Integração entre os seguimentos técnico-administrativo, docente e discente, no âmbito das relações humanas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSEFQ |
Resumo: | Partindo de pesquisa sobre a teoria do conceito de Ética desde a antiguidade clássica até os tempos modernos, passando por questões religiosas e pelo raciocínio lógico, foram estudados grandes pensadores como Sócrates, Platão, Aristóteles, kant e Kierkegaard. Tomando-se como base os conceitos de Ética e Respeito, sob a ótica da psicologia e da filosofia, o projeto de intervenção propõe a realização de uma sequencia de atividades sob a orientação de um profissional da área de Recursos Humanos, culminando em um dia de atividades envolvendo os seguimentos técnico administrativo, docente e discente da Unidade Acadêmica Escola de Veterinária da UFMG, com o auxílio de profissionais da psicologia e/ou sociologia, bem como de bolsistas (alunos de mestrado e/ou doutorado, da área da psicologia e/ou sociologia). Foi escolhida a Fazenda Prof. Hélio Barbosa, no Município de Igarapé/MG, para a realização do dia de atividades, por se tratar de ambiente agradável, próximo à natureza, e, principalmente, neutro, ou seja, fora dos setores de trabalho propriamente ditos. Espera-se que os envolvidos elaborem, após as atividades desenvolvidas, ensinamentos de boa convivência e respeito ao próximo e levem tais ensinamentos para seu dia a dia, tanto no trabalho como na vida privada. Por tratar-se da busca por uma mudança comportamental, o projeto espera atingir resultados práticos a médio e longo prazos, vislumbrando a harmonia entre os grupos envolvidos nas gerações vindouras. Uma primeira avaliação do projeto está prevista para ocorrer um ano após a realização do dia de atividades. Nesta avaliação, espera-se saber dos envolvidos se houve alguma mudança positiva e significativa no ambiente de trabalho, quais ajustes ainda precisam ser feitos e quais as perspectivas em relação ao ambiente de trabalho. Com base nas respostas obtidas na avaliação, o projeto pode ser ajustado às necessidades e, se necessário, proceder a um novo dia de atividades. |
id |
UFMG_614553372313125f5b007dbc7654692c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FSEFQ |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Conceicao Clarete XavierJoão César de Freitas FonsecaCassia Juliana de Souza Monteiro2019-08-11T14:18:28Z2019-08-11T14:18:28Z2013-07-08http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSEFQPartindo de pesquisa sobre a teoria do conceito de Ética desde a antiguidade clássica até os tempos modernos, passando por questões religiosas e pelo raciocínio lógico, foram estudados grandes pensadores como Sócrates, Platão, Aristóteles, kant e Kierkegaard. Tomando-se como base os conceitos de Ética e Respeito, sob a ótica da psicologia e da filosofia, o projeto de intervenção propõe a realização de uma sequencia de atividades sob a orientação de um profissional da área de Recursos Humanos, culminando em um dia de atividades envolvendo os seguimentos técnico administrativo, docente e discente da Unidade Acadêmica Escola de Veterinária da UFMG, com o auxílio de profissionais da psicologia e/ou sociologia, bem como de bolsistas (alunos de mestrado e/ou doutorado, da área da psicologia e/ou sociologia). Foi escolhida a Fazenda Prof. Hélio Barbosa, no Município de Igarapé/MG, para a realização do dia de atividades, por se tratar de ambiente agradável, próximo à natureza, e, principalmente, neutro, ou seja, fora dos setores de trabalho propriamente ditos. Espera-se que os envolvidos elaborem, após as atividades desenvolvidas, ensinamentos de boa convivência e respeito ao próximo e levem tais ensinamentos para seu dia a dia, tanto no trabalho como na vida privada. Por tratar-se da busca por uma mudança comportamental, o projeto espera atingir resultados práticos a médio e longo prazos, vislumbrando a harmonia entre os grupos envolvidos nas gerações vindouras. Uma primeira avaliação do projeto está prevista para ocorrer um ano após a realização do dia de atividades. Nesta avaliação, espera-se saber dos envolvidos se houve alguma mudança positiva e significativa no ambiente de trabalho, quais ajustes ainda precisam ser feitos e quais as perspectivas em relação ao ambiente de trabalho. Com base nas respostas obtidas na avaliação, o projeto pode ser ajustado às necessidades e, se necessário, proceder a um novo dia de atividades.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTrabalho Aspectos sociaisUniversidades e faculdades públicasRelações humanasTrabalhoRespeitoHarmoniaAmbienteÉticaRelações HumanasIntegração entre os seguimentos técnico-administrativo, docente e discente, no âmbito das relações humanasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALgifes___tcc___c_ssia_juliana_de_souza_monteiro.pdfapplication/pdf420389https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FSEFQ/1/gifes___tcc___c_ssia_juliana_de_souza_monteiro.pdf1ed08909b22caf2c545cd02a60ed2d9dMD51TEXTgifes___tcc___c_ssia_juliana_de_souza_monteiro.pdf.txtgifes___tcc___c_ssia_juliana_de_souza_monteiro.pdf.txtExtracted texttext/plain31177https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FSEFQ/2/gifes___tcc___c_ssia_juliana_de_souza_monteiro.pdf.txt6df20efdc51650d1e3a46500c124e5c2MD521843/BUBD-9FSEFQ2019-11-14 03:31:39.315oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FSEFQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:31:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Integração entre os seguimentos técnico-administrativo, docente e discente, no âmbito das relações humanas |
title |
Integração entre os seguimentos técnico-administrativo, docente e discente, no âmbito das relações humanas |
spellingShingle |
Integração entre os seguimentos técnico-administrativo, docente e discente, no âmbito das relações humanas Cassia Juliana de Souza Monteiro Trabalho Respeito Harmonia Ambiente Ética Relações Humanas Trabalho Aspectos sociais Universidades e faculdades públicas Relações humanas |
title_short |
Integração entre os seguimentos técnico-administrativo, docente e discente, no âmbito das relações humanas |
title_full |
Integração entre os seguimentos técnico-administrativo, docente e discente, no âmbito das relações humanas |
title_fullStr |
Integração entre os seguimentos técnico-administrativo, docente e discente, no âmbito das relações humanas |
title_full_unstemmed |
Integração entre os seguimentos técnico-administrativo, docente e discente, no âmbito das relações humanas |
title_sort |
Integração entre os seguimentos técnico-administrativo, docente e discente, no âmbito das relações humanas |
author |
Cassia Juliana de Souza Monteiro |
author_facet |
Cassia Juliana de Souza Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Conceicao Clarete Xavier |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
João César de Freitas Fonseca |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cassia Juliana de Souza Monteiro |
contributor_str_mv |
Conceicao Clarete Xavier João César de Freitas Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho Respeito Harmonia Ambiente Ética Relações Humanas |
topic |
Trabalho Respeito Harmonia Ambiente Ética Relações Humanas Trabalho Aspectos sociais Universidades e faculdades públicas Relações humanas |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Trabalho Aspectos sociais Universidades e faculdades públicas Relações humanas |
description |
Partindo de pesquisa sobre a teoria do conceito de Ética desde a antiguidade clássica até os tempos modernos, passando por questões religiosas e pelo raciocínio lógico, foram estudados grandes pensadores como Sócrates, Platão, Aristóteles, kant e Kierkegaard. Tomando-se como base os conceitos de Ética e Respeito, sob a ótica da psicologia e da filosofia, o projeto de intervenção propõe a realização de uma sequencia de atividades sob a orientação de um profissional da área de Recursos Humanos, culminando em um dia de atividades envolvendo os seguimentos técnico administrativo, docente e discente da Unidade Acadêmica Escola de Veterinária da UFMG, com o auxílio de profissionais da psicologia e/ou sociologia, bem como de bolsistas (alunos de mestrado e/ou doutorado, da área da psicologia e/ou sociologia). Foi escolhida a Fazenda Prof. Hélio Barbosa, no Município de Igarapé/MG, para a realização do dia de atividades, por se tratar de ambiente agradável, próximo à natureza, e, principalmente, neutro, ou seja, fora dos setores de trabalho propriamente ditos. Espera-se que os envolvidos elaborem, após as atividades desenvolvidas, ensinamentos de boa convivência e respeito ao próximo e levem tais ensinamentos para seu dia a dia, tanto no trabalho como na vida privada. Por tratar-se da busca por uma mudança comportamental, o projeto espera atingir resultados práticos a médio e longo prazos, vislumbrando a harmonia entre os grupos envolvidos nas gerações vindouras. Uma primeira avaliação do projeto está prevista para ocorrer um ano após a realização do dia de atividades. Nesta avaliação, espera-se saber dos envolvidos se houve alguma mudança positiva e significativa no ambiente de trabalho, quais ajustes ainda precisam ser feitos e quais as perspectivas em relação ao ambiente de trabalho. Com base nas respostas obtidas na avaliação, o projeto pode ser ajustado às necessidades e, se necessário, proceder a um novo dia de atividades. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T14:18:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T14:18:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSEFQ |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSEFQ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FSEFQ/1/gifes___tcc___c_ssia_juliana_de_souza_monteiro.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FSEFQ/2/gifes___tcc___c_ssia_juliana_de_souza_monteiro.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1ed08909b22caf2c545cd02a60ed2d9d 6df20efdc51650d1e3a46500c124e5c2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589373363486720 |