Comparação de peso de diferentes comprimentos de vãos de pontes rodoviárias de construção mista
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Data de Publicação: | 2017 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/30763 |
Resumo: | A evolução nas construções de pontes e seus diversos tipos corresponde à descoberta e desenvolvimento de novos materiais de engenharia. Para definição do tipo de ponte a ser construída vários fatores são considerados na sua concepção, porém a obtenção de vãos mais longos e estruturas mais leves é uma busca constante dos projetistas. A ponte mista é uma junção das vigas metálicas com o tabuleiro de concreto em que há a solidarização dos dois materiais, garantidos por elementos de ligação, denominados conectores de cisalhamento. Estruturas mistas de aço e concreto aplicadas em pontes apresentam, como principais vantagens, menor custo na fundação, uma vez que o aço é mais leve comparado ao concreto e permite atingir vãos mais longos. Este trabalho apresenta um comparativo do peso estrutural do tabuleiro de ponte bi apoiada composta de 4 vigas soldadas de alma cheia e seção mista para diferentes vãos estruturais. A metodologia para realizá-lo compreendeu o dimensionamento de 6 pontes com comprimento de vãos diferentes, e mesma largura. |
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Comparação de peso de diferentes comprimentos de vãos de pontes rodoviárias de construção mistaComparação do peso de longarinas de pontes rodoviárias mistas de aço e concreto para diferentes vãos estruturaisPonte mistaPeso estruturalTabuleiroVãoDimensionamentoEngenharia de estruturasConstrução mistaPontesA evolução nas construções de pontes e seus diversos tipos corresponde à descoberta e desenvolvimento de novos materiais de engenharia. Para definição do tipo de ponte a ser construída vários fatores são considerados na sua concepção, porém a obtenção de vãos mais longos e estruturas mais leves é uma busca constante dos projetistas. A ponte mista é uma junção das vigas metálicas com o tabuleiro de concreto em que há a solidarização dos dois materiais, garantidos por elementos de ligação, denominados conectores de cisalhamento. Estruturas mistas de aço e concreto aplicadas em pontes apresentam, como principais vantagens, menor custo na fundação, uma vez que o aço é mais leve comparado ao concreto e permite atingir vãos mais longos. Este trabalho apresenta um comparativo do peso estrutural do tabuleiro de ponte bi apoiada composta de 4 vigas soldadas de alma cheia e seção mista para diferentes vãos estruturais. A metodologia para realizá-lo compreendeu o dimensionamento de 6 pontes com comprimento de vãos diferentes, e mesma largura.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ESTRUTURASCurso de Especialização em Análise e Dimensionamento de Estruturas de Concreto Armado e AçoUFMGHermes Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/7254461558501100Sebastião Salvador Real PereiraErmelindo Geraldo Rodrigues2019-10-31T19:13:14Z2019-10-31T19:13:14Z2017-11-13Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/30763porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T16:12:22Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/30763Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T16:12:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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