Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Pablo Juan GrecoHenrique de Oliveira Castro2019-08-14T15:09:23Z2019-08-14T15:09:23Z2012-12-14http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GGE7EAprender a jogar qualquer esporte envolve a solicitação de processos cognitivos como a percepção, a resolução de problemas, tomada de decisão e enviar resposta às informações do ambiente. Nas diferentes formas de manifestação do esporte, por exemplo, jogando 3x3 na rua ou na escola em atividades de ensino, o oferecimento de procedimentos de jogar para aprender e aprender jogando se realizam de forma paralelacom o desenvolvimento de processos cognitivos, bem como da capacidade tática. O objetivo do presente estudo foi avaliar o comportamento tático processual de crianças entre 08 e 14 anos de idade, em uma situação de jogo reduzido de três contra três (3x3)com os pés, sem finalização. A amostra voluntária deste estudo foi composta por 100 crianças (56 meninos e 44 meninas), cuja média de idade foi de 10,32 ± 1,45 anos. O jogo permite a avaliação do conhecimento tático processual. Para tal, se considera a realização ou não de comportamentos técnico-táticos comuns as modalidades que seutilizam dos pés para transporte ou manejo da bola. Mensura-se a frequência ou não de comportamentos técnico-táticos individuais com e sem bola no ataque, e da marcação ao jogador com e sem bola na defesa, no tempo de jogo em situações de oposição direta,isto é, semelhante à situação de jogo ou competição. O presente instrumento apresentou um total de 16 itens a serem observados, sendo 04 itens para cada situação tática ou dimensão (jogador no ataque sem bola JSB, jogador no ataque com bola JCB,marcação ao jogador no ataque sem bola MJSB, marcação ao jogador no ataque com bola MJCB). No Coeficiente de Validação de Conteúdo (CVC), obtiveram-se os seguintes valores para os itens Clareza de linguagem = 0,82 ; Pertinência prática = 0,87 ; e Relevância teórica = 0,94. Além disso, a solução final proposta com 04 itens explica68,48% da variância e define satisfatoriamente os dois fatores definidos dentro da situação de ataque do jogador sem bola (JSB) e jogador no ataque com bola (JCB) (KMO = 0,564). Na situação de defesa, a solução final proposta com 04 itens explica 76,52% da variância e definem os dois fatores da marcação do jogador sem bola (MJSB) e jogador com bola (MJCB) (KMO = 0,638). A fidedignidade do instrumentoproposto foi estabelecida pelo cálculo do índice Kappa inter avaliadores (concordância entre observadores) e intra-avaliadores (teste re-teste em dias diferentes). Com os resultados obtidos mostrando a concordância entre os avaliadores. Conclui-se, portanto que o instrumento apresenta índices de validade para avaliar o conhecimentotático processual de alunos/atletas nos domínios das dimensões propostas para modalidades que utilizam-se dos pés como forma de jogo, como o Futebol e o Futsal.Learning to play any Sport involves the solicitation of cognitive processes such as perception, problem solving, decision making and sending the response to the information environment. In the different manifestations of the Sport, for example, 3x3 playing in the street or at school in teaching, offering procedures to learn to play and learn while playing are held in parallel with the development of cognitive processes, as well as tactic capacity. The aim of this study was to evaluate the behavior of children tactical procedural between 08 and 14 years old, in a game situation reduced from three against three (3x3) with feet without finishing. A volunteer sample of this study consisted of 100 childrens (56 boys and 44 girls) whose mean age was 10,32 ± 1,45 years. The game allows the assessment of procedural tactical knowledge. To this end,we consider the performance or non-technical tactical behaviors common methods that are used to transport or football handling. Measures the frequency of behaviors or nontechnical individual tactical with and without the ball on offense, and marking the player with and without the ball on defense, in game time situations in direct opposition, and similar to the game situation or competition. This instrument hás a total of 16 itensto be observed, with 04 itens for each tactical situation or size (player without the ball on offense JSB, player with the ball in attack JCB, marking the player without the ball on offense MJSB, marking the player with the ball in attack MJCB). In Coeficient Content Validation (CVC), we obtained the following values for the items Clarity of speech = 0,82; Relevance practice = 0,87; and Theoretical relevance = 0,94.Moreover, the proposed final solution with 04 items explained 68,48% of variance and define satisfactorily the two factors defined within the situation of attack player without the ball (JSB) and the player with ball attack (JCB) (KMO = 0,564). In defense situation, the proposed final solution with 04 items explained 76,52% of variance and define the two factors making the player without tha ball (MJSB) and the player withthe ball (MJCB) (KMO = 0,638). The reliability of the proposed instrument was estabilished by calculating the Kappa inter-evaluators (inter-observer agreement) and intra-rater (test re-test on different days). With the results showing agreement between raters. Conclude therefore that the instrument shows validity indexes to evaluate the procedural tactical knowledge of students/athletes in the areas of the proposeddimensions for modalities that are used as a means of toes game like football and futsal.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEsportes Treinamento técnicoProcessamento da informação humanaJogos em grupoIniciação esportivaJogos esportivos coletivosconhecimento tático processualTeste deTeste de conhecimento tático processual3x3 com os pés: alternativa para a orientação esportivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALteste_de_conhecimento_t_tico_processual_3x3_orienta__o_espor.pdfapplication/pdf511967https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GGE7E/1/teste_de_conhecimento_t_tico_processual_3x3_orienta__o_espor.pdf1af9db723d892bc79d6cd245e214e2bbMD51TEXTteste_de_conhecimento_t_tico_processual_3x3_orienta__o_espor.pdf.txtteste_de_conhecimento_t_tico_processual_3x3_orienta__o_espor.pdf.txtExtracted texttext/plain54739https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GGE7E/2/teste_de_conhecimento_t_tico_processual_3x3_orienta__o_espor.pdf.txt6fb57f1cce6dd25cc5fec1ef2cb48a2aMD521843/BUBD-9GGE7E2019-11-14 13:09:22.805oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GGE7ERepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:09:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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