spelling |
Anadias Trajano CamargosAnezia Moreira Faria MadeiraAndreia Geralda Amaral dos Santos2019-08-10T22:45:53Z2019-08-10T22:45:53Z2012-02-25http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUGZAO presente estudo trata de uma revisão integrativa da literatura, um método que proporciona a síntese de conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática. Como objetivo buscou-se conhecer através da literatura a importância da utilização da educação permanente na melhoria do trabalho da equipe de enfermagem que atua na atenção primária a saúde. Utilizou-se para a seleção dos artigos as bases de dados online Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), inclusas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A população do estudo foi composta por 18 artigos e a amostra constituiu-se de 12 artigos. Após análise dos artigos incluídos na amostra os resultados indicaram que a aplicabilidade da educação permanente na assistência a saúde proporciona uma melhoria no processo de trabalho da enfermagem. Além disso, torna-se relevante que a educação permanente esteja incorporada na qualificação dos profissionais de enfermagem na atenção primária a saúde, preparando os profissionais para lidarem com segurança e conhecimento teórico/prático, possibilitando uma reflexão crítica a respeito das atividades desenvolvidas durante a assistência a saúde e de novos comportamentos que influenciem na melhoria do trabalho da enfermagem.The present study is an integrative literature review, a synthesis method thatprovides the knowledge and the incorporation of the applicability of study resultssignificant in practice and aimed to discuss literature references related tocontinuing education in the process of skilled labor of nursing in primary health care.Was used for the selection of the articles online databases Scientific ElectronicLibrary Online (Scielo), the Latin American and Caribbean Health Sciences (Lilacs), included in the Virtual Health Library (VHL). The study population consisted of 18 items and the sample consisted of 12 items. After analyzing the articles included in the sample results indicated that the applicability of continuing educationin health care provides an improvement in the process of nursing work. Moreover, it is important that continuing education is incorporated in the qualification of the work process of nursing in primary health care by preparing professionals to deal withsafety and knowledge theoretical / practical, providing a critical reflection on the activities developed in health care and new behaviors that may influence theprocess improvement work.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Continuada em EnfermagemEducação em enfermagemEducação em saúdeEducação permanentePrograma Saúde da FamíliaA utilização da educação permanente na melhoria do trabalho da equipe de enfermagem que atua na atenção primáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_versao_final_andreia.pdfapplication/pdf729413https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUGZA/1/monografia_versao_final_andreia.pdfc1bf27416cbac9a2b834c71291ab1b9cMD51TEXTmonografia_versao_final_andreia.pdf.txtmonografia_versao_final_andreia.pdf.txtExtracted texttext/plain48308https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUGZA/2/monografia_versao_final_andreia.pdf.txta83beb2ae5ff7ac92b3f654612083dacMD521843/BUBD-9DUGZA2019-11-14 11:31:36.516oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DUGZARepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:31:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|