spelling |
André de Carvalho Bandeira MendesEucidio Pimenta ArrudaAntonia Vitoria Soares AranhaAriálisson de Freitas Fonseca2019-08-10T02:20:27Z2019-08-10T02:20:27Z2016-04-04http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9TQXMA inauguração do novo prédio da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, localizado no campus Pampulha, criou nos funcionários técnico-administrativos da unidade uma situação de incômodo perante os sons produzidos pelas atividades de ensino-aprendizagem. Para tanto, foi feito um estudo no local em 2002, a partir da NR-17: Insalubridade. O referido estudo constatou a inexistência de situações caracterizadoras de insalubridade na unidade. No entanto, o mesmo recomendou que se fizesse um novo estudo a partir da NR-15: Ergonomia, que não foi feito até o momento. Desde aquela época, técnico-administrativos reclamam do que chamam de barulho. Este projeto de intervenção visa melhorar as condições de trabalho dos técnico-administrativos da Escola de Música da UFMG por meio de uma pesquisa que irá diagnosticar situações do ambiente físico e recursos administrativos que impactam na situação de penosidade vivenciada pelos trabalhadores desta unidade. Com a avaliação do ambiente de trabalho, espera-se propor a atuação, junto aos servidores, de intervenções e aperfeiçoamentos que sejam viáveis para a comunidade. Para a identificação de recursos que permitam as intervenções citadas, é proposto o uso da metodologia de grupo focal, que irá analisar e compreender as situações consideradas de penosidade e construir alternativas para promover a qualidade de vida dos trabalhadores. Esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, analisando as complexas relações entre o que é experimentado pelos servidores, a importância e papel do ambiente físico de trabalho e as formas que ofertem saídas para a situação descrita. Também são analisados os conceitos de penosidade, musicalidade e as relações estabelecidas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSaúde e trabalhoAdministração universitáriaErgonomiaAmbiente de trabalhoPenosidadeAnálise ergonômica do trabalhoQualidade de vidaAmbiente de trabalhoMúsicaImpactos da penosidade gerada pelas atividades de ensino e aprendizagem na Escola de Musica da UFMG.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALgifes___tcc___ari_lisson_de_freitas_fonseca.pdfapplication/pdf627792https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-A9TQXM/1/gifes___tcc___ari_lisson_de_freitas_fonseca.pdf30a1a8e3796eb8ab640ce0c81aec6970MD51TEXTgifes___tcc___ari_lisson_de_freitas_fonseca.pdf.txtgifes___tcc___ari_lisson_de_freitas_fonseca.pdf.txtExtracted texttext/plain47000https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-A9TQXM/2/gifes___tcc___ari_lisson_de_freitas_fonseca.pdf.txt2cf2f2801ebcc8846cfb6b65cfd7ad55MD521843/BUOS-A9TQXM2019-11-14 09:26:43.205oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-A9TQXMRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:26:43Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|