Corpo, afeto e cognição na rítmica corporal de Ione de Medeiros: entrelaçamento entre ensino de arte e ciências cognitivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monica Medeiros Ribeiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8ZBHP9
Resumo: A experiência corporal do ritmo no espaço-tempo por meio do movimento expressivo na Rítmica Corporal de Ione de Medeiros é o tema desta tese. A artista-professora começou a desenvolver sua abordagem corporal do ritmo no campo do ensino de música na Fundação de Educação Artística na década de 1970. Posteriormente, Medeiros incluiu esta prática artística na preparação corporal dos atores do Grupo Oficcina Multimédia, da Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte. Para investigar acerca das especificidades cognitivas e afetivas experimentadas na Rítmica Corporal proposta por Ione de Medeiros, foram feitas pesquisas documental, de referências e experimental. A pesquisa documental foi realizada em 75 cadernos da artista-professora, que abrangem três décadas de trabalho (1970-1999). Na pesquisa de referências, trabalhou-se com autores oriundos das Ciências Cognitivas e do Ensino de Arte. A pesquisa experimental constou da aplicação dos testes neuropsicológicos Raven e Teste de Desempenho Contínuo Corners CPTII. Os métodos utilizados para coleta dos dados foram a revisão de literatura, observação participante e aplicação de questionários e entrevistas. Para análise dos dados, empregaram-se análise de conteúdo e estatística. A análise quali-quantitativa dos dados evidenciou forte presença de princípios dalcrozianos na Rítmica Corporal de Ione de Medeiros e uma alteração positiva no paradigma atencional do tempo de reação após sua prática. A partir desses dados, pôde-se compreender a experiência do corpo na rítmica de Medeiros como uma rede composta pelas dimensões somaestética, enativa e inventiva e que promove um conhecimento corporificado proveniente da aprendizagem compartilhada do exercício do estado de presença.
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