Jogo de doenças bacterianas: metodologia alternativa para o ensino de Microbiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lindisey Silva de Paula
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ICBB-BD5PHX
Resumo: A microbiologia é o estudo da vida dos microrganismos que abrange a identificação, forma, modo de vida, reprodução, fisiologia e seu metabolismo, além de suas relações com o meio ambiente e outras espécies, trazendo benefícios ou malefícios nesse convívio. Atualmente é uma disciplina que envolve muitas pesquisas, por ser uma matéria interessante e dinâmica, já que muitos desses microrganismos são patógenos. Através do estudo dessa disciplina o aluno obtém um conhecimento sobre a interação desses microrganismos e seus hospedeiros, criando conhecimento e até mesmo barreiras de proteção contra muitos agentes patogênicos. Através do estudo desses pequenos seres é que descobrimos sua importância e influência em nosso cotidiano, demostrando como a sua existência faz toda diferença em nosso ecossistema. Além disso, eles possuem grande importância na nossa economia em setores como a agricultura, a gastronomia, a indústria farmacêutica com a produção de medicamentos e vacinas que são capazes de curar e prevenir doenças que poderia causas grandes catástrofes em nossa população. Tendo em vista, que para um estudo eficiente nessa área, a utilização de equipamentos, materiais, estruturas preparadas e profissionais especializados é um grande diferencial. Mas em nosso contexto educacional a realidade é bastante diferente, não somente pelo alto custo de toda essa estrutura, mas também pelos modelos tradicionais de ensino, que não alcançam mais o interesse e a atenção do aluno, com métodos de decoração e memorização de textos em livros didáticos com informações já ultrapassadas, mediante a eficiência dos canais de informações que possuímos hoje e que não são disponibilizadas nas salas de aulas para que possamos utilizar como uma ferramenta de grande potencial de ensino aprendizagem. Por isso, a criação dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) propôs um ensino voltado ao conhecimento em que o aluno consiga assimilar o conteúdo administrado em sala e jogá-lo em seu cotidiano, vendo a importância desse conhecimento ao longo de sua vida. Portanto, o intuito deste trabalho é utilizar métodos alternativos eficientes, pedagógicos e também complementares para criar e despertar no aluno a vontade de descobrir, conhecer, prevenir e tratar doenças recorrentes em nosso dia a dia, adquiridas pelos microrganismos, especialmente por bactérias (foco deste trabalho) que afetam o ser humano. Além disso, é importante a divulgação desses novos métodos para que o profissional possa ter a oportunidade de buscar, adaptar e aperfeiçoar seu conhecimento e seu estilo de ministrar as aulas, através de palestras, simpósios, revistas científicas e congressos com a intenção de que esse conhecimento chegue aos nossos estudantes de forma eficaz, dinâmica, ativa, proporcionando um reavivamento e uma revolução em nossa realidade escolar.
id UFMG_617ba98d50fccc0efdc67920b2fb1c98
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ICBB-BD5PHX
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marco Aurelio SoaresLindisey Silva de Paula2019-08-14T16:42:01Z2019-08-14T16:42:01Z2018-03-09http://hdl.handle.net/1843/ICBB-BD5PHXA microbiologia é o estudo da vida dos microrganismos que abrange a identificação, forma, modo de vida, reprodução, fisiologia e seu metabolismo, além de suas relações com o meio ambiente e outras espécies, trazendo benefícios ou malefícios nesse convívio. Atualmente é uma disciplina que envolve muitas pesquisas, por ser uma matéria interessante e dinâmica, já que muitos desses microrganismos são patógenos. Através do estudo dessa disciplina o aluno obtém um conhecimento sobre a interação desses microrganismos e seus hospedeiros, criando conhecimento e até mesmo barreiras de proteção contra muitos agentes patogênicos. Através do estudo desses pequenos seres é que descobrimos sua importância e influência em nosso cotidiano, demostrando como a sua existência faz toda diferença em nosso ecossistema. Além disso, eles possuem grande importância na nossa economia em setores como a agricultura, a gastronomia, a indústria farmacêutica com a produção de medicamentos e vacinas que são capazes de curar e prevenir doenças que poderia causas grandes catástrofes em nossa população. Tendo em vista, que para um estudo eficiente nessa área, a utilização de equipamentos, materiais, estruturas preparadas e profissionais especializados é um grande diferencial. Mas em nosso contexto educacional a realidade é bastante diferente, não somente pelo alto custo de toda essa estrutura, mas também pelos modelos tradicionais de ensino, que não alcançam mais o interesse e a atenção do aluno, com métodos de decoração e memorização de textos em livros didáticos com informações já ultrapassadas, mediante a eficiência dos canais de informações que possuímos hoje e que não são disponibilizadas nas salas de aulas para que possamos utilizar como uma ferramenta de grande potencial de ensino aprendizagem. Por isso, a criação dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) propôs um ensino voltado ao conhecimento em que o aluno consiga assimilar o conteúdo administrado em sala e jogá-lo em seu cotidiano, vendo a importância desse conhecimento ao longo de sua vida. Portanto, o intuito deste trabalho é utilizar métodos alternativos eficientes, pedagógicos e também complementares para criar e despertar no aluno a vontade de descobrir, conhecer, prevenir e tratar doenças recorrentes em nosso dia a dia, adquiridas pelos microrganismos, especialmente por bactérias (foco deste trabalho) que afetam o ser humano. Além disso, é importante a divulgação desses novos métodos para que o profissional possa ter a oportunidade de buscar, adaptar e aperfeiçoar seu conhecimento e seu estilo de ministrar as aulas, através de palestras, simpósios, revistas científicas e congressos com a intenção de que esse conhecimento chegue aos nossos estudantes de forma eficaz, dinâmica, ativa, proporcionando um reavivamento e uma revolução em nossa realidade escolar.Microbiology is the study of microorganisms life which encompasses the identification, form, way of life, reproduction, physiology and their metabolism. It also studies their relations with the environment and other species, understanding the benefits or harm of those interactions. It is currently a subject that involves many types of research because it is an interesting and dynamic discipline since many of these microorganisms are pathogenic. Through the study of this theme, the student obtains a knowledge about the interaction of these microorganisms and their hosts, therefore avoiding diseases and even learning about good practices that will increase the barriers of protection against many pathogens. Through the study of these little beings, we discover their importance and influence in our daily life, demonstrating how their existence makes all the difference in our ecosystem. In addition, they hold great importance in our economy in sectors such as agriculture, gastronomy, the pharmaceutical industry with the production of medicines and vaccines that are capable of curing and preventing diseases that could cause major catastrophes to our population. To achieve an efficient study in this area, the use of equipment, materials, adequated structures, and specialized professionals is a great differential. But in our educational context, the reality is quite different, not only because of the high cost of this whole structure but also due to the traditional models of teaching, which no longer reach the interest and attention of the student. The methods of decoration and memorization of texts in textbooks are impaired because of the information already outdated that they have. The use of efficient channels of information that we have today but that are not available in classrooms can be used as a tool to improve the potential for teaching-learning. Therefore, the creation of the National Curriculum Parameters proposed a knowledge-based teaching in which the students are able to assimilate the content administered in the classroom and play it in their daily life, understanding the importance of this knowledge throughout their life. Therefore, the aim of this work is to use efficient, pedagogical and complementary methods to create and awaken in the student and promote the desire to discover, know, prevent and treat recurrent diseases present in our daily life. Those illnesses are acquired by microorganisms, especially by bacteria (the focus of this work) that affect the human being. Moreover, it is important to publicize these new methods so that the educational professionals can have the opportunity to seek, adapt and improve their knowledge and style of teaching. Those publicized materials as lectures, symposia, scientific journals, and congresses will help teachers to provide an effective, dynamic, active way, to promote a revival and a revolution in our school reality.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMicrobiologiaEnsinoInfecções BacterianasEducaçãoAprendizagemEnsino de MicrobiologiaEducaçãoMétodos AlternativosDoenças BacterianasAprendizagem SignificativaJogo de doenças bacterianas: metodologia alternativa para o ensino de Microbiologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_microbiologia_2017_lindisey_silva_jogo_de_doen_as_bacterianas.pdfapplication/pdf1699649https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ICBB-BD5PHX/1/monografia_microbiologia_2017_lindisey_silva_jogo_de_doen_as_bacterianas.pdfa00892eb76ab34849fb02bda5ade1221MD51TEXTmonografia_microbiologia_2017_lindisey_silva_jogo_de_doen_as_bacterianas.pdf.txtmonografia_microbiologia_2017_lindisey_silva_jogo_de_doen_as_bacterianas.pdf.txtExtracted texttext/plain106516https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ICBB-BD5PHX/2/monografia_microbiologia_2017_lindisey_silva_jogo_de_doen_as_bacterianas.pdf.txt6f0f7b519c513a14276fdbacf044c59aMD521843/ICBB-BD5PHX2019-11-14 12:26:17.075oai:repositorio.ufmg.br:1843/ICBB-BD5PHXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:26:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogo de doenças bacterianas: metodologia alternativa para o ensino de Microbiologia
title Jogo de doenças bacterianas: metodologia alternativa para o ensino de Microbiologia
spellingShingle Jogo de doenças bacterianas: metodologia alternativa para o ensino de Microbiologia
Lindisey Silva de Paula
Ensino de Microbiologia
Educação
Métodos Alternativos
Doenças Bacterianas
Aprendizagem Significativa
Microbiologia
Ensino
Infecções Bacterianas
Educação
Aprendizagem
title_short Jogo de doenças bacterianas: metodologia alternativa para o ensino de Microbiologia
title_full Jogo de doenças bacterianas: metodologia alternativa para o ensino de Microbiologia
title_fullStr Jogo de doenças bacterianas: metodologia alternativa para o ensino de Microbiologia
title_full_unstemmed Jogo de doenças bacterianas: metodologia alternativa para o ensino de Microbiologia
title_sort Jogo de doenças bacterianas: metodologia alternativa para o ensino de Microbiologia
author Lindisey Silva de Paula
author_facet Lindisey Silva de Paula
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marco Aurelio Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Lindisey Silva de Paula
contributor_str_mv Marco Aurelio Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Microbiologia
Educação
Métodos Alternativos
Doenças Bacterianas
Aprendizagem Significativa
topic Ensino de Microbiologia
Educação
Métodos Alternativos
Doenças Bacterianas
Aprendizagem Significativa
Microbiologia
Ensino
Infecções Bacterianas
Educação
Aprendizagem
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Microbiologia
Ensino
Infecções Bacterianas
Educação
Aprendizagem
description A microbiologia é o estudo da vida dos microrganismos que abrange a identificação, forma, modo de vida, reprodução, fisiologia e seu metabolismo, além de suas relações com o meio ambiente e outras espécies, trazendo benefícios ou malefícios nesse convívio. Atualmente é uma disciplina que envolve muitas pesquisas, por ser uma matéria interessante e dinâmica, já que muitos desses microrganismos são patógenos. Através do estudo dessa disciplina o aluno obtém um conhecimento sobre a interação desses microrganismos e seus hospedeiros, criando conhecimento e até mesmo barreiras de proteção contra muitos agentes patogênicos. Através do estudo desses pequenos seres é que descobrimos sua importância e influência em nosso cotidiano, demostrando como a sua existência faz toda diferença em nosso ecossistema. Além disso, eles possuem grande importância na nossa economia em setores como a agricultura, a gastronomia, a indústria farmacêutica com a produção de medicamentos e vacinas que são capazes de curar e prevenir doenças que poderia causas grandes catástrofes em nossa população. Tendo em vista, que para um estudo eficiente nessa área, a utilização de equipamentos, materiais, estruturas preparadas e profissionais especializados é um grande diferencial. Mas em nosso contexto educacional a realidade é bastante diferente, não somente pelo alto custo de toda essa estrutura, mas também pelos modelos tradicionais de ensino, que não alcançam mais o interesse e a atenção do aluno, com métodos de decoração e memorização de textos em livros didáticos com informações já ultrapassadas, mediante a eficiência dos canais de informações que possuímos hoje e que não são disponibilizadas nas salas de aulas para que possamos utilizar como uma ferramenta de grande potencial de ensino aprendizagem. Por isso, a criação dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) propôs um ensino voltado ao conhecimento em que o aluno consiga assimilar o conteúdo administrado em sala e jogá-lo em seu cotidiano, vendo a importância desse conhecimento ao longo de sua vida. Portanto, o intuito deste trabalho é utilizar métodos alternativos eficientes, pedagógicos e também complementares para criar e despertar no aluno a vontade de descobrir, conhecer, prevenir e tratar doenças recorrentes em nosso dia a dia, adquiridas pelos microrganismos, especialmente por bactérias (foco deste trabalho) que afetam o ser humano. Além disso, é importante a divulgação desses novos métodos para que o profissional possa ter a oportunidade de buscar, adaptar e aperfeiçoar seu conhecimento e seu estilo de ministrar as aulas, através de palestras, simpósios, revistas científicas e congressos com a intenção de que esse conhecimento chegue aos nossos estudantes de forma eficaz, dinâmica, ativa, proporcionando um reavivamento e uma revolução em nossa realidade escolar.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T16:42:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T16:42:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ICBB-BD5PHX
url http://hdl.handle.net/1843/ICBB-BD5PHX
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ICBB-BD5PHX/1/monografia_microbiologia_2017_lindisey_silva_jogo_de_doen_as_bacterianas.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ICBB-BD5PHX/2/monografia_microbiologia_2017_lindisey_silva_jogo_de_doen_as_bacterianas.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a00892eb76ab34849fb02bda5ade1221
6f0f7b519c513a14276fdbacf044c59a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589290239721472