Jim Morrison: the articulation of the Shaman- Poet in the poetic tradition
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9D9HD2 |
Resumo: | Esta dissertação objetiva a articulação do poeta-xamã na tradição poética. Ela apresenta o poeta americano Jim Morrison como o artista xamã cuja vida e poesia são analisadas como pertencentes à tradição de poetas, considerados, por Platão, possuidos pelofurorpoeticus. Essa tradição, que encontra seu ápice nos escritos dos poetas românticos, afirma ser a poesia uma linguagem secreta, baseada no sentimento e na imaginação, que fala ao coração dos homens sobre a qualidade sagrada e universal, i. e., natural, da alma humana. O poeta-xamã, portanto, pertence a uma tradição de milhares de anos, quando do tempo em que o homem primitivo percebia seu habitat de uma forma mágica, em contraste com a percepção extremamente racional do mundo, pelo atual, e no entanto igual, ser humano. A poesia de Jim Morrison é apresentada aqui como representante dessa linguagem sagrada, que fala da esquecida, embora não totalmente apagada da mente humana, percepção mágica. Assim sendo, ela deve ser vista não somente como uma ponte para o reino espiritual do sentimento e da imaginação, mas também como uma técnica de sobrevivência ecológica nesta era tão racional e dessacralizada. |
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Thomas La Borie BurnsElse Ribeiro Pires VieiraCarlos Alberto GohnMarcel de Lima Santos2019-08-13T07:12:20Z2019-08-13T07:12:20Z1996-11-22http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9D9HD2Esta dissertação objetiva a articulação do poeta-xamã na tradição poética. Ela apresenta o poeta americano Jim Morrison como o artista xamã cuja vida e poesia são analisadas como pertencentes à tradição de poetas, considerados, por Platão, possuidos pelofurorpoeticus. Essa tradição, que encontra seu ápice nos escritos dos poetas românticos, afirma ser a poesia uma linguagem secreta, baseada no sentimento e na imaginação, que fala ao coração dos homens sobre a qualidade sagrada e universal, i. e., natural, da alma humana. O poeta-xamã, portanto, pertence a uma tradição de milhares de anos, quando do tempo em que o homem primitivo percebia seu habitat de uma forma mágica, em contraste com a percepção extremamente racional do mundo, pelo atual, e no entanto igual, ser humano. A poesia de Jim Morrison é apresentada aqui como representante dessa linguagem sagrada, que fala da esquecida, embora não totalmente apagada da mente humana, percepção mágica. Assim sendo, ela deve ser vista não somente como uma ponte para o reino espiritual do sentimento e da imaginação, mas também como uma técnica de sobrevivência ecológica nesta era tão racional e dessacralizada.This dissertation aims at the articulation ofthe shaman-poet in the poetic tradition. It presents American poet Jim Morrison as the shaman artist whose life and poetry are analyzed as belonging to the tradition ofpoets Plato called possessed byfuror poeiicus. This tradition, which is to find its prime in the writings ofthe Romantic poets, states that poetry is a secret language, based on feeling and imagination, that speaks to the heart of men about the sacred and universal, i. e., natural, quality of the human soul. The shaman-poet, thus, belongs to a tradition that goes back thousands ofyears to a time when the primitive man used to be in touch with a magical understanding ofhis environment on a regular basis, in contrast to the extremely rational perception ofthe world by modem man. The poetry ofJim Morrison is presented here as a representative ofthis sacred language that tells of this magical perception, long-forgotten, though never completely erased fi"om the human mind. Hence, it is to be seen not only as a bridge to the spiritual realm offeeling and imagination, but also as a technique for ecological survival in this current rational and secular era.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGReligião na literaturaMorrison, Jim, 1943-1971 Critica e interpretaçãoXamanismoEstudos LiterárioJim Morrison: the articulation of the Shaman- Poet in the poetic traditioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_marceldelimasantos.pdfapplication/pdf4728729https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9D9HD2/1/dissertacao_marceldelimasantos.pdfb6e0dd6d96731d8b86b2a57d32f13dacMD51TEXTdissertacao_marceldelimasantos.pdf.txtdissertacao_marceldelimasantos.pdf.txtExtracted texttext/plain240684https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9D9HD2/2/dissertacao_marceldelimasantos.pdf.txt9c926e26949dc5116214bd762bfbe85fMD521843/BUBD-9D9HD22019-11-14 21:53:55.885oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9D9HD2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:53:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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