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AX2K88Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:27:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547594325950464