Modos de participação nas culturas do escrito em uma comunidade rural no norte de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Jose Francisco de Souza
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8R2JCY
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa sobre modos de participação nas culturas do escrito de determinado grupo pertencente a uma comunidade rural localizada no município de Porteirinha, no norte de Minas Gerais. O grupo focalizado é o de rezadeiras e benzedores, adultos com breves experiências de escolarização, estabelecidos na tradição oral em uma região com escassa produção e circulação de material escrito. Este estudo se articula a um mais amplo sobre os diferentes modos pelos quais indivíduos, famílias e grupos sociais tradicionalmente associados ao mundo do oral realizaram, nos séculos XIX e XX, sua participação nas culturas do escrito. São analisados os modos de usar a escrita, suas inter-relações com a oralidade e suas implicações sobre as práticas culturais e sobre o tecido social, no quadro da difusão da escrita na segunda metade do século XX. No plano metodológico, a pesquisa trabalhou com a variação de escalas de observação: em um primeiro momento a pesquisa focalizou a escrita na comunidade e as instituições Igreja e escola que são identificadas como os principais espaços de circulação de material escrito e de difusão de práticas de leitura e escrita; em seguida, são analisadas as trajetórias de cinco sujeitos a fim de compreender modos de participação no mundo da escrita e os usos que esses indivíduos passaram a fazer da escrita. Foram empregados diferentes procedimentos metodológicos e exploradas diferentes fontes: depoimentos orais; catalogação e análise de material escrito presente na casa dos sujeitos estudados; análise de dados estatísticos sobre taxas de alfabetização e escolarização da região; análise de leis sobre o processo de constituição e expansão da rede escolar do município em que a comunidade estudada está inserida. As análises apontaram a Igreja Católica como principal instância na difusão de material escrito e de práticas de leitura e de escrita, influenciando fortemente o desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita de alguns dos sujeitos estudados
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São analisados os modos de usar a escrita, suas inter-relações com a oralidade e suas implicações sobre as práticas culturais e sobre o tecido social, no quadro da difusão da escrita na segunda metade do século XX. No plano metodológico, a pesquisa trabalhou com a variação de escalas de observação: em um primeiro momento a pesquisa focalizou a escrita na comunidade e as instituições Igreja e escola que são identificadas como os principais espaços de circulação de material escrito e de difusão de práticas de leitura e escrita; em seguida, são analisadas as trajetórias de cinco sujeitos a fim de compreender modos de participação no mundo da escrita e os usos que esses indivíduos passaram a fazer da escrita. Foram empregados diferentes procedimentos metodológicos e exploradas diferentes fontes: depoimentos orais; catalogação e análise de material escrito presente na casa dos sujeitos estudados; análise de dados estatísticos sobre taxas de alfabetização e escolarização da região; análise de leis sobre o processo de constituição e expansão da rede escolar do município em que a comunidade estudada está inserida. As análises apontaram a Igreja Católica como principal instância na difusão de material escrito e de práticas de leitura e de escrita, influenciando fortemente o desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita de alguns dos sujeitos estudadosThis thesis presents the results of research on the modes of participation in the cultures of writing in a group belonging to a rural community located in Porteirinha in the north of Minas Gerais. The group focused is to rezadeiras and benzedores, adults with brief experiences of schooling, established in the oral tradition in a region with low production and circulation of written material. This study is articulated to a wider on the different ways in which individuals, families and social groups traditionally associated with the oral world made in the XIX and XX centuries, their participation in the cultures of writing. Are analyzed ways to use written, their interrelations with orality and its implications on cultural practices and the social network, in the context of written diffusion in the second half of the twentieth century. In the methodology, the study worked with the change of scales of observation: in a first moment the research focused on the writing in the community and institutions as church and schools were identified as main spaces of circulation of written material and dissemination of reading and writing practices; then are analyzed the trajectories of five individuals in order to understand ways of entering on the world of writing and the uses to which these individuals came to do the writing. Are employed different approaches and sources: oral reports; cataloging and analysis of written material in the home of the individuals studied; statistical data on literacy rates and education in the region; laws on the process of formation and expansion of school network of the municipality in which the community under study is inserted. The analysis pointed out the Catholic Church as the main agency in the dissemination of written materials and practices of reading and writing, strongly influencing the development of skills in reading and writing of some of the subjects studiedUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEscrita Aspectos sociaisIgreja CatolicaEducaçãoTradição oral  Minas GeraisLetramentoEducação ruralIgreja católicaMeio ruralTrajetórias de indivíduosCulturas do escritoPráticas de letramentoModos de participação nas culturas do escrito em uma comunidade rural no norte de Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsouza_maria_jos__francisco_de__modos_de_participa__o_nas_cul.pdfapplication/pdf4591149https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8R2JCY/1/souza_maria_jos__francisco_de__modos_de_participa__o_nas_cul.pdf6b244570b0ef7cffc8dfb2f6fd6bf79dMD51TEXTsouza_maria_jos__francisco_de__modos_de_participa__o_nas_cul.pdf.txtsouza_maria_jos__francisco_de__modos_de_participa__o_nas_cul.pdf.txtExtracted texttext/plain486213https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8R2JCY/2/souza_maria_jos__francisco_de__modos_de_participa__o_nas_cul.pdf.txt44c2bedfa95a8ce8d7eb8b9a8aee18f2MD521843/BUOS-8R2JCY2019-11-14 16:36:20.36oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8R2JCYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:36:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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