O humor da palavra e o desenvolvimento da competência lexical: análise de livros didáticos de português dos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geraldo José Rodrigues Liska
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9BHPY9
Resumo: Na sala de aula de língua portuguesa (níveis Fundamental e Médio), é comum a análise gramatical das palavras por meio de sua configuração morfológica e/ou função sintática. Poucas são as iniciativas, inclusive nos livros didáticos de português, em ressaltar a importância do significado, com todas as possibilidades que os diversos usos de uma palavra permitem. Este trabalho procura destacar o estudo dos gêneros textuais de fins humorísticos para o desenvolvimento da competência lexical na sala de aula, a fim de permitir ao aluno reconhecer e explicar efeitos intencionais de sentidos ambivalentes por meio da seleção lexical, a partir de pistas fonológicas, gráficas (imagens e sinais de pontuação), morfossintáticas, semânticas, interdiscursivas e intertextuais, utilizando-se de operações mentais que envolvam conhecimentos prévios de mundo, léxico-sistêmico e textual. No significado, aderente à palavra no momento do uso, está a intencionalidade específica do texto humorístico e isso afetará a interpretação do interlocutor/leitor. Além disso, os casos de ambivalência presentes nos textos de fins humorísticos não podem ser vistos apenas como vícios, mas como fenômenos linguísticos. Parte-se do ponto de que a palavra está inserida num contexto que deve ser de conhecimento dos interlocutores para que o processo de comunicação se estabeleça com sucesso. Observando o Guia de Livros Didáticos - PNLD 2011 (língua portuguesa), percebemos que as coleções em uso na atualidade procuram trazer uma variedade de gêneros e tipos textuais para leitura. Gêneros textuais como tirinha, charge, peça publicitária e anedota aparecem então com frequência nessas coleções, apresentando em geral textos humorísticos. Diante disso, importa saber qual é o tratamento dado aos textos humorísticos pelas coleções de livros didáticos de português (LDP), especialmente do segundo segmento do Ensino Fundamental. Considerando a semântica lexical, o objetivo principal desta dissertação é analisar o trabalho apresentado em duas coleções de LDP (CEREJA; MAGALHÃES, 2009; DELMANTO; CASTRO, 2009) com seleção lexical e efeitos de sentido em textos humorísticos, verificando se ocorre, em coleções selecionadas, a progressão no ensino de tais itens, bem como a progressão de textos humorísticos ao longo das coleções analisadas. A análise das duas coleções de livros didáticos de português avaliados pelo PNLD evidencia que ensinar a usar as palavras em diversas situações comunicativas, principalmente como recursos elitísticos de expressão, no caso do humor ocasinado pela ambivalência de significações, é uma atividade incipiente nos LDP.
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Parte-se do ponto de que a palavra está inserida num contexto que deve ser de conhecimento dos interlocutores para que o processo de comunicação se estabeleça com sucesso. Observando o Guia de Livros Didáticos - PNLD 2011 (língua portuguesa), percebemos que as coleções em uso na atualidade procuram trazer uma variedade de gêneros e tipos textuais para leitura. Gêneros textuais como tirinha, charge, peça publicitária e anedota aparecem então com frequência nessas coleções, apresentando em geral textos humorísticos. Diante disso, importa saber qual é o tratamento dado aos textos humorísticos pelas coleções de livros didáticos de português (LDP), especialmente do segundo segmento do Ensino Fundamental. 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The initiatives to emphasize the importance of meaning are few, even in textbooks of Portuguese, with all the possibilities that the various uses of a word allow. This paper seeks to emphasize the study of textual genres of humorous ends for the development of lexical competence in the classroom, to enable students to recognize and explain the intentional effects of ambivalent meanings by the lexical selection, through phonological, graphics (images and punctuation marks), morphosyntactics, semantics, and intertextuals and interdiscursives clues, using mental operations involving prior knowledge of world, textual and lexical and system rules. In meaning, adhering to the word at the time of use, there is the specific intent of humorous text and it will affect the interpretation of the speaker / reader. Moreover, cases of ambivalence presents in the texts of humorous ends cannot be seen only as defects, but as linguistic phenomena. We propose a matrix with thirteen skills (twelve reading skills and one writing skill) to work with lexicon and texts humorous purposes in the classroom, based on the work of Ferraz (2006, 2008), Richards (1976) and Sandmann (1989, 1991a, 1991b). Observing a textbook guide (PNLD 2011 - Portuguese language), we see that the collections in use today seek to bring a variety of genres and text types for reading. Textual genres such as comic, cartoon, advertising piece and anecdote appear so often in these collections, presenting humorous texts in general. Considering the lexical semantics, the main objective of this work is to analyze the work presented in two Portuguese textbook collections (CEREJA; MAGALHÃES, 2009; DELMANTO; CASTRO, 2009) with lexical selection and contextual meaning effects in humorous texts, checking that occurs in selected collections, the progression in the teaching of such items, as well as the progression of humorous texts along the collections analyzed. The analysis of two Portuguese textbook collections evaluated by textbook guide shows that teach how to use words in various communicative situations, especially as stylistic resources of expression, in the case of mood caused by the ambivalence of meanings, is an incipient activity in the Portuguese textbooks.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua portuguesa SemânticaLivros didáticosLingüísticaPolissemiaHistórias em quadrinhosGêneros textuaisLíngua portuguesa Estudo e ensinoLíngua portuguesa LexicologiaLíngua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensinoPolissemiaEfeitos de sentidoCompetência lexicalEnsino do portuguêsHumorO humor da palavra e o desenvolvimento da competência lexical: análise de livros didáticos de português dos anos finais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1544m.pdfapplication/pdf13660056https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9BHPY9/1/1544m.pdf9c407fd44aebcd4d0703f7ea6a20ed8eMD51TEXT1544m.pdf.txt1544m.pdf.txtExtracted texttext/plain335220https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9BHPY9/2/1544m.pdf.txtb737c114f5329f5ca73209d19b54e184MD521843/MGSS-9BHPY92019-11-14 09:20:34.359oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9BHPY9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:20:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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