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Heslley Machado SilvaPriscila Alves dos Santos2019-08-10T10:01:48Z2019-08-10T10:01:48Z2014-12-06http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Z2KALA adolescência, é rotulada por ser uma fase problemática, pela sociedade. Isso ocorre, graças aos atos impensáveis cometidos por diversos jovens durante esse período. Um frequente problema, gerado por esses atos impensáveis, seria o início das atividades sexuais, que têm ocorrido cada vez mais precoce. Graças a isso, diversos jovens têm se exposto principalmente a Doenças Sexualmente Transmissíveis ou a gestações precoces. Devido aos fatos expostos, este estudo foi desenvolvido com o objetivo de investigar, como um grupo de adolescentes de uma escola pública de Sete Lagoas Minas Gerais, gostariam de receber informações sobre os métodos contraceptivos, durante as aulas de Ciências/Biologia. O levantamento de dados, foi realizado por meio de um questionário anônimo e estruturado, que apresentava questões relacionadas ao tema. Os participantes do estudo, cursavam o primeiro ano do ensino médio e possuíam idade média de dezesseis anos. Ao analisar os dados obtidos, foi perceptível a existência de dúvidas em relação a alguns métodos contraceptivos, embora todos os estudantes, tenham mencionado estar cientes da existência destes. Inicialmente, houve a hipótese de que os adolescentes tiram suas dúvidas em relação ao tema contracepção com seus amigos, ao analisar os resultados, houve a confirmação deste fato. Apesar disso, um número expressivo de jovens, também destacou a importância do professor, para o mesmo fim. Os educandos, também, puderam dar sua opinião sobre o ensino de Educação Sexual, e neste quesito, surgiram diversas críticas. Os jovens, mencionaram a necessidade da adoção de metodologias de ensino mais atrativas. Também ficou evidente, que um dos principais desafios em relação a abordagem de assuntos relacionados a Educação Sexual na escola, seja o próprio grupo familiar dos jovens. Como exemplo, pode ser citada a resistência por parte de alguns pais, em autorizar seus filhos a simplesmente responderem o questionário deste estudo, deixando dúvidas em relação a origem de tal resistência.Adolescence is labeled by society for being a problematic phase. This is thanks to unthinkable acts committed for many young people during this period. A frequent problem generated by these unthinkable acts, would be the beginning of sexual activities that have been occurring increasingly early. Thanks to this, many young people have been exposed mostly the sexually transmitted diseases or early pregnancies. Due these facts, this study was developed with the aim to investigate how a group of teenagers in a public school in Sete Lagoas, Minas Gerais, would like to receive information about contraception during lessons Sciences / Biology. The data collection was conducted through an anonymous structured questionnaire that had questions related to the topic. The study participants were studying in the first year of high school and had an average age of sixteen. By analyzing the data obtained, it was noticeable that there are doubts about some contraceptive methods, although all students have mentioned being aware of their existence. Initially, there was the assumption that teenagers take your questions on the topic (contraception) with their friends, by analyzing the results, there was confirmation of this fact. Nevertheless, a significant number of young people also highlighted the importance of the teacher, for the same purpose. The learners could also give their opinion about the teaching of sex education, and in this regard, several criticisms have emerged. Young people mentioned the need to adopt more attractive methods of teaching. It was also evident that one of the major challenges about approaching issues related to sex education in school is the family group of the teenagers itself. As an example may be cited resistance by some parents to allow their children to simply answer the questionnaire in this study, leaving questions about the origin of such resistance.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAconselhamento sexual Educação sexual para adolescentesEducação sexualMétodos contraceptivosEnsino de ciências por investigaçãoSexualidadeAdolescentesConhecimento prévioUma investigação sobre o ensino de contracepção em uma escola de Sete Lagoas/MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_priscila.pdfapplication/pdf563694https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9Z2KAL/1/monografia_priscila.pdf919b68de1a4d6f831d8978a327ef807eMD51TEXTmonografia_priscila.pdf.txtmonografia_priscila.pdf.txtExtracted texttext/plain99117https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9Z2KAL/2/monografia_priscila.pdf.txtbb9de446e7560c75fb11b406772817eaMD521843/BUOS-9Z2KAL2019-11-14 07:29:47.674oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9Z2KALRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:29:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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