Comparação de peso de diferentes comprimentos de vãos de pontes rodoviárias de construção mista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ermelindo Geraldo Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/30763
Resumo: A evolução nas construções de pontes e seus diversos tipos corresponde à descoberta e desenvolvimento de novos materiais de engenharia. Para definição do tipo de ponte a ser construída vários fatores são considerados na sua concepção, porém a obtenção de vãos mais longos e estruturas mais leves é uma busca constante dos projetistas. A ponte mista é uma junção das vigas metálicas com o tabuleiro de concreto em que há a solidarização dos dois materiais, garantidos por elementos de ligação, denominados conectores de cisalhamento. Estruturas mistas de aço e concreto aplicadas em pontes apresentam, como principais vantagens, menor custo na fundação, uma vez que o aço é mais leve comparado ao concreto e permite atingir vãos mais longos. Este trabalho apresenta um comparativo do peso estrutural do tabuleiro de ponte bi apoiada composta de 4 vigas soldadas de alma cheia e seção mista para diferentes vãos estruturais. A metodologia para realizá-lo compreendeu o dimensionamento de 6 pontes com comprimento de vãos diferentes, e mesma largura.
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